Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Conteúdo especial

Há 15 anos Schumi tirava Ferrari da 'seca' após duas décadas

Piloto se utilizou de garoa em Suzuka para passar Mika Hakkinen nos boxes e garantir primeiro de cinco títulos pela Ferrari

Race winner and 2000 World Champion Michael Schumacher, Ferrari
Post-race press conference: Michael Schumacher, Mika Hakkinen, David Coulthard
Michael Schumacher passa David Coulthard
Michael Schumacher
Vencedor Michael Schumacher e Ross Brawn
Pódio: vencedor Michael Schumacher e segundo Rubens Barrichello
Michael Schumacher depois de abandonar

O dia 8 de outubro de 2000 é marcante na rica história da Fórmula 1. Foi quando Michael Schumacher entrou na seleta galeria dos grandes. E que cenário melhor para esta conquista que o mítico autódromo de Suzuka?

Mas não foi fácil. Ele largou mal e perdeu seu primeiro lugar para o rival Mika Hakkinen da McLaren.

No entanto, isso não impediu que o alemão tirasse a Ferrari de uma ‘seca’ histórica. Desde 1979 com Jody Scheckter a Scuderia não conseguia fazer um piloto campeão mundial de F1. Alboreto, Prost, o próprio Schumacher e Eddie Irvine já haviam tentado vencer e não haviam obtido sucesso. Inclusive, a piada do paddock da F1 era de que apenas Tomas Scheckter, filho de Jody que corria na F3000 na época, pudesse acabar com a série de derrotas ferraristas.

A corrida

Em segundo desde a partida, Schumacher construiu a oportunidade de superar Hakkinen. Depois de fazer o primeiro pit stop, ele se aproximou de Mika e esperou o finlandês entrar pela segunda vez nos boxes para fazer o que sabia de melhor: ser veloz com o tanque vazio. Em uma época na qual o pneu não se degradava facilmente como hoje, o piloto da Ferrari acelerou para valer por três voltas. Nem uma garoa fina e nem uma rodada de Alexander Wurz logo à frente da entrada dos boxes na volta que o alemão faria seu pit stop puderam atrapalhá-lo.

Ele saiu dos pits nada menos que 4.1s na frente de Hakkinen, e garantiu o título ao final das 53 voltas. Na comemoração, Schumacher chorou copiosamente dentro do carro enquanto socou o volante repetidas vezes. Ele havia conseguido triunfar sobre o maior desafio de sua carreira até então: tirar a Ferrari da fila.

E a festa seria em dobro duas semanas depois, na Malásia, quando o time conquistou o campeonato de construtores.

Artigo anterior Chefe de Silverstone diz que F1 é "um produto de m..."
Próximo artigo Button pediu garantias da McLaren antes de renovar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros