Guerra 'FIA': Sete momentos em que F1 e FIA entraram em 'conflito'

Liberty Media, Stefano Domenicali e Mohammed Ben Sulayem vem protagonizando embates que deixam claro que os dois lados não estão em plena concordância há um certo tempo

FIA flag

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Fórmula 1 não ficou nada satisfeita com a crítica feita pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem nas redes sociais ao tomar ciência da possível venda da categoria para os sauditas por cerca de R$100 bilhões. Como resposta, a Liberty Media - dona dos direitos da F1 - enviou uma carta com um tom nada amigável. 

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Mas esse episódio não é o primeiro entre FIA e F1 a deixar claro que os dois lados que compõe a principal categoria do automobilismo não andam em harmonia. O Motorsport.com traz alguns momentos em que as duas 'entidades' bateram de frente nos últimos meses.

1. FIA barra plano da Fórmula 1 em inserir seis corridas sprints em 2022

A medida adotada em 2023 - de dobrar o número de sprints de três para seis - poderia ter entrado em vigor já no ano passado, uma vez que esta era a vontade da F1. Contudo, a FIA barrou a ideia. De acordo com Ben Sulayem, a 'manobra' não foi possível, na época, porque era necessário uma melhor avaliação da proposta. Ele queria entender se seus funcionários poderiam "absorver a carga extra" de trabalho e negou veementemente que o motivo principal estava relacionado com dinheiro.

2. FIA contrata conselheira pessoal de Toto Wolff e aprova diretiva técnica sem aprovação da F1

Em junho, a FIA anunciou a saída do diretor-executivo Peter Bayer. Como substituto, a entidade elegeu Shaila-Ann Rao para o cargo de forma interina - o que casou desconfiança. A ex-diretora jurídica do órgão passou três anos na Mercedes como conselheira pessoal do chefe da equipe, Toto Wolff.

Sua nomeação se tornou ainda mais polêmica quando a FIA implementou uma diretiva técnica, na terça-feira que antecedeu o GP do Canadá, para ajudar a conter o porpoising, e na quinta a Mercedes surgiu no autódromo com essa diretiva já implementada no carro, sendo a única equipe a 'ter tempo' suficiente para adotá-la antes do fim de semana de corrida - o que só aumentou as suspeitas de que Shaila-An Rao pudesse ter avisado o time das flechas de prata com certa antecedência.

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, on the podium for the trophy presentations

Mohammed bin Sulayem, President, FIA, on the podium for the trophy presentations

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

3. FIA fura Fórmula 1 e lança calendário da temporada 2023 sem avisar 

Em setembro de 2022, a FIA divulgou um comunicado à imprensa sobre o calendário da temporada 2023. Porém, a declaração não foi feita conforme a 'tradição': normalmente, Liberty Media e FIA sempre esse comunicado de maneira conjunta - o que não aconteceu no ano passado. Nessa ocasião, a FIA não avisou previamente a Liberty da aprovação e do envio do calendário. 

4. FIA não libera superlicença para Colton Herta estrear na Fórmula 1 

O mercado de pilotos da Fórmula 1 também foi motivo para desentendimento entre as duas partes. A AlphaTauri liberou Pierre Gasly para correr na Alpine, como substituto de Fernando Alonso, e queria contar com os trabalhos do piloto norte-americano, e que corre na Indy, Colton Herta.

Herta não tinha os pontos necessários na superlicença para correr na categoria e precisaria que a FIA abrisse uma exceção - o que o órgão não fez e gerou bastante revolta, além de ter levantado um debate sobre os pontos que são distribuídos na superlicença dos pilotos que competem em categorias que tem chancela da FIA e as que não estão no guarda chuva da Confederação Internacional do Automobilismo.

Pole man Lewis Hamilton, Mercedes, celebrates after Qualifying

Pole man Lewis Hamilton, Mercedes, celebrates after Qualifying

Photo by: Jerry Andre / Motorsport Images

5. FIA impede pilotos da Fórmula 1 de se manifestarem de maneira sociopolítica sem aviso prévio

Em dezembro do ano passado, a FIA divulgou a versão atualizada do Código Desportivo Internacional para a temporada de 2023 com uma atualização polêmica: os pilotos não poderão se manifestar de maneira política, religiosa e pessoalmente sem aviso - e 'aceite' - prévio do órgão durante os fins de semana de corrida da Fórmula 1.

6. Fórmula 1 reage de maneira 'morna' ao anúncio da Cadillac/Andretti que animou FIA

A Andretti animou o presidente da FIA, no início deste ano, ao anunciar que se juntou à Cadillac para entrar na Fórmula 1 a partir de 2026. Ben Sulayem, que é amplamente a favor da chegada de novas equipes no grid, recebeu a notícia com muito entusiasmo. O que não aconteceu com a F1. A categoria reagiu de forma totalmente 'morna', o que gerou estranheza. 

7. Fórmula 1 rebate crítica da FIA sobre possível venda da categoria em tom de ameaça

O último embate entre FIA e Fórmula 1 veio nesta semana. Depois de vir à tona que sauditas queriam comprar a categoria por cerca de R$100 bilhões, o presidente da entidade alegou, pelas redes sociais, que era um valor "exagerado" e que um possível comprador deveria pensar no esporte e não só na questão financeira.

Em resposta, a Liberty Media - detentora dos direitos da F1 - enviou uma carta em tom de ameaça alegando que Ben Sulayem estava ultrapassando alguns limites e desviando de suas funções, além de enfatizar a mínima intervenção da entidade em assuntos relacionados aos direitos da categoria.

VÍDEO - HAMILTON: TRETA com Verstappen é “CONTO DE FADAS” / FIA pede CUIDADO com VENDA da F1

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