Hamilton estabelece momento correto para encerrar carreira na Fórmula 1
Heptacampeão, contudo, sente que ainda não é a hora por ter muito há oferecer dentro e fora das pistas

Mesmo com o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel da Fórmula 1, no fim de 2022, deixando apenas Lewis Hamilton e Fernando Alonso como os únicos remanescentes da antiga geração de pilotos na próxima temporada, Hamilton pretende permanecer na F1 enquanto tiver "combustível no tanque".
O heptacampeão, cujo contrato com a Mercedes se encerra no fim de 2023, disse repetida vezes que não tem intenção de aposentar ao fim do vínculo, aos 37 anos, por sentir que ainda tem mais a conquistar dentro e fora das pistas.
"Se eu parar, ainda terei combustível no tanque," ele disse. "Eu não acho que vou continuar até que esteja completamente esgotado e não tenha mais nada. Mas, espero que demore um pouco."
"Quando eu falo de tanque cheio, eu ainda estou lutando por essas coisas e ainda sinto que tenho muito há fazer. Antes que você perceba, Fernando [Alonso] não estará aqui. Então, quem estava lá depois disso? Eu serei o mais velho, eu acho! Mas, não, isso não me faz pensar sobre isso [aposentadoria]."
Mesmo focado em conquistar títulos com a Mercedes, o britânico também continua comprometido em liderar a diversidade e inclusão na F1 através da sua fundação de caridade Mission 44, então não sente necessidade de considerar a aposentadoria tendo múltiplos motivos para continuar.
"Acho que é um lembrete de que estou em uma parte da minha carreira onde as pessoas na quais corri por tanto tempo estão começando a parar", Hamilton disse depois do anúncio de aposentadoria do Vettel na Hungria.

Sebastian Vettel, Aston Martin, waves to fans
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
"Eu estou pensando em como posso melhorar este carro. Estou pensando em quais passos preciso dar para fazer essa equipe vencer novamente, qual é o mapa para vencer outro campeonato mundial?
“Quais são os passos que precisamos fazer para que todos estejam alinhados neste esporte, para fazer mais e para começar a refletir verdadeiramente o trabalho que estamos tentando fazer em termos de diversidade? Estou pensando em todas essas coisas.
Hamilton também creditou Vettel pelo seu trabalho como ativista ao destacar questões ambientais e esforços humanitários enquanto estava na F1 e acredita que a categoria possa continuar com os trabalhos que o alemão tem defendido.
"O trabalho que eu tentei fazer, o que o Seb tem tentando fazer aqui - realmente acendendo o fogo para essas conversas, para fazer o esporte um lugar melhor do que quando o encontramos", Hamilton falou.
"Eu acho que Seb, definitivamente, teve um grande papel desempenhado nisso e ainda há muito trabalho a fazer, o que eu não sei se Seb vai continuar fazendo mais trabalho, continuar trabalhando nos bastidores do esporte ou não.
"Eu duvido que ele vá voltar e faça comentários, mas você nunca pode dizer nunca. Mas espero que esteja em um lugar melhor. Teria sido uma terrível perda de tempo se não estivesse."
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.