Relato do treino livre
Fórmula 1 GP da França

F1: Verstappen responde Mercedes e lidera segundo treino livre para o GP da França

Holandês rebateu performance da Mercedes no TL1 e deixa briga aberta para o fim de semana

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

O grid da Fórmula 1 voltou à pista de Paul Ricard nesta sexta para o segundo treino livre para o GP da França. E em uma sessão com menos incidentes que a realizada mais cedo nesta manhã, a liderança ficou com Max Verstappen, respondendo à dobradinha da Mercedes no TL1, mas com Valtteri Bottas logo na sua cola.

Mesmo não sendo um dos favoritos dos fãs, o GP da França promete ser o início de uma nova fase da temporada 2021 por diversos motivos. Primeiro, a expectativa da volta por cima da Mercedes após etapas ruins em Mônaco e Baku. Segundo, a introdução das novas regras referentes as asas traseiras, evitando a flexibilização. Por último, as consequências da da  investigação da Pirelli sobre a pressão de pneus.

Leia também:

Na primeira sessão de treinos livres, realizada mais cedo nesta sexta-feira, foi a Mercedes quem deu as cartas, com Valtteri Bottas comandando uma dobradinha da equipe alemã. O finlandês marcou 01min33s448, sendo 0s335 mais rápido que Lewis Hamilton, enquanto Max Verstappen foi o terceiro, a 0s432. Sergio Pérez e Esteban Ocon completaram o top 5.

Assim como no TL1, praticamente todo o grid já foi à pista assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 60 minutos. Mas, diferente da sessão anterior, o começo do TL2 foi marcado por menos incidentes, apenas uma rodada de Nikita Mazepin na entrada da reta principal.

 

O quebra-molas voltou a ser assunto no TL2. Ainda na primeira parte da sessão, Verstappen passou pela ondulação após a zebra, localizada na curva dois e também teve danos na asa dianteira, assim como Bottas no TL1. O pedaço da asa do holandês causou um rápido acionamento do safety car virtual.

 

Após os primeiros 15 minutos de TL2, Bottas seguia mostrando força e liderava com 01min32s880, tempo mais rápido que sua marca no TL1. Hamilton seguia atrás do companheiro de Mercedes, a 0s409, enquanto Verstappen e Pérez vinham em terceiro e quarto mas bem mais atrás, a 1s002 e 1s245, respectivamente. Ocon completava o top 5.

Na metade da sessão, os pilotos estavam no meio de suas simulações de classificação. Verstappen assumiu a liderança com 01min32s872, apenas 0s008 mais rápido que o tempo de Bottas, sendo que a marca do finlandês ainda era com pneus médios. Já Hamilton conseguiu melhorar seu tempo, mas não entregou uma boa volta com pneus macios, ficando em terceiro a 0s252, enquanto Alonso e Ocon fechavam os cinco primeiros.

Pelo rádio, Bottas e seu engenheiro trocaram uma conversa sobre como o ritmo do carro parecia melhor durante o TL1, quando a pista estava mais quente.

A 15 minutos do fim, com as simulações de classificação chegando ao fim, Verstappen seguia na ponta com 01min32s872, ainda com Bottas, Hamilton e Alonso nas posições seguintes, mas com Charles Leclerc em quinto. Completando o top 10, estavam Ocon, Gasly, Sainz, Raikkonen e Norris.

Os minutos finais foram dedicados às simulações de corrida, com tempos mais altos que na primeira metade da sessão. Com isso, Max Verstappen garantiu a resposta à Mercedes e a liderança do TL2, com o melhor tempo do final de semana até aqui, mas com Valtteri Bottas em sua cola, a apenas 0s008. Já Lewis Hamilton, que busca retomar a liderança do Mundial, terminou a 0s253 do rival.

Completaram o top 10: Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Lando Norris, enquanto Sergio Pérez foi o 12º e Sebastian Vettel o 15º.

A Fórmula 1 volta à pista de Paul Ricard no sábado, com o terceiro treino livre às 07h, horário de Brasília, antes da classificação, às 10h. 

Veja os resultados do TL2 para o GP da França: 

Cla # Piloto Chassi Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 21 1'32.872     226.453
2 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 27 1'32.880 0.008 0.008 226.434
3 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 23 1'33.125 0.253 0.245 225.838
4 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 25 1'33.340 0.468 0.215 225.318
5 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 23 1'33.550 0.678 0.210 224.812
6 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 23 1'33.685 0.813 0.135 224.488
7 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 25 1'33.696 0.824 0.011 224.462
8 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 24 1'33.698 0.826 0.002 224.457
9 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 26 1'33.786 0.914 0.088 224.246
10 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 24 1'33.822 0.950 0.036 224.160
11 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 23 1'33.831 0.959 0.009 224.139
12 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 24 1'33.921 1.049 0.090 223.924
13 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 25 1'33.955 1.083 0.034 223.843
14 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 24 1'34.079 1.207 0.124 223.548
15 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 25 1'34.447 1.575 0.368 222.677
16 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 24 1'34.632 1.760 0.185 222.241
17 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 25 1'35.266 2.394 0.634 220.762
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 25 1'35.331 2.459 0.065 220.612
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 24 1'35.512 2.640 0.181 220.194
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 23 1'35.551 2.679 0.039 220.104

SEXTA-LIVRE: Briga de Mercedes e Red Bull segue ferrenha na França; veja análise de TLs

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #112 – TELEMETRIA: A volta da F1 a um circuito ‘normal’ com Rico Penteado

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Pirelli afirma que Red Bull e Aston Martin usaram pneus com pressão baixa em Baku, mas isenta equipes
Próximo artigo F1: Bottas diz que é "difícil dizer" se bom desempenho na França tem relação com troca de chassis

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil