Ferrari perdeu batalha deste ano em 2018, afirma Binotto
Chefe da equipe italiana afirma que engenheiros já identificaram pontos fracos e que trabalharão intensamente para voltarem mais fortes em 2020
O chefe de equipe da Ferrari, Mattia Binotto, afirmou que a escuderia de Maranello perdeu a batalha desta temporada em 2018, quando projetaram o carro com que Sebastian Vettel e Charles Leclerc viram os rivais da Mercedes dominarem o campeonato.
A Ferrari começou a pré-temporada de 2019 mostrando desempenho promissor e se colocando como time a ser batido, mas depois de oito vitórias da Mercedes nas primeiras oito corridas do campeonato, ficou claro que a equipe italiana não estava no nível necessário para conquistar os títulos.
Questionado sobre porque achava que a Ferrari havia perdido a briga com a Mercedes neste ano, Binotto disse: "Acho que perdemos ano passado, quando projetamos o carro. Porque no fim das contas, não fomos competitivos no início da temporada. E há razões para isso. Então, acho que o projeto do carro que não foi bom o suficiente.
"Vendo nossa taxa de desenvolvimento [ao longo da temporada], de um modo geral, nosso design não foi tão bom quanto nosso principal concorrente. Então, acho que foi isso."
A equipe italiana teve grandes problemas com a confiabilidade do carro, como por exemplo nas corridas no Bahrein e na Rússia, onde poderia ter ganho. Além disso, a equipe foi alvo de intensas investigações, motivadas por alegações dos rivais que apontavam possíveis violações do regulamento.
Carro de Vettel teve falha quando alemão liderava corrida em Sochi.
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
"Foi uma temporada intensa", disse Binotto, que teve em 2019 seu primeiro ano como chefe de equipe. " Havia muito o que fazer. Reestruturamos e reorganizamos a equipe.
"Mas acho que, enquanto fazíamos isso, sempre tentamos abordar e melhorar o carro e acho que fizemos isso durante a temporada, pelo menos em algum nível. Mas agora a temporada acabou e estamos de olho na próxima."
Apesar das afirmações, o chefe da equipe preferiu não detalhar quais são as áreas em que o time buscará melhorar em 2020 e afirmou que o longo calendário permite evoluir ao longo da temporada.
"Sabemos onde estão ao menos algumas de nossas fraquezas, onde somos piores em comparação a eles. Estamos nos esforçando ao máximo para tentar resolvê-las", disse Binotto. "Não sei qual será a situação no início da próxima temporada. Ninguém pode saber agora”.
"Sabemos que será uma temporada de 22 corridas no próximo ano. Então, o cenário do início da temporada ainda poderá ser ajustado mais tarde. O importante é que a equipe permaneça unida, mantenha o foco, trabalhe duro, trabalhe bem e tenha grande motivação".
Relembre quem foram os vencedores de cada corrida da temporada 2019 da F1:
Ferrari em foco:
Punição aplicada à Ferrari, um balanço da temporada e as perspectivas para 2020 são apenas alguns entre os vários pontos que discutimos no episódio dessa semana do Podcast do Motorsport.com. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.