Grosjean perde 'cara ou coroa' e só usa assoalho novo no TL3
Decisão sobre quem teria o direito de utilizar primeiro as atualizações da Haas para o GP da Espanha foi tomada usando método arcaico, com Kevin Magnussen levando a melhor sobre Romain Grosjean
A Fórmula 1 costuma ser um dos polos de inovações tecnológicas, tendo sido pioneira em uma série de avanços hoje vistos nos carros de rua - como o câmbio acionado por borboletas atrás do volante, por exemplo.
Na hora de decidir quem utiliza primeiro as atualizações para o GP da Espanha, entretanto, a Haas utilizou um método nada tecnológico: uma moeda.
A equipe terá um novo assoalho para a prova em Barcelona. Entretanto, o chefe do time, Gunther Steiner, revelou que a Dallara enfrentou problemas inesperados na produção e apenas uma unidade estará disponível para os treinos livres de sexta-feira em Montmeló - a segunda só chega no sábado, para o terceiro treino livre.
Como Kevin Magnussen e Romain Grosjean estão empatados em número de pontos, a Haas decidiu pela utilização do tradicional 'cara ou coroa' para definir quem utilizaria primeiro o assoalho. Grosjean perdeu e Magnussen é quem terá a novidade em primeiro lugar.
"Infelizmente eu não terei a atualização até sábado, o que não é o ideal. Há apenas um assoalho disponível agora e eu não o consegui. Foi um 'cara ou coroa' - nunca tive sorte nessas coisas", disse.
"Não é o melhor dos mundos não ter a atualização, pois muitas coisas mudam no carro e não sei como será amanhã para nós. O problema é que você precisa acertar o carro baseado no novo pacote", afirmou.
Steiner falou sobre o atraso para o Motorsport.com: "Deveríamos ter a peça para os dois carros, mas o segundo assoalho atrasou e precisávamos fazer uma escolha. Este método ('cara ou coroa') era o único justo para tomar a decisão."
"Ainda não sei porque o segundo assoalho atrasou. Estou bastante incomodado, pois queria ter os dois carros atualizados ao mesmo tempo", ressaltou.
O dirigente afirmou que o tempo de pista de Grosjean na sexta-feira, sem o novo assoalho, será útil para a Haas validar a atualização.
"Ele ainda pode pilotar o carro, não é algo totalmente diferente", ponderou Steiner. "O lado bom é que você pode comparar os dois carros e ver se o que você está fazendo de novo é correto ou não."
"Como pacote, é a maior atualização que fizemos até agora e espero que tenhamos um salto significativo. Sendo realista, espero que fiquemos basicamente no mesmo patamar em relação aos demais, pois todos trarão novidades para a Espanha", completou o dirigente.
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