Fórmula 1 GP do Canadá

Após incidente com Neymar na Espanha, F1 deve ter acesso mais restrito aos grids nas corridas; entenda

Convidados, incluindo o jogador, ficaram na grama da reta principal enquanto os carros se moviam para a volta de formação

Neymar on the grid with Mohammed bin Sulayem, President, FIA

Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu a entender que vai restringir o acesso ao grid antes das corridas das principais categorias, incluindo a Fórmula 1, depois de um incidente envolvendo o jogador brasileiro Neymar Jr no GP da Espanha deste ano.

Leia também:

Celebridades, convidados e membros da mídia internacional têm permissão em número limitado para se juntar aos oficiais da categoria e ao pessoal das equipes no grid na preparação para as corridas de F1, Fórmula E, Campeonato Mundial de Endurance e assim por diante.

No caso da F1, essa presença de celebridades se intensificou ao longo dos últimos anos, após a Liberty Media assumir o comando do esporte e promover uma revolução, aumentando a presença no mercado americano e colhendo um boom de popularidade graças à série da Netflix Drive to Survive.

Porém, esse aumento da presença de celebridades já vinha causando dores de cabeça para a categoria, como o 'climão' envolvendo a rapper Megan Thee Stallion e o ex-piloto e repórter de pista Martin Brundle durante a temporada de 2021.

Agora, esse acesso está atualmente sob análise depois que os convidados - incluindo o jogador de futebol brasileiro Neymar Jr - ainda estavam posicionados na beira da grama na reta principal quando a volta de formação para o GP da Espanha deste mês começou.

Este caso ocorre enquanto o Conselho Mundial de Automobilismo da FIA aguarda as conclusões de uma revisão sobre uma invasão de pista no final do GP da Austrália em abril. Os oficiais da corrida foram convocados para dar explicações aos comissários logo após a prova.

O promotor do evento deve enviar um relatório sobre o incidente em junho. Como parte disso, a FIA espera um “plano de remediação que aborde as questões de segurança e proteção”. O Motorsport.com entende que uma medida que está sendo alinhada é colocar restrições no acesso ao grid.

De acordo com um comunicado do WMSC, “proteger a saúde e o bem-estar de todos no grid – convidados, oficiais e equipes – era a prioridade da FIA”.

A F1 ocasionalmente permite que convidados famosos acessem o grid enquanto os carros se preparam para movimentar. Em 2017 organizou um ensaio fotográfico especial com Usain Bolt no GP dos Estados Unidos momentos antes do início da volta de apresentação.

Usain Bolt performs his trademark pose prior to the start

Usain Bolt performs his trademark pose prior to the start

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, disse: “Devemos aprender com o incidente no GP da Espanha. A FIA foi assegurada por Stefano Domenicali [CEO da F1] que medidas estão sendo tomadas para garantir que não haja repetição do incidente."

“É um problema não apenas na Fórmula 1, mas também na Fórmula E, no Campeonato Mundial de Endurance e outras categorias de minhas experiências recentes com muitas pessoas no grid."

“Não tenho dúvidas de que, em todos os casos, o promotor cumprirá os requisitos de segurança da FIA. É dever da FIA garantir um ambiente seguro para todos. A segurança no esporte a motor é a principal prioridade da Federação”.

Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com - Mercedes, Aston ou Ferrari: quem termina a F1 23 como 2ª força?

 
 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1- Mercedes garante: teto orçamentário não afetará mudanças "fundamentais" no carro de 2024
Próximo artigo Podcast #235 - Senna x Verstappen: discussão sobre quem é melhor já pode ser iniciada?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil