FIA pode voltar a colocar grama e brita nos circuitos
Diretor de provas da Fórmula 1 diz em briefing que novos autódromos terão preocupação com limites de pista
A Fórmula 1 pode voltar a colocar brita e grama nos circuitos novos da Fórmula 1, segundo diretor de provas do campeonato, Charlie Waiting.
Durante o briefing dos pilotos antes do GP do México, Romain Grosjean reclamou da substituição de grama e brita por asfalto. "A curva Spoon (em Suzuka) com grama sintética e asfalto é um pouco menos emocionante do que era", disse o piloto do Haas, que pediu à F1 para reconsiderar usar grama ou brita após a polêmica punição a Max Verstappen no GP dos EUA.
"Eu acho que é algo que podemos observar", disse Charlie Whiting, diretor de prova, aos pilotos reunidos.
"Ao projetar novos circuitos agora, penso que devemos pensar cuidadosamente sobre a imposição de limites de pista, o que nunca foi um grande problema no passado."
No entanto, Whiting expressou reservas quanto à substituição das áreas de escape de asfalto existentes.
"Eu sei que você falou ontem sobre voltar a grama ou a brita, mas, honestamente, eu realmente não acho que seja uma opção."
"Os circuitos não são projetados para isso e todos conhecemos as falhas destas duas coisas. A grama fica desgastada e os circuitos nunca podem mantê-las em boas condições. A brita se espalha pela pista."
"Quando fizemos toda a pesquisa com dados de acidentes em meados dos anos noventa, analisamos todos os acidentes que aconteceram e a conclusão foi que o asfalto era duas vezes melhor em diminuir a velocidade de um carro. É por isso que começamos a fazer áreas de escape asfaltadas."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.