FIA investiga mensagens e pode punir Vettel por palavrão
Após xingamento a diretor de prova da Fórmula 1 durante GP do México do último domingo, alemão pode ser sancionado
Sebastian Vettel entrou em fúria nas últimas voltas do GP do México do último final de semana após um polêmico duelo com Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Imediatamente após o holandês cortar caminho na primeira série de curvas para se defender de um ataque de Sebastian, o alemão esbravejou pelo rádio.
Vettel: "Sai! Sai (censurado)! "
Vettel: "Ele é um (censurado). É isso que ele é."
Vettel: "Quero dizer, eu sou o único, ou você está vendo o que eu estou vendo? Ele está me segurando para o Ricciardo chegar, (censurado) ".
Engenheiro, Riccardo Adami: "Charlie disse que..."
Vettel: "É! Quer saber, aqui vai uma mensagem para o Charlie: vai se (censurado)! Honestamente, vai se (censurado) ".
A acusação
O xingamento de Vettel causou uma controvérsia considerável, e o tetracampeão do mundo foi ver Whiting imediatamente após a corrida para se desculpar.
No entanto, apesar de não haver uma declaração oficial da FIA sobre o assunto ainda, entende-se que o órgão esteja levando o assunto a sério e planejando uma ação.
Se acreditarem que o comportamento de Vettel não é aceitável, uma investigação mais formal poderá ser acionada para entender quais regras o alemão quebrou.
Embora a FIA possa decidir que o pedido de desculpas de Vettel a Whiting seja suficiente, a entidade pode optar por ter uma abordagem mais dura do assunto também. Não é impossível que Vettel seja acusado pelas seguintes violações do Código Desportivo Internacional da FIA:
12.1.1.c Qualquer conduta fraudulenta ou qualquer ato prejudicial aos interesses de qualquer competição ou aos interesses do esporte a motor em geral.
12.1.1.f Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado prejuízo moral ou prejuízo à FIA, seus órgãos, seus membros ou seus diretores executivos.
As penalidades para uma violação das regras podem incluir uma reprimenda, uma multa ou mesmo a suspensão de um evento.
O antigo chefe da Vettel, Christian Horner, foi um dos que disse que ficaria surpreso se Vettel não fosse sancionado pelo que aconteceu.
"Em qualquer esporte, o que você não pode fazer é essencialmente desrespeitar a arbitragem", disse ele. "Então, ficaria surpreso se isso não fosse repreendido."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.