Fórmula 1 GP da Itália

F1: Wolff decidiu por Antonelli "cinco minutos depois" de Hamilton confirmar ida à Ferrari

Toto Wolff, chefe da Mercedes, diz que Antonelli foi sua primeira opção em janeiro para substituir Lewis Hamilton

Andrea Kimi Antonelli, Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team

O chefe da Mercedes na Fórmula 1, Toto Wolff, disse que decidiu que Andrea Kimi Antonelli seria o sucessor de Lewis Hamilton "cinco minutos depois" de saber da mudança do britânico para Ferrari.

No sábado, a Mercedes finalmente anunciou que Antonelli, de 18 anos, será promovido a um assento de corrida no próximo ano, ao lado de George Russell, como substituto de Hamilton.

Leia também:

O anúncio põe fim a meses de especulação sobre a decisão final da Mercedes, com Wolff apressando o talento júnior de Antonelli por meio de testes privados na F1 e, ao mesmo tempo, sondando Max Verstappen, caso o holandês estivesse disponível.

Mas como a janela para tirar o campeão da Red Bull já se fechou, a Mercedes agora anunciou oficialmente Antonelli, com o italiano sendo considerado há muito tempo um candidato óbvio à vaga.

Quando perguntado sobre quando decidiu qual seria sua opção preferida para substituir Hamilton, Wolff disse que decidiu imediatamente por Antonelli assim que Hamilton o informou sobre sua mudança para a Ferrari em janeiro.

"Decidi cinco minutos depois que Lewis Hamilton me disse que estava indo para a Ferrari", disse Wolff. "Obviamente, estávamos discutindo outras opções e também mantivemos a ideia de Max. Não a descartamos completamente ao ver o que aconteceu na Red Bull, mas, instintivamente, essa é a formação com esses dois que eu sempre quis".

"Levando em conta o fast-tracking que fizemos com Kimi e tudo relacionado a isso também, mas isso era imediatamente o que eu queria fazer".

Chega de flertar com Verstappen

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team

Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da equipe Mercedes-AMG F1

Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images

Wolff disse que o anúncio de sábado significa que a Mercedes já definiu Russell e Antonelli como sua formação de pilotos para o futuro próximo, embora a Mercedes tenha sido vaga sobre os termos contratuais do italiano.

"Esses dois são o futuro", disse Wolff. "Eles foram e serão pilotos da Mercedes e, portanto, temos contratos com George e Kimi que são muito mais longos, que são muito complicados em termos de opções, etc".

"Isso é uma panela de pressão, mas é assim que estamos como equipe hoje, queremos ir com esses dois. O mais importante é ver como George e Kimi se adaptam e não vejo razão para não lhes dar a fé e a confiança necessárias para seguir em frente".

"O que isso significa para os termos é algo que discutiremos entre nós, mas não teríamos optado pela formação com esses dois se não acreditássemos 100% que eles são a melhor escolha para a Mercedes".

Isso também significa que qualquer conversa sobre Verstappen pode ser colocada no gelo, e Wolff prometeu que não pensaria duas vezes se o holandês estivesse disponível no próximo ano.

"Então, o que eu aprecio também ao lidar com eles é que eles são muito diretos, e eu não flerto lá fora", acrescentou. "Quase fui pego pela situação de Lewis, mas não tive nenhuma discussão com nenhum piloto quando dei tudo de mim para que a equipe fosse um sucesso".

"E é por isso que todo o nosso foco na equipe está em George e Kimi. Não há discussão, não há dúvidas sobre o que estamos fazendo em 2026, porque agora o que importa é 2024 e 2025.

"E se acontecer um flerte externo, esses caras saberão disso ao mesmo tempo em que tivermos essas discussões", conclui.

HAMILTON bate NORRIS e lidera o dia, com MAX SÓ 14º! Antonelli ERRA. Bortoleto no 'X1' com Bottas!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton lidera TL3 com dobradinha da Mercedes no GP da Itália
Próximo artigo Rosberg: Mercedes tomou decisão 'corajosa' em contratar Antonelli na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil