Hamilton e Rosberg divergem sobre acidente; veja declarações
Lewis Hamilton e Nico Rosberg não veem da mesma forma acidente que levou dupla da Mercedes a abandonar o GP da Espanha ainda na primeira volta
O lance polêmico do GP da Espanha, o acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, dividiu a opinião da dupla. Ainda que a equipe tenha detectado um erro de Rosberg no gerenciamento do motor - o modo selecionado dava menos potência para o germânico - e a direção de prova tenha considerado o lance um incidente de corrida, nenhum dos dois quis carregar a culpa pelo toque.
Após a reunião com os comissários de prova, Hamilton e Rosberg falaram com os jornalistas e deram cada um à respectiva maneira, as explicações sobre o que aconteceu na freada para a curva Repsol no circuito da Catalunha.
Hamilton: "havia um espaço e foi ali que me coloquei"
Hamilton disse que o primeiro sentimento que veio à mente após o toque foi o de decepção pela equipe ter perdido 43 pontos de uma potencial dobradinha.
"Em primeiro lugar, eu me desculpei com a equipe. Foi neles que pensei assim que o carro parou - em todo o trabalho feito por eles para que eu fosse para a pista hoje. Não entregar o resultado para estes rapazes... tenho corrido para eles há algum tempo e isso não acontece o tempo todo. Quando acontece, entretanto, é uma experiência dolorosa para todos nós", disse.
No entanto, o britânico está certo de que não fez nada de errado no incidente, apenas seguiu o instinto de me colocar em um espaço que vi como oportunidade para capitalizar em cima do deslize de Rosberg com o gerenciamento dos modos do motor. Não foi o caso de ter uma porta fechada e eu forçar pela grama. Havia um espaço e foi ali que me coloquei, pois é isso que pilotos fazem", afirmou.
Analisando os momentos que levaram ao incidente, Hamilton explicou: "basicamente, tive uma boa largada, mas Nico pegou o vácuo e me superou na curva 1. No meio da curva 3, entretanto, eu estava muito mais veloz, pois Nico estava no modo errado do motor."
"Ele posicionou o carro de forma que eu, ao me aproximar, tinha que decidir se iria por dentro ou por fora. A parte de dentro é por onde você sempre quer estar, havia o espaço e me coloquei por ali. Quando cheguei bem perto dele, o espaço se reduziu rapidamente. Fiz o que pude para evitar um toque ao colocar o carro na grama, mas tudo aconteceu muito rápido", observou.
Questionado se a diferença de velocidade entre ele e Rosberg no trecho o pegou de surpresa, Hamilton negou. "Não, pois eu vi a luz que avisa sobre o modo do motor no carro dele, mas ela se apagou rapidamente. Não fiquei tentando analisar o que estava acontecendo."
"Eu vinha mais rápido no contorno da curva. Ele não tinha potência para isso, pois demorou a fazer a mudança - a potência não entra de imediato e te joga pra frente, então não faria tanta diferença assim", ressaltou.
Rosberg: "quis me certificar de mostrar que não havia espaço"
Embora Rosberg tenha se mostrado ciente de que o modo incorreto do motor tenha sido a faísca que originou o acidente, o alemão acredita que executou a manobra correta para se defender de Hamilton.
"Tive uma ótima largada. Fiquei bastante satisfeito com a ultrapassagem na primeira curva para assumir a liderança e tinha certeza de que a corrida seria minha. Ao sair da curva 3, percebi que estava com menos potência por estar no modo incorreto do motor - notei por causa da aproximação de Lewis", disse.
"Fechei a porta assim que pude. Fui para a linha de dentro com um movimento muito claro, quis me certificar de mostrar que não havia espaço para ele ali. Fiquei surpreso por ele ter tentado mesmo assim. E foi assim, terminamos na caixa de brita.
Houve que especulasse que Rosberg não teria visto Hamilton por estar distraído corrigindo o modo do motor, mas o germânico negou que tenha sido este o caso. "É um botão que preciso apertar, nem preciso olhar pois sei onde ele fica, é um que utilizo o tempo todo. Apenas o apertei, mas estava totalmente concentrado na batalha com Lewis", destacou.
Por fim, o líder do campeonato rechaçou qualquer possibilidade de que ele tenha sido muito duro no modo como ele fechou a porta para Hamilto. "Eu disse o que penso sobre minha manobra. Eu tomei esse caminho o mais cedo possível para mostrar a Lewis que eu ficaria por dentro, algo normal para um piloto - é isso que um piloto faz, bloqueia a linha de dentro para garantir que o adversário não venha por ali", completou.
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