Últimas notícias

Force India tem problema "fundamental" com carro de 2018

Equipe admitiu que seu novo carro tem problema que está afetando equilíbrio nas curvas

Esteban Ocon, Force India VJM11
Esteban Ocon, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11
Esteban Ocon, Force India VJM11
Force India VJM11 rear detail
Sergio Perez, Force India VJM11
Sergio Perez, Force India VJM11 Mercedes
Sergio Perez, Force India VJM11
Esteban Ocon, Force India VJM11
Force India pit stop practice
Esteban Ocon, Force India VJM11 Mercedes
Force India VJM11 front wheel

A Force India teve um difícil início de temporada, já que vem perseguindo a cura para um problema que surgiu pela primeira vez nos testes de pré-temporada.

Depois de inicialmente duvidar dos próprios dados da equipe, foi só antes da abertura da temporada na Austrália que o time se deu conta dos problema de equilíbrio que tinha.

Quando perguntado pelo Motorsport.com sobre quando a equipe estava ciente disso, o diretor técnico Andy Green disse: "Começou provavelmente entre os testes de Barcelona e Melbourne.”

"Estávamos um pouco duvidosos sobre os dados que estávamos recebendo, se era real ou não, e então precisávamos fazer mais testes no carro.”

"Tudo o que vimos até agora sugere que é real, por isso estamos tentando mudar isso. Mas, até agora, ainda não conseguimos."

Green disse que as primeiras indicações se referem a um "problema fundamental" que os dados de CFD e túnel de vento não estavam alinhados com o desempenho do carro na pista.

"Não é uma questão de túnel, é um problema real", disse ele. "Os dados do túnel e o CFD coincidem, mas infelizmente não correspondem à realidade."

Green disse que a falta equilíbrio na traseira também estava dificultando a avaliação de outras peças do carro, como a nova asa dianteira que chegou ao Bahrein no último final de semana.

"Ainda estamos muito confiantes de que a asa dianteira faz o que queremos", disse ele. "Mas ela foi projetada para estar em um carro que gera mais carga traseira, o que não temos no momento.”

"É incrivelmente difícil julgar o potencial do carro. Não é apenas uma carga aerodinâmica, é também um problema de gerenciamento de pneus. É muito difícil controlar os pneus traseiros quando se tem uma carga traseira flutuante."

Atualização no GP da Espanha

Green disse que espera que uma atualização para o GP da Espanha no próximo mês ajude a sanar o problema.

"Espero que tenhamos algo que mude isso em Barcelona", disse ele. "Há definitivamente uma solução lá. O que estamos tentando fazer é encontrar uma solução rápida.”

"Com uma folha de papel limpa, provavelmente poderíamos resolvê-lo imediatamente, mas não temos uma folha de papel limpa, já temos um carro que existe.”

"Demora um pouco mais para tentar fazer isso com os recursos que temos e com o carro que já temos. Levará algumas corridas, eu acho."

No entanto, ele disse que a questão na parte traseira poderia ser mais grave, na escolha de conceito do carro de 2018.

"Pode ser uma mudança fundamental que fizemos durante o inverno e que precisamos recuar", disse ele.

"O carro é diferente. Pode parecer o mesmo, mas cada parte do carro é diferente, então qual parte do carro nós mudamos que fundamentalmente perturbou tudo? É uma mudança muito sutil."

Indo longe demais

O diretor técnico da Renault Sport, Bob Bell, disse que era "surpreendente" o quão longe as equipes como Force India e Williams estavam nessa temporada.

No entanto, ele disse que, se o problema é aerodinâmico, não há razão para que essas equipes não recuperem terreno se descobrirem a causa.

"Esses carros, do ponto de vista aerodinâmico, são projetados para rodar bem perto da borda do desempenho", disse Bell.

"Às vezes você pode ir longe demais e os túneis de vento ou CFD não lhe dizem a verdade. E você simplesmente ultrapassa a borda.”

"Quando você descobre o que é isso e conserta, dá um passo à frente."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Renault permite uso de maior potência em seus motores
Próximo artigo F1 precisa analisar saída de pits com seriedade

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil