Conteúdo especial

Há 15 anos Schumi tirava Ferrari da 'seca' após duas décadas

Piloto se utilizou de garoa em Suzuka para passar Mika Hakkinen nos boxes e garantir primeiro de cinco títulos pela Ferrari

Race winner and 2000 World Champion Michael Schumacher, Ferrari
Post-race press conference: Michael Schumacher, Mika Hakkinen, David Coulthard
Michael Schumacher passa David Coulthard
Michael Schumacher
Vencedor Michael Schumacher e Ross Brawn
Pódio: vencedor Michael Schumacher e segundo Rubens Barrichello
Michael Schumacher depois de abandonar

O dia 8 de outubro de 2000 é marcante na rica história da Fórmula 1. Foi quando Michael Schumacher entrou na seleta galeria dos grandes. E que cenário melhor para esta conquista que o mítico autódromo de Suzuka?

Mas não foi fácil. Ele largou mal e perdeu seu primeiro lugar para o rival Mika Hakkinen da McLaren.

No entanto, isso não impediu que o alemão tirasse a Ferrari de uma ‘seca’ histórica. Desde 1979 com Jody Scheckter a Scuderia não conseguia fazer um piloto campeão mundial de F1. Alboreto, Prost, o próprio Schumacher e Eddie Irvine já haviam tentado vencer e não haviam obtido sucesso. Inclusive, a piada do paddock da F1 era de que apenas Tomas Scheckter, filho de Jody que corria na F3000 na época, pudesse acabar com a série de derrotas ferraristas.

A corrida

Em segundo desde a partida, Schumacher construiu a oportunidade de superar Hakkinen. Depois de fazer o primeiro pit stop, ele se aproximou de Mika e esperou o finlandês entrar pela segunda vez nos boxes para fazer o que sabia de melhor: ser veloz com o tanque vazio. Em uma época na qual o pneu não se degradava facilmente como hoje, o piloto da Ferrari acelerou para valer por três voltas. Nem uma garoa fina e nem uma rodada de Alexander Wurz logo à frente da entrada dos boxes na volta que o alemão faria seu pit stop puderam atrapalhá-lo.

Ele saiu dos pits nada menos que 4.1s na frente de Hakkinen, e garantiu o título ao final das 53 voltas. Na comemoração, Schumacher chorou copiosamente dentro do carro enquanto socou o volante repetidas vezes. Ele havia conseguido triunfar sobre o maior desafio de sua carreira até então: tirar a Ferrari da fila.

E a festa seria em dobro duas semanas depois, na Malásia, quando o time conquistou o campeonato de construtores.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Chefe de Silverstone diz que F1 é "um produto de m..."
Próximo artigo Button pediu garantias da McLaren antes de renovar

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil