F1 - Volta de rivalidade na ponta, Red Bull em recuperação e Alpine embalada: o que está em jogo na Bélgica
Equipe austríaca perdeu batalhas para Mercedes em Silverstone e Budapeste e disputa pela liderança voltou a ficar em aberto; rivais históricas brigam por 3º

Após a pausa de verão e quase um mês sem corridas, a Fórmula 1 volta aos trabalhos neste fim de semana com o GP da Bélgica. A Mercedes vem no embalo das duas vitórias seguidas sobre a rival Red Bull, com o triunfo em Silverstone e a segunda colocação em Budapeste, envolvidas em muita polêmica.
Agora, o foco é total para Spa-Francorchamps e a principal atração não poderia ser outra, Lewis Hamilton x Max Verstappen pela vitória. Já faz algum tempo desde o acidente entre os dois na Grã-Bretanha, mas para alguns, como Damon Hill, a tensão que se alastrou pelo paddock pode levar a consequências perigosas e a equipe austríaca tem que conversar com o holandês por uma corrida limpa, segundo o apresentador de podcasts da categoria, Tom Clarkson.
De fato, a disputa pela ponta puxa audiência, mas não será a única batalha interessante. Ferrari e McLaren seguem sua disputa particular pelo terceiro lugar no mundial de construtores, as duas estão empatadas com 163 pontos e a escuderia de Maranello leva vantagem pelo segundo lugar de Charles Leclerc em Silverstone.
Mais atrás, aparece a Alpine, vitoriosa na Hungria com o triunfo de Esteban Ocon - uma resposta ao "clube de meninos bilionários" - que está à frente das rivais Aston Martin e AlphaTauri na briga pelo quinto lugar.
Os pelotões da categoria ficaram bem definidos após a primeira metade da temporada e, assim como a corrida da Bélgica, o vencedor de cada um é imprevisível.
*Horários de atividades de pista e dos programas do Motorsport.com você vê mais abaixo
Desenvolvimento da Mercedes

The Mercedes team at work in the garage
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
2021 é o último ano com o atual regulamento e o próximo reserva muitas mudanças aerodinâmicas. Com isso, as escuderias se adiantaram com a próxima geração de carros e a Mercedes é uma das que apostam nesse foco. Segundo Toto Wolff, chefe da equipe, o "desenvolvimento atual já foi interrompido há muito tempo", enquanto a Red Bull traz pequenas modificações a cada GP. Resta esperar para ver como isso se traduzirá na pista.
Reação da Red Bull?

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B after the crash
Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images
Após construir uma liderança considerável com as duas etapas da Áustria, tudo parecia encaminhado para que a Red Bull aumentasse ainda mais sua vantagem antes da pausa de verão. No entanto, o acidente de Verstappen e Hamilton na Grã-Bretanha e o "strike" causado por Bottas em Budapeste não só frustraram os planos, como jogaram a equipe de volta ao segundo lugar nos mundiais de pilotos e construtores. Se há uma hora de reação, é a partir da Bélgica.
Ferrari e a "melhor dupla"

Carlos Sainz Jr., Ferrari and Charles Leclerc, Ferrari
Photo by: Charles Coates / Motorsport Images
Que o ano da Ferrari em 2021 é muito melhor que o desastroso 2020, ninguém contesta, mas o chefe da escuderia Mattia Binotto foi além e disse que sua equipe tem a melhor dupla do Grid, com Leclerc e Carlos Sainz. De fato, os bons resultados do monegasco e do espanhol contribuíram muito para que a equipe terminasse a primeira metade à frente da McLaren, sua principal rival pelo terceiro lugar. Será que a regularidade se mantém na Bélgica?
Alpine, agora vai?

Esteban Ocon, Alpine A521, 1st position, takes victory
Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images
O triunfo de Esteban Ocon em Budapeste veio após uma série de acontecimentos inesperados no circuito, mas é inegável a melhora da Alpine, que marcou 37 pontos na Hungria e ultrapassou AlphaTauri e Aston Martin pelo quinto lugar no mundial de construtores. Fernando Alonso pontuou nas últimas seis corridas e o francês nas duas provas mais recentes. Em uma batalha tão acirrada, é importante manter a regularidade e, se o motor Renault mostrar a força de sempre, pode vir mais um bom resultado em Spa.
Fórmula 3 e W Series

Podium: Race winner Matteo Nannini, HWA Racelab, second place Enzo Fittipaldi, Charouz Racing System, third place Roman Stanek, Hitech Grand Prix
Photo by: Formula Motorsport Ltd
As categorias de base estarão presentes mais uma vez. A Fórmula 3 retorna às pistas com dois brasileiros no grid, Caio Collet busca uma recuperação após um mau fim de semana na Hungria e Enzo Fittipaldi vem embalado após conseguir os melhores resultados do ano em Budapeste.
Bruna Tomaselli representa o país na W Series. A catarinense já conquistou um quinto lugar no ano e segue sua adaptação no principal campeonato feminino do automobilismo, que tem um duelo acirrado entre Jamie Chadwick e Alice Powell na liderança do campeonato.
Confira a programação do GP da Bélgica:
Sessão |
Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Sexta-feira | 06h30 | Bandsports |
Treino Livre 2 | Sexta-feira | 10h | Bandsports |
Treino Livre 3 | Sábado | 07h | Bandsports |
Classificação | Sábado | 10h | Band e Bandsports |
Corrida | Domingo | 10h | Band |
Fórmula 3 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Classificação | Sexta-feira | 08h55 | Bandsports |
Corrida 1 | Sábado | 05h35 | Bandsports |
Corrida 2 | Sábado | 12h55 | Bandsports |
Corrida 3 | Domingo | 05h40 | Bandsports |
W Series | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Classificação | Sexta-Feira | 11h30 | |
Corrida | Sábado | 11h30 | SporTV |
Programas no YouTube do Motorsport.com |
Dia | Horário |
TELEMETRIA | Quarta-feira | 13h |
DIRETO DO PADDOCK | Quinta-feira | 14h |
SEXTA-LIVRE | Sexta-feira | Após o TL2 |
Q4 | Sábado | Após a classificação |
PÓDIO | Domingo | Após a corrida |
RETA FINAL | Segunda-feira | 19h |
F1 2021: A GUERRA Mercedes x Red Bull e tudo sobre o GP da BÉLGICA com Rico Penteado | TELEMETRIA
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
TELEMETRIA: Quem vai se dar bem na segunda metade da temporada de 2020 da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.