Últimas notícias
Fórmula 1 GP da Espanha

Hamilton e Rosberg divergem sobre acidente; veja declarações

Lewis Hamilton e Nico Rosberg não veem da mesma forma acidente que levou dupla da Mercedes a abandonar o GP da Espanha ainda na primeira volta

(L to R): Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 and team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 in the post qu
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid on the formation lap
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 on the grid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 on the grid
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of race retiree Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is craned away from the gravel trap at the start of the race
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of race retiree Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is craned away from the gravel trap at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of race retiree Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is craned away from the gravel trap at the start of the race
The Mercedes AMG F1 W07 Hybrid of Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 is recovered back to the pits on the back of a truck
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 leaves the Stewards' Office
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid leads team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid at the start of the race
(L to R): Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 and team mate Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 in the post qualifying FIA Press Conference
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid

O lance polêmico do GP da Espanha, o acidente entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, dividiu a opinião da dupla. Ainda que a equipe tenha detectado um erro de Rosberg no gerenciamento do motor - o modo selecionado dava menos potência para o germânico - e a direção de prova tenha considerado o lance um incidente de corrida, nenhum dos dois quis carregar a culpa pelo toque.

Após a reunião com os comissários de prova, Hamilton e Rosberg falaram com os jornalistas e deram cada um à respectiva maneira, as explicações sobre o que aconteceu na freada para a curva Repsol no circuito da Catalunha.

Hamilton: "havia um espaço e foi ali que me coloquei"

Hamilton disse que o primeiro sentimento que veio à mente após o toque foi o de decepção pela equipe ter perdido 43 pontos de uma potencial dobradinha.

"Em primeiro lugar, eu me desculpei com a equipe. Foi neles que pensei assim que o carro parou - em todo o trabalho feito por eles para que eu fosse para a pista hoje. Não entregar o resultado para estes rapazes... tenho corrido para eles há algum tempo e isso não acontece o tempo todo. Quando acontece, entretanto, é uma experiência dolorosa para todos nós", disse.

No entanto, o britânico está certo de que não fez nada de errado no incidente, apenas seguiu o instinto de me colocar em um espaço que vi como oportunidade para capitalizar em cima do deslize de Rosberg com o gerenciamento dos modos do motor. Não foi o caso de ter uma porta fechada e eu forçar pela grama. Havia um espaço e foi ali que me coloquei, pois é isso que pilotos fazem", afirmou.

Analisando os momentos que levaram ao incidente, Hamilton explicou: "basicamente, tive uma boa largada, mas Nico pegou o vácuo e me superou na curva 1. No meio da curva 3, entretanto, eu estava muito mais veloz, pois Nico estava no modo errado do motor."

"Ele posicionou o carro de forma que eu, ao me aproximar, tinha que decidir se iria por dentro ou por fora. A parte de dentro é por onde você sempre quer estar, havia o espaço e me coloquei por ali. Quando cheguei bem perto dele, o espaço se reduziu rapidamente. Fiz o que pude para evitar um toque ao colocar o carro na grama, mas tudo aconteceu muito rápido", observou.

Questionado se a diferença de velocidade entre ele e Rosberg no trecho o pegou de surpresa, Hamilton negou. "Não, pois eu vi a luz que avisa sobre o modo do motor no carro dele, mas ela se apagou rapidamente. Não fiquei tentando analisar o que estava acontecendo."

"Eu vinha mais rápido no contorno da curva. Ele não tinha potência para isso, pois demorou a fazer a mudança - a potência não entra de imediato e te joga pra frente, então não faria tanta diferença assim", ressaltou.

Rosberg: "quis me certificar de mostrar que não havia espaço"

Embora Rosberg tenha se mostrado ciente de que o modo incorreto do motor tenha sido a faísca que originou o acidente, o alemão acredita que executou a manobra correta para se defender de Hamilton.

"Tive uma ótima largada. Fiquei bastante satisfeito com a ultrapassagem na primeira curva para assumir a liderança e tinha certeza de que a corrida seria minha. Ao sair da curva 3, percebi que estava com menos potência por estar no modo incorreto do motor - notei por causa da aproximação de Lewis", disse.

"Fechei a porta assim que pude. Fui para a linha de dentro com um movimento muito claro, quis me certificar de mostrar que não havia espaço para ele ali. Fiquei surpreso por ele ter tentado mesmo assim. E foi assim, terminamos na caixa de brita.

Houve que especulasse que Rosberg não teria visto Hamilton por estar distraído corrigindo o modo do motor, mas o germânico negou que tenha sido este o caso. "É um botão que preciso apertar, nem preciso olhar pois sei onde ele fica, é um que utilizo o tempo todo. Apenas o apertei, mas estava totalmente concentrado na batalha com Lewis", destacou.

Por fim, o líder do campeonato rechaçou qualquer possibilidade de que ele tenha sido muito duro no modo como ele fechou a porta para Hamilto. "Eu disse o que penso sobre minha manobra. Eu tomei esse caminho o mais cedo possível para mostrar a Lewis que eu ficaria por dentro, algo normal para um piloto - é isso que um piloto faz, bloqueia a linha de dentro para garantir que o adversário não venha por ali", completou.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Lauda culpa Hamilton por acidente "estúpido" com Rosberg
Próximo artigo 8º, Massa comemora "bons pontos" na Espanha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil