Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Conteúdo especial

Galeria: todos os carros de Ayrton Senna na Fórmula 1

Há 22 anos, Ayrton Senna sofria o acidente fatal no circuito de Imola, durante o GP de San Marino; Confira galeria especial com desenhos de todos os carros que o brasileiro pilotou na Fórmula 1

The F1 cars of Ayrton Senna's race career

No dia 1º de maio de 1994, um dos principais pilotos da história do automobilismo - não só no Brasil, mas também no mundo - e considerado por muitos como o melhor de todos os tempos perdia a vida em um trágico acidente.

Na abertura da sétima volta do GP de San Marino, Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1, perdeu o controle da Williams FW16, não contornou a curva Tamburello e bateu no muro, perdendo a vida instantes depois do impacto.

Neste domingo, a F1 volta a correr pela primeira vez em um 1º de maio desde aquele fatídico final de semana, que viu ainda o forte acidente de Rubens Barrichello nos treinos de sexta-feira e a morte do austríaco Roland Ratzenberger na classificação de sábado.

O Motorsport.com relembra a história de Senna na F1 através dos carros pilotados pelo brasileiro nos dez anos em que ele esteve categoria, aqui desenhados pelo designer Camille De Bastiani.

Confira a galeria:

Toleman TG183B (1984)
Projetado por Rory Byrne para a temporada 1983, este foi o carro que marcou a estreia de Ayrton Senna na Fórmula 1, em 1984. Foram quatro provas com o modelo, que permitiu a Senna os primeiros pontos na categoria, com dois sextos lugares nos GPs da África do Sul e da Bélgica.
Toleman TG184 (1984)
Da quinta etapa até o fim de 1984, Senna andou com este modelo, também projetado por Rory Byrne. Foi com este carro que o brasileiro conquistou o histórico segundo lugar no GP de Mônaco, além de mais dois pódios nos GPs da Grã-Bretanha e de Portugal.
Lotus 97T (1985)
Em 1985, Senna se transferiu para a Lotus e pilotou este carro, desenhado por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie. Com o 97T vieram as primeiras sete poles da carreira e a primeira vitória, no GP de Portugal, além de seis pódios e três voltas mais rápidas.
Lotus 98T (1986)
Com o 98T, também projetado por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie, Senna conquistou duas vitórias, oito poles e oito pódios, terminando o ano em quarto lugar no Mundial de Pilotos.
Lotus 99T (1987)
Foi com a última Lotus que pilotou, a 99T, que Senna conquistou a primeira vitória no GP de Mônaco. Assim como os modelos anteriores, foi projetada por Gérard Ducarouge e Martin Ogilvie. Naquele ano, Senna terminou o campeonato em terceiro, com a vitória em Mônaco e outra em Detroit, além de uma pole, três voltas mais rápidas e oito pódios.
McLaren MP4-4 (1988)
A estreia na McLaren se deu com este carro, desenhado por Gordon Murray e Steve Nichols. Logo no primeiro ano com o time de Woking, o brasileiro venceu oito das 16 corridas daquele ano, além de 13 poles, três voltas mais rápidas e 11 pódios. Com 90 pontos conquistados, o Senna bateu Alain Prost e conquistou o primeiro título mundial.
McLaren MP4-5 (1989)
Tão dominante quanto o antecessor, o MP4-5, projeto de Neil Oatley, fez com que o campeonato se resumisse novamente a uma batalha Senna versus Prost. Mas desta vez o francês levou a melhor por quatro pontos e conquistou o título. O brasileiro conquistou seis vitórias, 13 poles e sete pódios, mas Prost foi mais regular e, com 11 pódios, levou a taça.
McLaren MP4-5B (1990)
Sem Prost e com Gerard Berger como companheiro, Senna pilotou uma versão atualizada do carro da temporada anterior - opção do time de projetistas, liderados por Neil Oatley. Com este carro, Senna venceu seis corridas e foi ao pódio em 11 das 16 corridas. Com 78 pontos, o brasileiro superou o francês, desta vez na Ferrari, para conquistar o segundo título.
McLaren MP4-6 (1991)
O carro do terceiro título. Seguindo a mesma linha de evolução, o projeto de Neil Oatley sofreu mudanças mais significativas na parte do motor, já que saiu do Honda V10 do ano anterior para um V12. Senna venceu sete etapas - uma delas foi a primeira em casa, em condições desfavoráveis em Interlagos - foi ao pódio em 12 das 16 corridas daquele ano e superou Nigel Mansell para chegar ao tricampeonato. Uma versão atualizada deste carro disputou as primeiras duas corridas de 1992.
McLaren MP4-7 (1992)
Num ano em que a Williams foi imbatível com o FW14B, Senna pouco pôde fazer com o MP4-7. terminando o ano em quarto lugar, com três vitórias e seis pódios. Foi o último carro da McLaren com motor Honda até que a fabricante japonesa retomasse a parceria com o time, no ano passado.
McLaren MP4-8 (1993)
A última McLaren de Senna estava equipada com motor Ford e era significativamente mais avançada em termos de tecnologia do que as antecessoras. Ainda assim, Senna não brigou de fato pelo título, apesar das vitórias marcantes no Brasil e em Mônaco (a sexta no principado), somando cinco ao final do campeonato e terminando como vice-campeão.
Williams FW16 (1994)
Quando finalmente realizou o sonho de se mudar para a Williams, Senna deu de cara com o FW16, projetado por Adrian Newey. O motor Renault seguia sendo o mais forte do grid, mas o carro tinha uma série de problemas no início da temporada. Os abandonos nos GPs do Brasil e do Pacífico colocaram muita pressão em Senna, que via um jovem Michael Schumacher abrir boa vantagem na liderança do campeonato. Em Imola, Senna havia conquistado a terceira pole do ano e buscava a recuperação no campeonato, mas o acidente na Tamburello interrompeu abruptamente a vida do brasileiro, aos 34 anos de idade.
Todos os carros de Ayrton Senna na Fórmula 1
13
Artigo anterior Ricciardo crê que pode superar Massa e Bottas em Sochi
Próximo artigo Rosberg domina na Rússia e iguala recorde de Schumacher

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros