Últimas notícias

Ferrari 'muda de ideia' e passa a apoiar congelamento de motores a partir de 2022

Decisão anunciada por Binotto deixa caminho mais aberto para a Red Bull assumir o programa da Honda a partir de 2022

Mattia Binotto, Team Principal Ferrari, in a Press Conference

A Fórmula 1 segue discutindo a possível introdução de um congelamento dos motores ao longo de uma temporada a partir de 2022 após a decisão da Honda de sair do esporte e a Red Bull desejar assumir o programa da montadora japonesa. E o projeto da marca austríaca pode ter ganhado um importante apoio com a Ferrari mudando de ideia e passando a concordar com a proposta após o grid optar por adiantar a introdução dos novos motores para 2025.

Atualmente, Red Bull e AlphaTauri seguem usando os motores Honda e querem manter o programa após a saída da montadora, assumindo a propriedade intelectual e passando a desenvolver seus próprios motores. Mas a marca sempre deixou claro que o único jeito disso acontecer seria congelando o desenvolvimento, por não ter como bancar evoluções ao longo do ano.

Leia também:

Apesar da Mercedes sempre ter se posicionado a favor do congelamento, Ferrari e Renault haviam dito anteriormente que não apoiariam algo do tipo, com o CEO da Ferrari, Louis Camilleri, afirmando que isso iria "contra o espírito da F1".

Mas agora a Ferrari mudou de posição após conversas recentes com F1, FIA e as demais montadoras.

O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, confirmou na sexta que a Ferrari agora é a favor do congelamento, concordando também que a nova geração de motores será introduzida um ano antes que o planejado, em 2025.

"Acho que o que vínhamos falando é que já haviam regulamentos em vigor, mas a Red Bull tem uma solução. Entendemos que a intenção deles é seguir usando os motores Honda no futuro. Tivemos reuniões nos últimos dias com a F1 e a FIA. Nós, como Ferrari, entendemos a situação".

"Apoiamos a antecipação em uma temporada o congelamento dos motores, porque isso significa que podemos antecipar a introdução dos novos motores para 2025. Conhecendo e compreendendo a situação, não é a primeira vez que a Ferrari toma uma decisão responsável".

"Então vamos apoiar o congelamento, antecipando também em um ano a nova unidade de potência".

A mudança de posicionamento da Ferrari abre caminho para o congelamento dos motores a partir de 2022, durando por três anos até a introdução dos novos modelos. Mas Binotto disse que as conversas ainda seguem, para garantir que a convergência ideal entre as montadoras seja encontrada para garantir que não há grandes diferenças de performance.

"As conversas seguem no momento com a FIA e a F1 se devemos considerar um mecanismo de convergência dos motores, se há alguma situação onde, eventualmente, podemos ter uma montadora com uma performance bem mais baixa se comparado às outras".

"Porque aí teríamos um congelamento de três anos com uma diferença relativa de performance entre as montadoras. Esses detalhes são importantes".

Binotto disse que adiantar o regulamento em um ano resultaria em uma "unidade de potência bem diferente" em comparação à atual, mas deixou claro que as clarificações técnicas precisam ser decididas até o meio de 2021.

"Para ter um novo formato de motores em 2025, precisamos ter clareza sobre o regulamento até o meio do ano que vem. Acredito que seja um motor diferente do atual, porque, pelo menos do ponto de vista da Ferrari, há objetivos importantes que precisam ser discutidos, como o custo".

"Precisa ser mais sustentável em termos de custos. Acho que o motor precisa custar cerca de 50% do atual. Para garantir isso, precisamos decidir também o formato técnico. É um exercício difícil".

"Precisamos pensar também na sustentabilidade atual, reduzir a emissão de gás carbônico. Por isso nosso objetivo precisa ser ambicioso. Precisamos ser proativos e criar uma colaboração entre montadoras, F1 e FIA para progredirmos rapidamente".

"Isso definirá o futuro da F1 para o período de 2025 a 2030".

Todas as notícias sobre o GP do Bahrein de F1 você acompanha no site do Motorsport.com e em nosso canal no YouTube. Fique por dentro de todas as novidades e análises, além de conferir nossos programas e vídeos!

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

Hamilton REVELA ‘defeito’ da Mercedes e mostra como a equipe minimizou o problema

PODCAST: Carro da Mercedes diminui mérito de Hamilton no hepta? Ouça debate

 

In this article
Luke Smith
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Albon fala de 'plano B' caso não fique na Red Bull em 2021
Próximo artigo Ex-F1, Chilton e Ericsson defendem ida de Pérez e Magnussen à Indy

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros