Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
46 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
53 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
67 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
81 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
95 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
102 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
116 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
130 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
137 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
151 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
158 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
172 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
186 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
214 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
221 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
235 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
242 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
256 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
270 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
277 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
291 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
305 dias

Fórmula 1 pode ter freios de carbono e cerâmica no futuro próximo

compartilhar
comentários
Fórmula 1 pode ter freios de carbono e cerâmica no futuro próximo
Por:
Co-autor: Franco Nugnes
6 de jun de 2019 14:50

Categoria máxima do automobilismo mundial atualmente usa tecnologia totalmente de carbono, ruim para os carros de rua

A Fórmula 1 pode mudar para freios de carbono e cerâmica no futuro se a tecnologia se tornar mais relevante para os carros de rua, diz a fornecedora oficial da categoria, a Brembo.

Atualmente, os discos de freio usados na F1 são inteiramente de carbono (veja fotos em galeria exclusiva no fim desta matéria), material usado pela primeira vez em corridas no final da década de 1970. Entretanto, a tecnologia não foi transferida para os carros convencionais por causa das dificuldades de aquecimento em condições frias ou molhadas.

Leia também:

No entanto, os avanços no uso de carbono e cerâmica já permitiram seu uso em alguns carros esportivos. E a Brembo sugere que eles podem ser bons o suficiente para a F1 também. "O futuro dos sistemas de frenagem não precisa ser com discos de carbono", disse o CEO do grupo de desempenho da Brembo, Mario Almondo, ao Motorsport.com.

“A Brembo avalia qual material é mais aplicável aos carros de rua - até mesmo aos de alto desempenho. E eu vejo o exemplo dos freios de carbono e cerâmica, que foram usados ​​na McLaren Senna depois de uma boa parceria. Se na F1 queremos chegar a soluções mais próximas dos nossos produtos normais, podemos seguir nessa direção”, completou Almondo.

Os freios de carbono e cerâmica têm a maioria dos benefícios dos discos de carbono, mas são mais duráveis ​​porque as cerâmicas usadas em sua produção ajudam com a resistência ao choque térmico. A vida extra também significa que há menos pó de carbono liberado durante o uso, o que traz benefícios ambientais. Questionado sobre a possibilidade de discos de freio durarem até sete GPs, Almondo disse: “É possível, absolutamente”.

“E não emite tantas partículas de carbono, por isso seria mais verde. Sim, é um material que pesa mais, mas pode ter o mesmo desempenho - mesmo na F1. O peso pode ser um problema, mas é algo que podemos discutir”.

A F1 está avaliando se vai implementar discos e sistemas de freio padronizados a partir de 2021, tendo lançado um processo de licitação no mês passado. Almondo diz que a Brembo se candidatou para se tornar a fornecedora de F1 para ambos os elementos. Uma decisão da FIA sobre prosseguir ou não com a padronização é esperada para a próxima semana. “Existem requisitos que levam a reduções de custos na F1, e os sistemas de freios não estão imunes”, comentou Almondo.

Galeria
Lista

Red Bull brakes technical detail

Red Bull brakes technical detail
1/23

Foto de: Giorgio Piola

Haas F1 Team VF-19 front brake detail

Haas F1 Team VF-19 front brake detail
2/23

Foto de: Giorgio Piola

ferrari SF90 front brake detail

ferrari SF90 front brake detail
3/23

Foto de: Giorgio Piola

Brake duct on the Ferrari SF90

Brake duct on the Ferrari SF90
4/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 front brake

Ferrari SF90 front brake
5/23

Foto de: Giorgio Piola

Ferrari SF90 front brake

Ferrari SF90 front brake
6/23

Foto de: Giorgio Piola

Renault R.S.19 brake disk

Renault R.S.19 brake disk
7/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 brake disk

Red Bull Racing RB15 brake disk
8/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 brake disk

Red Bull Racing RB15 brake disk
9/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB15 brake disk

Red Bull Racing RB15 brake disk
10/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes AMG F1 W10 brake cowling

Mercedes AMG F1 W10 brake cowling
11/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 front brake disk

Ferrari SF90 front brake disk
12/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 brake disk

Ferrari SF90 brake disk
13/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 brake disk

Ferrari SF90 brake disk
14/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 brake cowling

Ferrari SF90 brake cowling
15/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF90 brake cowling

Ferrari SF90 brake cowling
16/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Mercedes AMG F1 front brakes detail

Mercedes AMG F1 front brakes detail
17/23

Foto de: Giorgio Piola

Mercedes AMG F1 W10 front suspension and brake

Mercedes AMG F1 W10 front suspension and brake
18/23

Foto de: Giorgio Piola

Racing Point RP19 brake detail

Racing Point RP19 brake detail
19/23

Foto de: Giorgio Piola

Front brake of the Ferrari SF90

Front brake of the Ferrari SF90
20/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Red Bull Racing RB14 front brake and wheel hub

Red Bull Racing RB14 front brake and wheel hub
21/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF71H front brake and wheel hub

Ferrari SF71H front brake and wheel hub
22/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Ferrari SF71H front brake and wheel hub

Ferrari SF71H front brake and wheel hub
23/23

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Próximo artigo
Ferrari muda corpo técnico em busca de evolução na F1 em 2019

Artigo anterior

Ferrari muda corpo técnico em busca de evolução na F1 em 2019

Próximo artigo

Chefe da Ferrari vê similaridade com a época de Schumacher

Chefe da Ferrari vê similaridade com a época de Schumacher
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Jonathan Noble