Ferrari descarta adotar asa dianteira similar à da Mercedes

Ferrari não tem planos de mudar sua asa dianteira para um formato mais parecido com a da Mercedes para o carro de 2020, apesar de buscar mais downforce com novo modelo
Uma das grandes mudanças anunciadas ontem pela Ferrari para o carro de 2020 é a preocupação maior da equipe com o downforce. A montadora aceitou que foi um erro não buscar mais downforce com o modelo de 2019, ao optar por uma asa dianteira de baixo arrasto aerodinâmico, enquanto Mercedes e Red Bull foram por outro caminho, buscando um modelo mais propício para o downforce.
No lançamento, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que parte da mudança de foco para este ano não inclui abandonar o conceito de asa dianteira da fábrica. Enquanto a versão apresentada ontem do SF1000 contava com a asa do ano passado, que também será usada nos testes e, muito provavelmente, a versão que será usada no GP da Austrália seguirá a mesma ideia.
Leia também:
"Esta não deve ser a versão final ainda, mas certamente é a nossa base para começar, e vamos levar para os testes de pré-temporada", afirmou Binotto sobre a asa. "Nós não vamos mudar o conceito, vai ficar assim, mesmo com os testes que ainda serão feitos. Acho que esse é o conceito ideal para nós".
"Acho que melhoramos muito na downforce, não apenas através da asa, mas se você olhar para o carro, as pás giratórias especialmente. É algo de alta complexidade, eu diria. O carro inteiro, mais fino, faz a traseira e o difusor trabalharem melhor. Então eu acho que a downforce aumentou no geral".
O aumento de downforce vem com um aumento no arrasto, mas Binotto afirmou que ainda não tem certeza se encontrou o ponto ideal entre os dois.
"Certamente aumentamos muito nosso downforce. Fazendo isso aumentamos também o nível de arrasto, então acreditamos que teremos um carro mais rápido em curvas, mas talvez mais lento de retas", afirmou. "Qual é o balanço ideal? Acho que é difícil de saber, difícil de saber o que os outros estão fazendo também".
Veja as primeiras imagens do SF1000, carro da Ferrari para 2020
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Sebastian Vettel, Charles Leclerc e Mattia Binotto com a SF1000

Foto de: Ferrari
Sebastian Vettel e Charles Leclerc com a SF1000

Foto de: Ferrari
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Ferrari SF1000

Foto de: Ferrari
Detalhe da Asa Dianteira

Foto de: Ferrari
Detalhe do SF1000

Foto de: Ferrari
Detalheda Suspensão Dianteira

Foto de: Ferrari
Detalhe frontal da asa dianteira

Foto de: Ferrari
Detalhe do halo

Foto de: Ferrari
Detalhe do bico do SF1000

Foto de: Ferrari
Detalhe da traseira do SF1000

Foto de: Ferrari

Artigo anterior
Análise técnica: O que há por trás do novo bico do carro da Red Bull
Próximo artigo
F1 admite que encontrar nova data para GP da China será "desafiador"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Scuderia Ferrari |
Autor | Jonathan Noble |