Ferrari é intimada para audiência que reavaliará punição a Vettel
Representantes da equipe se reunirão com os comissários responsáveis pela punição no GP do Canadá e apresentarão seus argumentos para a revisão da decisão
A Ferrari foi convocada para uma audiência em Paul Ricard nesta sexta feira, como parte do inquérito que analisará o pedido da equipe para que a punição que Sebastian Vettel recebeu no GP do Canadá seja revista. Além dos representantes do time, os comissários da prova de Montreal, responsáveis por aplicar a punição, também estarão presentes.
Vettel liderava o GP do Canadá quando perdeu o ponto de freada em uma das curvas, saiu da pista e retornou bloqueando uma tentativa de ultrapassagem de Lewis Hamilton. Os comissários entenderam que o movimento foi perigoso e por isso puniram o alemão com um acréscimo de cinco segundos no tempo total de prova.
Com isso, apesar de cruzar a linha de chegada em primeiro, Vettel e a Ferrari perderam aquela que seria a primeira vitória do ano para o time. A repercussão do caso foi muito grande, com muitos ex-pilotos e personalidades criticando a decisão dos comissários. Inclusive Lewis Hamilton declarou que teria feito a mesma manobra se estivesse na posição de Vettel. O pódio foi marcado por vaias dos torcedores, em um dos momentos mais constrangedores dos últimos anos (relembre na galeria abaixo).
O artigo 14.1.1 do código esportivo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), dá a opção de equipes e pilotos solicitarem uma revisão pós-evento das decisões tomadas durante as provas, se surgirem novas evidências que não estavam disponíveis no momento em que a decisão original foi aplicada.
A Ferrari apresentou o seu pedido oficial de revisão após o GP do Canadá e nesta quinta feira recebeu a notificação dos comissários da prova em Montreal, Emanuele Pirro, Gerd Ennser, Mathieu Remmerie e Mike Kaerne, convocando os representantes da Ferrari para a audiência na França.
Os comissários do GP da França serão diferentes daqueles presentes no Canadá. O grupo para a prova em Paul Ricard será composto por Tim Mayer, Mathieu Remmerie, Yannick Dalmas e Jean-Marie Krempff.
No entanto, a prática padrão é que os comissários envolvidos nas decisões contestadas participem das audiências de revisão, sempre que possível. E no presente caso, todos os comissários do GP do Canadá estavam disponíveis e participarão da audiência.
Punição causou um dos pódios mais constrangedores na Fórmula 1
A punição sobre Vettel e consequente vitória de Hamilton acabou fazendo com que o pódio da prova no Canadá fosse embaraçoso para todos os envolvidos. O piloto da Mercedes chegou a puxar o alemão para o primeiro degrau, reservado ao vencedor da prova. No entanto, este não foi o único pódio constrangedor da história da F1, e o Motorsport.com Brasil resgatou imagens de outros episódios constrangedores, alguns inclusive envolvendo brasileiros, na galeria especial abaixo. Confira:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.