Hamilton diz que vive em "busca constante pela perfeição" e que "joga pela equipe"
Pentacampeão valorizou a maturidade e disse que desejo de ser o melhor mantém motivação em alta
O líder do Campeonato da Fórmula 1 em 2019, Lewis Hamilton, acredita que ele se tornou mais um “jogador de equipe” com o passar dos anos. O britânico disse que permanece motivado e que quer permanecer mais alguns anos na categoria, e afirmou que permanece em uma "busca constante pela perfeição".
Leia também:
Falando a um seleto grupo de veículos de imprensa, que incluiu o Motorsport.com, Hamilton reconheceu que sua compreensão sobre como abordar um fim de semana de corrida e quanto risco tomar têm mudado ao longo dos anos.
“Agora, o objetivo é ajudar o time a somar o máximo de pontos e terminar o mais à frente possível”, disse o britânico quando questionado sobre como sua abordagem difere das de pilotos como Max Verstappen, que não tem nada a perder em termos de campeonato.
“Quando você começa uma corrida na parte de trás do grid, terá que correr mais riscos para escalar o pelotão, mas quando estiver liderando uma corrida precisa pensar no longo prazo.
“É uma diferença sutil, mas quando você é jovem, se importa menos no geral, sabe? Suas percepções são diferentes quando comparadas ao de alguém mais velho.
“Aos 21 anos, pensava de maneira diferente", continuou Hamilton. "Hoje, quando estou no carro, penso em quanto espaço preciso dar para cada piloto, às vezes penso que há 2000 pessoas que contam comigo, que construíram o carro e que contam comigo para tomar a decisão mais inteligente possível e não ser egoísta só para tentar somar mais alguns pontos, mas que podem custar a perda do título de construtores”.
“Ao crescer, me tornei um cara que joga pela equipe e também percebi que você não pode vencer todas as batalhas, algo que é difícil de aceitar quando você é jovem”.
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Photo by: Steve Etherington / LAT Images
O casamento entre Hamilton e a Mercedes caminha para o sexto título de construtores consecutivo, enquanto o britânico persegue o hexacampeonato como piloto.
Questionado se já havia imaginado pilotar por outras equipes, o britânico disse: “Eu naturalmente imagino isso, mas sei quanto tempo leva para construir o que tenho com a Mercedes”.
“Sei que em outros lugares eu teria que ajudar a construir algo novo com quem quer que fosse, porque provavelmente o time não teria a configuração que tenho na Mercedes, que me permite atuar da forma como faço”.
Hamilton disse ainda que continua buscando o sucesso na F1 e que o passar dos anos não torna a tarefa mais difícil para ele, “porque nunca está perfeito”.
“Você nunca é perfeito, às vezes há fins de semana que parecem cem por cento, mas então você para e se pergunta: o que posso melhorar? E sempre a algo lá. É uma busca constante pela perfeição”.
“Tomemos, por exemplo, as corridas: em Budapeste fiz uma ótima largada, na última corrida tive a segunda melhor largada, existem outras corridas em que fiz a 18ª e preciso entender o porquê. Sempre há coisas a melhorar e, por isso, adoro a Fórmula 1", explicou o britânico.
O pentacampeão disse que sua motivação para ser o melhor é suficiente para convencê-lo de que quer continuar na Fórmula 1 por mais alguns anos.
“Adoro fazer o que faço. Talvez tenha tido mais dúvidas há alguns anos do que tenho hoje, gosto cada vez mais de onde estou, tenho uma posição mais clara na minha vida
“A motivação nunca esteve em questão, mal posso esperar para ver como será a Fórmula 1 de 2021, como esse esporte evoluirá, se será algo que eu gosto ou não”.
Hamilton e a Mercedes
O Motorsport.com montou uma galeria especial com todos os triunfos de Hamilton, piloto que sempre esteve ligado à Mercedes, seja como equipe própria, ou como fornecedora de motores na época de McLaren. O inglês venceu ao menos uma corrida em todas as temporadas que disputou, sendo 2013 o ano com menos vitórias - apenas uma. Confira:
A Fórmula 1 retorna no dia 22 de setembro, com o GP de Singapura. O Motorsport.com traz a cobertura completa direto do paddock em Marina Bay.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
F1 - Binotto sobre a realidade da Sauber/Audi: Equipe estava "congelada", sem pontos e sem planos
F1: As complicações nos bastidores da demissão de Pérez na Red Bull
F1: Ferrari define data para apresentar carro de 2025; saiba mais
F1: Como será o volante que Hamilton usará na Ferrari
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
F1: Russell nunca esperou que função na Associação de Pilotos se tornasse "tão política"
F1: Balanço de 2024 para Mercedes deixa sentimento de "oportunidade perdida"
F1: Hamilton relembra saída da McLaren: "Não foi tão doloroso"
Últimas notícias
F1: Como será o volante que Hamilton usará na Ferrari
F1: Como está o trabalho da Aston Martin com a Honda
F1: Lawson é sincero e defende que "será difícil substituir Pérez"
F1 - Piastri: Apesar de ter melhorado, ainda não "dominou" gestão de pneus
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.