F1: Verstappen responde Mercedes e lidera segundo treino livre para o GP da França
Holandês rebateu performance da Mercedes no TL1 e deixa briga aberta para o fim de semana
O grid da Fórmula 1 voltou à pista de Paul Ricard nesta sexta para o segundo treino livre para o GP da França. E em uma sessão com menos incidentes que a realizada mais cedo nesta manhã, a liderança ficou com Max Verstappen, respondendo à dobradinha da Mercedes no TL1, mas com Valtteri Bottas logo na sua cola.
Mesmo não sendo um dos favoritos dos fãs, o GP da França promete ser o início de uma nova fase da temporada 2021 por diversos motivos. Primeiro, a expectativa da volta por cima da Mercedes após etapas ruins em Mônaco e Baku. Segundo, a introdução das novas regras referentes as asas traseiras, evitando a flexibilização. Por último, as consequências da da investigação da Pirelli sobre a pressão de pneus.
Na primeira sessão de treinos livres, realizada mais cedo nesta sexta-feira, foi a Mercedes quem deu as cartas, com Valtteri Bottas comandando uma dobradinha da equipe alemã. O finlandês marcou 01min33s448, sendo 0s335 mais rápido que Lewis Hamilton, enquanto Max Verstappen foi o terceiro, a 0s432. Sergio Pérez e Esteban Ocon completaram o top 5.
Assim como no TL1, praticamente todo o grid já foi à pista assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 60 minutos. Mas, diferente da sessão anterior, o começo do TL2 foi marcado por menos incidentes, apenas uma rodada de Nikita Mazepin na entrada da reta principal.
O quebra-molas voltou a ser assunto no TL2. Ainda na primeira parte da sessão, Verstappen passou pela ondulação após a zebra, localizada na curva dois e também teve danos na asa dianteira, assim como Bottas no TL1. O pedaço da asa do holandês causou um rápido acionamento do safety car virtual.
Após os primeiros 15 minutos de TL2, Bottas seguia mostrando força e liderava com 01min32s880, tempo mais rápido que sua marca no TL1. Hamilton seguia atrás do companheiro de Mercedes, a 0s409, enquanto Verstappen e Pérez vinham em terceiro e quarto mas bem mais atrás, a 1s002 e 1s245, respectivamente. Ocon completava o top 5.
Na metade da sessão, os pilotos estavam no meio de suas simulações de classificação. Verstappen assumiu a liderança com 01min32s872, apenas 0s008 mais rápido que o tempo de Bottas, sendo que a marca do finlandês ainda era com pneus médios. Já Hamilton conseguiu melhorar seu tempo, mas não entregou uma boa volta com pneus macios, ficando em terceiro a 0s252, enquanto Alonso e Ocon fechavam os cinco primeiros.
Pelo rádio, Bottas e seu engenheiro trocaram uma conversa sobre como o ritmo do carro parecia melhor durante o TL1, quando a pista estava mais quente.
A 15 minutos do fim, com as simulações de classificação chegando ao fim, Verstappen seguia na ponta com 01min32s872, ainda com Bottas, Hamilton e Alonso nas posições seguintes, mas com Charles Leclerc em quinto. Completando o top 10, estavam Ocon, Gasly, Sainz, Raikkonen e Norris.
Os minutos finais foram dedicados às simulações de corrida, com tempos mais altos que na primeira metade da sessão. Com isso, Max Verstappen garantiu a resposta à Mercedes e a liderança do TL2, com o melhor tempo do final de semana até aqui, mas com Valtteri Bottas em sua cola, a apenas 0s008. Já Lewis Hamilton, que busca retomar a liderança do Mundial, terminou a 0s253 do rival.
Completaram o top 10: Fernando Alonso, Charles Leclerc, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Lando Norris, enquanto Sergio Pérez foi o 12º e Sebastian Vettel o 15º.
A Fórmula 1 volta à pista de Paul Ricard no sábado, com o terceiro treino livre às 07h, horário de Brasília, antes da classificação, às 10h.
Veja os resultados do TL2 para o GP da França:
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 21 | 1'32.872 | 226.453 | |||
2 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'32.880 | 0.008 | 0.008 | 226.434 | |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 23 | 1'33.125 | 0.253 | 0.245 | 225.838 | |
4 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 25 | 1'33.340 | 0.468 | 0.215 | 225.318 | |
5 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 23 | 1'33.550 | 0.678 | 0.210 | 224.812 | |
6 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 23 | 1'33.685 | 0.813 | 0.135 | 224.488 | |
7 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 25 | 1'33.696 | 0.824 | 0.011 | 224.462 | |
8 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 24 | 1'33.698 | 0.826 | 0.002 | 224.457 | |
9 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 1'33.786 | 0.914 | 0.088 | 224.246 | |
10 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 24 | 1'33.822 | 0.950 | 0.036 | 224.160 | |
11 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 23 | 1'33.831 | 0.959 | 0.009 | 224.139 | |
12 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 24 | 1'33.921 | 1.049 | 0.090 | 223.924 | |
13 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 25 | 1'33.955 | 1.083 | 0.034 | 223.843 | |
14 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 24 | 1'34.079 | 1.207 | 0.124 | 223.548 | |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 25 | 1'34.447 | 1.575 | 0.368 | 222.677 | |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 24 | 1'34.632 | 1.760 | 0.185 | 222.241 | |
17 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 25 | 1'35.266 | 2.394 | 0.634 | 220.762 | |
18 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 25 | 1'35.331 | 2.459 | 0.065 | 220.612 | |
19 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 24 | 1'35.512 | 2.640 | 0.181 | 220.194 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 23 | 1'35.551 | 2.679 | 0.039 | 220.104 |
SEXTA-LIVRE: Briga de Mercedes e Red Bull segue ferrenha na França; veja análise de TLs
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #112 – TELEMETRIA: A volta da F1 a um circuito ‘normal’ com Rico Penteado
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.