Fórmula 1 GP da Bélgica

Hamilton é contra introdução de "ar-condicionado" nos carros da F1

Proposta é analisada como forma de contornar os problemas sofridos pelos pilotos em corridas de calor extremo, como o GP do Catar de 2023

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team, 3rd position, heads on to the podium

Lewis Hamilton não gostou do plano da FIA de testar um sistema de ar-condicionado simplificado nos cockpits dos carros de Fórmula 1 para ajudar os pilotos em situações de calor extremo, pois ele acha que apenas o treinamento deve ser suficiente.

O Motorsport.com revelou com exclusividade no fim de semana do GP da Hungria de 2024 como a entidade reguladora está pronta para testar o dispositivo que desenvolveu em resposta às dificuldades de vários pilotos na corrida da última temporada no Catar, em condições de calor sufocante.

Leia também:

O primeiro teste será realizado em um único carro durante os treinos para o próximo GP da Holanda em Zandvoort, enquanto outros experimentos de prova de conceito estão planejados para as corridas seguintes.

Se o sistema funcionar com sucesso, o Motorsport.com apurou que a FIA liberará os detalhes do projeto para permitir que as empresas criem suas próprias versões, que as equipes de F1 terão de comprar e instalar em seus carros somente quando as condições das sessões atingirem determinados limites de temperatura, até agora indefinidos.

Hamilton foi questionado sobre a ideia na coletiva de imprensa após a corrida do último fim de semana em Budapeste, que rivalizou com os GPs de Ímola e da Áustria como os mais quentes da temporada até agora - em termos de temperaturas máximas em torno de 33°C em cada uma.

Quando perguntado sobre sua opinião a respeito do sistema proposto, Hamilton, que havia levado um ventilador portátil para a sala de conferência de imprensa no Hungaroring após seus esforços para terminar em terceiro lugar, atrás do vencedor Oscar Piastri e do vice-campeão Lando Norris, respondeu: "Bem, em primeiro lugar, eu não sabia disso".

"E não é necessário. Esta é a F1. Sempre foi assim. É difícil nessas condições. Somos atletas muito bem pagos. E você tem que treinar muito para ter certeza de que pode suportar o calor, no final das contas".

"É difícil. Não é fácil, especialmente quando se vai a lugares como Catar e Singapura. Mas não acho que precisamos de um ar-condicionado no carro".

A ideia do ar-condicionado da FIA foi desenvolvida como parte da promessa do órgão regulador de evitar a repetição das cenas presenciadas quando a rápida e exigente pista do Catar voltou ao calendário da F1 no ano passado.

Sua colocação no calendário no início de outubro significou que, mesmo durante a sessão noturna da pista, as temperaturas para a corrida nunca caíram abaixo de 31°C.

Isso fez com que vários pilotos sofressem problemas físicos ao longo das 57 voltas da corrida, com Logan Sargeant, da Williams, retirando-se com insolação, Esteban Ocon, da Alpine, vomitando em seu capacete e Lance Stroll, da Aston Martin, desmaiando brevemente.

O GP da Hungria, com Piastri x Norris x Verstappen x Hamilton! PETECOF e MOTTA debatem

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate chances dos brasileiros no grid titular da F1 e Norris x Verstappen

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Barrichello x Schumacher, Massa x Alonso e mais: Relembre ordens de equipe controversas na F1
Próximo artigo RETA FINAL: Polêmica na McLaren, Verstappen incendiário e mais

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil