Ferrari ordenou abandono porque Vettel poderia ser eletrocutado

Ferrari informou que falha no sistema elétrico fez carro perder o isolamento e que parada imediata era necessária
Após o abandono de Sebastian Vettel no meio do GP da Rússia de Fórmula 1, o chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, explicou que era impossível aguardar que o piloto levasse o carro até os boxes por razões de segurança, já que uma falha no sistema elétrico danificou o isolamento do carro, criando o risco de choque elétrico, algo potencialmente perigoso, dados os elevados níveis de energia com os quais os motores híbridos operam.
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Com a necessidade de parar de imediato, Vettel precisou estacionar o veículo em um ponto da pista que causou o acionamento do carro de segurança virtual, dando uma enorme vantagem à Mercedes, que aproveitou o momento para levar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas aos boxes e 'roubar' a liderança da prova das mãos da Ferrari de Charles Leclerc.
“Nós tivemos um problema no sistema híbrido da unidade de potência”, disse Binotto. “Tivemos uma perda de isolamento no carro. Paramos ele imediatamente por razões de segurança. É uma pena porque talvez 100 metros depois nós tínhamos a entrada dos boxes, mas foi a ação mais segura que poderíamos tomar por Seb, e obviamente a segurança vem primeiro”.
“Foi apenas por segurança. Se fosse pelo resto do carro, talvez tivéssemos parado em uma posição diferente. Mas havia realmente uma única instrução: ‘Assim que você puder, pare’ por causa da segurança".
Relembre todas as vitórias de Vettel na F1:
GP da Itália de 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da China de 2009

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
GP da Grã-Bretanha de 2009

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2009

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2009

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2010

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2010

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2010

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Brasil de 2010

Foto de: XPB Images
GP de Abu Dhabi de 2010

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Austrália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Malásia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Turquia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Espanha de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Mônaco de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Europa de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Bélgica de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2011

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2011

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2011

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2012

Foto de: XPB Images
GP de Singapura de 2012

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Coreia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Índia de 2012

Foto de: XPB Images
GP da Malásia de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Bahrein de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Canadá de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Alemanha de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Bélgica de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Itália de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Coreia de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Japão de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Índia de 2013

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Abu Dhabi de 2013

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP dos Estados Unidos de 2013

Foto de: XPB Images
GP do Brasil de 2013

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
GP da Malásia de 2015

Foto de: XPB Images
GP da Hungria de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP de Singapura de 2015

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Austrália de 2017

Foto de: XPB Images
GP do Bahrein de 2017

Foto de: LAT Images
GP de Mônaco de 2017

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP da Hungria

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images
GP do Brasil de 2017

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
GP da Austrália de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Bahrein de 2018

Foto de: Sutton Motorsport Images
GP do Canadá de 2018

GP da Grã-Bretanha de 2018

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
GP da Bélgica de 2018

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
GP de Singapura de 2019

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Perguntado se tais situações geralmente envolviam questões de segurança para o piloto, Binotto disse: “Normalmente não. Mas, obviamente, não tendo plena consciência de qual era o problema, sabíamos que havia uma perda de isolamento. Normalmente não há riscos para o piloto. Mas você está em áreas que talvez não sejam totalmente conhecidas, porque você não sabe exatamente qual é o problema. Para nós, era segurança”.
Binotto acredita que apesar dos controles eletrônicos terem sido danificados, Vettel não deverá sofrer punições no Japão, já que ele ainda tem sobras do início da temporada. “Precisamos ver, provavelmente nós perdemos o sistema de potência eletrônico, mas ainda temos um. Mas não temos intenção de sofrer uma punição não é, usaremos o que temos”.
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O diretor de provas da FIA, Michael Masi, explicou que o safety car virtual (VSC) era inevitável, já que os fiscais de pista precisaram lidar com um carro energizado. “Isso foi porque o carro estava inseguro do ponto de vista elétrico, e permaneceu inseguro pelo resto da corrida”, disse o australiano. “A decisão mais simples era acionar o VSC para retomar a prova da forma mais segura possível e garantir que os fiscais pudessem fazer o trabalho”.
“Voltando à área de segurança por causa do problema elétrico, nos certificamos de que estava em uma posição segura antes de prosseguir. Do nosso lado, você precisa ser muito mais cauteloso”. Masi elogiou Vettel por parar onde parou: “Sebastian fez um trabalho fantástico ao colocar o carro em um lugar tão próximo de um portão”.
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, o único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.

Foto de: Ferrari
1950: Ferrari 125

Foto de: LAT Images
1950-1951: Ferrari 375

Foto de: Ferrari Media Center
1952-1953: Ferrari 500

Foto de: LAT Images
1953-1954: Ferrari 553 Squalo

Foto de: LAT Images
1954-1955: Ferrari 625

Foto de: LAT Images
1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo

Foto de: LAT Images
1956-1957: Lancia-Ferrari D50

Foto de: LAT Images
1957: Lancia-Ferrari 801

Foto de: LAT Images
1958-1960: Ferrari 246

Foto de: LAT Images
1960: Ferrari 246P

Foto de: LAT Images
1961-1962: Ferrari 156

Foto de: Sutton Motorsport Images
1963: Ferrari 156/63

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 158

Foto de: LAT Images
1964-1965: Ferrari 1512

Foto de: LAT Images
1966: Ferrari 246/66

Foto de: LAT Images
1966-1967: Ferrari 312

Foto de: LAT Images
1967-1968: Ferrari 312/67

Foto de: LAT Images
1968-1969: Ferrari 312/68

Foto de: LAT Images
1969: Ferrari 312/69

Foto de: LAT Images
1969-1971: Ferrari 312B

Foto de: LAT Images
1971-1973: Ferrari 312B/2

Foto de: Lucien Harmegnies
1973: Ferrari 312B3-73

Foto de: LAT Images
1974-1975: Ferrari 312B3-74

Foto de: LAT Images
1975-1976: Ferrari 312T

Foto de: LAT Images
1976-1978: Ferrari 312T2

Foto de: LAT Images
1978-1979: Ferrari 312T3

Foto de: LAT Images
1979: Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images
1980: Ferrari 312T5

Foto de: LAT Images
1981: Ferrari 126CK

Foto de: Ercole Colombo
1982: Ferrari 126C2

Foto de: LAT Images
1983: Ferrari 126C2B

Foto de: Ercole Colombo
1983: Ferrari 126C3

Foto de: LAT Images
1984: Ferrari 126C4

Foto de: LAT Images
1985: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1986: Ferrari 156/85

Foto de: LAT Images
1987: Ferrari F1-87

Foto de: LAT Images
1988: Ferrari F1-87/88C

Foto de: LAT Images
1989: Ferrari 640

Foto de: LAT Images
1990: Ferrari 641

Foto de: Sutton Motorsport Images
1991: Ferrari 642

Foto de: LAT Images
1991: Ferrari 643

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92A

Foto de: LAT Images
1992: Ferrari F92AT

Foto de: LAT Images
1993: Ferrari F93A

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1

Foto de: LAT Images
1994: Ferrari 412T1B

Foto de: LAT Images
1995: Ferrari 412T2

Foto de: LAT Images
1996: Ferrari F310

Foto de: LAT Images
1997: Ferrari F310B

Foto de: LAT Images
1998: Ferrari F300

Foto de: LAT Images
1999: Ferrari F399

Foto de: Sutton Motorsport Images
2000: Ferrari F1-2000

Foto de: LAT Images
2001-2002: Ferrari F2001

Foto de: Ferrari Media Center
2002-2003: Ferrari F2002

Foto de: LAT Images
2003: Ferrari F2003-GA

Foto de: LAT Images
2004: Ferrari F2004

Foto de: Bridgestone Corporation
2005: Ferrari F2005

Foto de: LAT Images
2006: Ferrari 248F1

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2007: Ferrari F2007

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2008: Ferrari F2008

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2009: Ferrari F60

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2010: Ferrari F10

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
2011: Ferrari F150

Foto de: Ferrari Media Center
2012: Ferrari F2012

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: Ferrari F138

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2014: Ferrari F14 T

Foto de: Rainier Ehrhardt
2015: Ferrari SF-15T

Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
2016: Ferrari SF16-H

Foto de: Pirelli
2017: Ferrari SF70H

Foto de: Sutton Motorsport Images
2018: Ferrari SF71H

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
2019: Ferrari SF90

Foto de: Ferrari

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Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Evento | GP da Rússia |
Sub-evento | Corrida |
Pilotos | Sebastian Vettel |
Equipes | Scuderia Ferrari |
Autor | Adam Cooper |