F1: Williams anuncia saída de Lowe após três meses de afastamento
Contratado junto à Mercedes em 2017, diretor técnico criou expectativa na equipe britânica, mas carros pioraram sob seu comando

A saída do diretor técnico da Williams Paddy Lowe finalmente foi confirmada após uma licença que começou antes do início da temporada de 2019. Lowe estava afastado por "motivos pessoais" desde 5 de março, fazendo sua última aparição na Fórmula 1 nos testes de pré-temporada em Barcelona. A Williams anunciou agora que Lowe deixará a equipe e renunciará ao conselho de administração com efeito imediato.
Em um comunicado da Williams, Lowe disse que tomou a decisão de sair. "Depois de um período de reflexão cuidadosa, cheguei à decisão de não voltar a trabalhar na Williams", disse Lowe. “Desejo a todos os meus colegas o melhor para enfrentar os desafios que temos pela frente, o que eu tenho certeza que eles farão. Eu gostaria de agradecer especialmente aos fãs da Williams que são tão positivos".
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A diretora da equipe, Claire Williams, acrescentou: "Nós entendemos e respeitamos a decisão que Paddy tomou e desejamos a ele boa sorte no futuro". A ausência de Lowe na Williams se deveu a um conjunto de fatores: à temporada ruim em 2018 e ao fato do carro de 2019 ter chegado atrasado aos testes de Barcelona com um desempenho ainda pior do que o do ano passado.
A Williams vive uma fase terrível há alguns anos, mas a atual temporada parece ser o fundo do poço com o FW42, que está sendo guiado por George Russell na foto abaixo. No fim desta matéria, uma galeria especial relembra todos os carros da história da equipe britânica, muitos deles antológicos.

George Russell, Williams Racing FW42
Photo by: Jerry Andre / Sutton Images
O FW42 também teve que passar por mudanças no design para garantir que se encaixava às regras da F1 antes da abertura da temporada na Austrália, quando Lowe já estava afastado. O ex-diretor técnico da McLaren e da Mercedes foi um recrutamento de alto nível para a Williams em 2017 e os carros de 2018/19 foram os primeiros a serem concebidos sob sua liderança.
No entanto, a equipe caiu para a parte de trás do grid em 2018 e terminou em último no campeonato de construtores. Até agora, o time de Woking não conseguiu marcar nenhum ponto em 2019, com os pilotos Robert Kubica e George Russell se qualificando sempre a muitos segundos dos líderes. Na ausência de Lowe, o líder em aerodinâmica Doug McKiernan assumiu a mais alta responsabilidade técnica dentro da equipe.
A Williams também trouxe de volta o co-fundador e ex-diretor técnico Patrick Head, que presta consultoria à equipe. No GP da França do último final de semana, Claire Williams disse: “Head vai para a fábrica em um ou dois dias por semana. Se ele não pode fazer isso, nos liga e se junta à equipe técnica em suas reuniões. Ele está literalmente apenas atuando como um guia, mas realmente ajuda todo mundo, então é muito bom tê-lo de volta".
1978: Williams-Cosworth FW06

Foto de: Sutton Motorsport Images
1979: Williams-Cosworth FW07

Foto de: Sutton Motorsport Images
1980: Williams-Cosworth FW07B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1981: Williams-Cosworth FW07C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1982: Williams-Cosworth FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images
1983: Williams-Cosworth FW08C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1984: Williams-Honda FW09

Foto de: Sutton Motorsport Images
1985: Williams-Honda FW10

Foto de: Sutton Motorsport Images
1986: Williams-Honda FW11

Foto de: Sutton Motorsport Images
1987: Williams-Honda FW11B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1988: Williams-Judd FW12

Foto de: Sutton Motorsport Images
1989: Williams-Renault FW13

Foto de: Sutton Motorsport Images
1990: Williams-Renault FW13B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Williams-Renault FW14

Foto de: Sutton Motorsport Images
1992: Williams-Renault FW14B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1993: Williams-Renault FW15C

Foto de: Sutton Motorsport Images
1994: Williams-Renault FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images
1995: Williams-Renault FW17B

Foto de: Sutton Motorsport Images
1996: Williams-Renault FW18

Foto de: Sutton Motorsport Images
1997: Williams-Renault FW19

Foto de: LAT Images
1998: Williams-Mecachrome FW20

Foto de: LAT Images
1999: Williams-Supertec FW21

Foto de: LAT Images
2000: Williams-BMW FW22

Foto de: Sutton Motorsport Images
2001: Williams-BMW FW23

Foto de: BMW AG
2002: Williams-BMW FW24

Foto de: BMW AG
2003: Williams-BMW FW25

Foto de: Sutton Motorsport Images
2004: Williams-BMW FW26

Foto de: BMW AG
2005: Williams-BMW FW27

Foto de: Sutton Motorsport Images
2006: Williams-Cosworth FW27

Foto de: Alessio Morgese
2007: Williams-Toyota FW29

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2008: Williams-Toyota FW30

Foto de: Sutton Motorsport Images
2009: Williams-Toyota FW31

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Williams-Cosworth FW32

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Williams-Cosworth FW33

Foto de: Sutton Motorsport Images
2012: Williams-Renault FW34

Foto de: Sutton Motorsport Images
2013: Williams-Renault FW35

Foto de: Sutton Motorsport Images
2014: Williams-Mercedes FW36

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: Williams-Mercedes FW37

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016: Williams-Mercedes FW38

Foto de: Sutton Motorsport Images
2017: Williams-Mercedes FW40

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Williams-Mercedes FW41

Foto de: Williams

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Williams |
Autor | Scott Mitchell |