Ferrari projeta motor e chassi totalmente novos para 2020
Equipe italiana planeja melhorar velocidade nas curvas de baixa e aumentar confiabilidade do motor, ainda que perca potência no processo

O chefe de equipe da Ferrari na Fórmula 1, Mattia Binotto, afirmou que a equipe está redesenhando todo seu motor, além disso a escuderia italiana trabalha agora em um novo chassi buscando mais pressão aerodinâmica.
Leia também:
Em 2019, a Ferrari possuía o motor mais potente do grid, no entanto essa vantagem se converteu em apenas três vitórias para Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Enquanto isso a Mercedes foi novamente a força dominadora do campeonato conquistando o título de pilotos e de construtores.
Visando ser capaz de desafiar a equipe alemã, o time de Maranello trabalha agora em um novo projeto que vai mudar tanto o chassi quanto o motor da Ferrari.
"Mudamos bastante nossa unidade de energia, em termos de arquitetura, como o cilindro, por exemplo ", disse o chefe da equipe Mattia Binotto.
"É uma revisão bastante grande apenas para mostrar que, novamente, há muito que pode ser feito. A mudança que estamos procurando no próximo ano são alterações bastante significativas no próprio motor".

Carro de Vettel sendo manobrado após pane elétrica no Motor, em Sochi
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
A Ferrari possuía o motor mais rápido de reta, mas o equipamento possuía uma deficiência que causava problemas de confiabilidade. O novo projeto visa reduzir esse tipo de problema.
"Estamos almejando muito mais pressão aerodinâmica em nosso carro no próximo ano. Tendo mais força downforce, certamente teremos mais arrasto", disse Binotto. "Não esperamos estar tão fortes nas retas quanto estivemos. Mas você nunca sabe o que os outros estão fazendo".
"As coisas que aprendemos, reconhecemos que precisamos ter mais downforce - como vimos no final da temporada, ainda há uma diferença a ser reduzida. Então, nosso carro está buscando mais pressão aerodinâmica e, consequentemente, estamos trabalhando mais no arrasto".
A Ferrari garante que está prestes a finalizar o processo de design do chassi de 2020, com Binotto afirmando que faltam apenas "algumas sessões" para concluir as especificações do carro que irá para os testes de Barcelona. A equipe anunciou recentemente que será a primeira a lançar seu carro de 2020, com data prevista para 11 de fevereiro.
"Estamos passando por todas as homologações", disse Binotto. "Passamos por um teste de colisão para homologação, mas ainda estamos trabalhando no túnel de vento. Mas o conceito certamente já foi definido".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Artigo anterior
Red Bull diz que F1 sondou equipe para retorno de Alonso
Próximo artigo
F1: CEO da Ferrari insinua que Verstappen joga "como perdedor"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Equipes | Scuderia Ferrari |
Autor | Scott Mitchell |