Fórmula 1
24 out
-
27 out
Evento encerrado
01 nov
-
03 nov
Evento encerrado
14 nov
-
17 nov
Evento encerrado
28 nov
-
01 dez
Evento encerrado

FIA obriga equipes a incluírem segundo sensor de fluxo de combustível para 2020

compartilhar
comentários
FIA obriga equipes a incluírem segundo sensor de fluxo de combustível para 2020
Por:
21 de nov de 2019 16:32

Equipes deverão utilizar um segundo sensor de fluxo de combustível na próxima temporada, à medida que a FIA intensifica esforços para impedir brechas no regulamento

Membros da FIA investigaram três sistemas de combustível após o GP do Brasil, com um deles acreditando ser de uma Ferrari, outro de uma equipe cliente da Ferrari e um terceiro de um carro que não era Ferrari.

Na quarta-feira, a FIA emitiu sua mais recente diretiva técnica, a terceira em quatro semanas, instruindo as equipes de que elas serão obrigadas a adicionar um segundo sensor controlado pela FIA em 2020.

Leia também:

Embora não se saiba se essa foi uma resposta explícita às verificações realizadas após a corrida em Interlagos, o novo sensor fortalecerá ainda mais a capacidade da FIA de policiar as regras de motor no próximo ano.

Atualmente, todos os carros devem estar equipados com um único sensor de fluxo de combustível da FIA, localizado dentro do tanque de combustível, que só pode ser usado conforme especificado pela FIA.

Isso garante que a vazão máxima de combustível seja restrita a 100kg/h, e as regras estabelecem que "qualquer dispositivo, sistema ou procedimento cujo objetivo ou efeito seja aumentar a vazão ou armazenar e reciclar combustível após o ponto de medição é proibido”.

O comando para um sensor adicional no próximo ano completa um trio de diretrizes técnicas recentes da FIA relacionadas à potencial exploração das regras para ganhos de desempenho, e foi emitido em meio à análises sobre o motor da Ferrari.

A primeira dessas diretrizes, emitida antes no GP dos Estados Unidos, estava relacionada especificamente às regras de fluxo de combustível.

A Red Bull entrou em contato com a FIA para levantar três cenários específicos relacionados à exploração de restrições de fluxo de combustível, excedendo brevemente o limite de 100 kg/h entre os pontos de medição da FIA.

A FIA então disse a todas as equipes que esses esforços para subverter os regulamentos violariam as regras.

Tanto a Red Bull quanto a Mercedes acrescentaram que qualquer equipe que estivesse realizando os processos estaria enganando completamente, não apenas explorando uma área cinzenta.

A Ferrari negou consistentemente qualquer irregularidade, negando enfaticamente às sugestões de que sua queda no desempenho nos Estados Unidos e no Brasil estava relacionada às diretrizes da FIA.

No Brasil, o chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse à Sky Sports F1 que nada havia mudado na maneira como o motor funciona desde o início da temporada.

Novas regras de 2021 impactam no design dos carros

A categoria máxima do automobilismo terá mudanças nos regulamentos técnicos, o que impacta na aerodinâmica - e no design - dos carros. Estes ficarão mais simples e terão o retorno do efeito solo, que 'gruda' o monoposto ao chão e facilita as ultrapassagens. Tendo isso em vista, a própria F1, além de McLaren, Williams e Renault, lançaram esboços das versões de suas máquinas para 2021. Confira na galeria abaixo:

Galeria
Lista

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
1/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
2/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
3/40

Foto de: McLaren

McLaren 2021 F1

McLaren 2021 F1
4/40

Foto de: McLaren

Williams 2021

Williams 2021
5/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
6/40

Foto de: Williams

Williams 2021

Williams 2021
7/40

Foto de: Williams

Renault 2021

Renault 2021
8/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
9/40

Foto de: Renault F1

Renault 2021

Renault 2021
10/40

Foto de: Renault F1

F1 2021

F1 2021
11/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
12/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
13/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
14/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
15/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
16/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
17/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
18/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
19/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
20/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
21/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
22/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
23/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
24/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
25/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
26/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
27/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
28/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
29/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
30/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
31/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
32/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
33/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
34/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
35/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
36/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
37/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
38/40

Foto de: Formula 1

F1 2021

F1 2021
39/40

Foto de: Giorgio Piola

F1 2021

F1 2021
40/40

Foto de: Scott Mitchell

Próximo artigo
Engenheira da Red Bull não é a primeira; veja todas as mulheres que subiram ao pódio na F1

Artigo anterior

Engenheira da Red Bull não é a primeira; veja todas as mulheres que subiram ao pódio na F1

Próximo artigo

F1: Chefe da Haas diz que Pietro Fittipaldi deve seguir na equipe

F1: Chefe da Haas diz que Pietro Fittipaldi deve seguir na equipe
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Scott Mitchell