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Hamilton não quer "fazer milagres" em busca do hexa no GP dos EUA

Pentacampeão está próximo de conquistar seu sexto título na Fórmula 1, mas garante não encarar a prova de forma especial

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10

Piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton não quer "fazer milagres" na busca por seu sexto título da Fórmula 1 no GP dos Estados Unidos, apesar de ter se classificado apenas em quinto para a corrida deste domingo.

Embora tenha registrado sua pior posição de largada na temporada 2019 no treino classificatório deste sábado, o pentacampeão ainda tem missão relativamente tranquila para sacramentar o hexa, já que precisa chegar apenas em oitavo na etapa de Austin.

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De todo modo, o competidor britânico se mostrou frustrado com seu desempenho na qualificação no Circuito das Américas. Hamilton descreveu a sessão como "uma das piores que já tive em muito tempo".

Seguindo a linha de raciocínio, o piloto da Mercedes ainda garantiu que não encara o GP dos Estados Unidos de forma diferente, mesmo com a possibilidade de conquistar o hexa: "Não considero esta corrida especialmente importante”.

"Ela é tão importante quanto qualquer outra corrida para mim. E encaro ela da mesma forma que as outras, sem querer fazer milagres”, ponderou Hamilton, que não precisa se arriscar para sacramentar o sexto título no Texas.

"As coisas acontecem por uma razão e [a qualificação] é uma lição aprendida. Tentarei ver se consigo transformar um ponto negativo em um ponto positivo", afirmou o britânico, antes de comentar seu desempenho no treino classificatório.

"Não deu muito errado, mas não foi uma boa volta. Às vezes você simplesmente não entende. A primeira volta começou muito bem, mas perdi tempo na saída da curva 11. Em seguida, também na 13 e na 14”, explicou.

"Na próxima tentativa, eu ataquei demais a zebra na curva 8 e a volta ficou prejudicada depois disso”, justificou o piloto, que viu o companheiro de equipe finlandês Valtteri Bottas cravar a pole em Austin.

Com bom humor, Hamilton também respondeu às críticas de Verstappen, que disse ter sido atrapalhado pelo rival no Q2. De acordo com o holandês da Red Bull, o pentacampeão também teria prejudicado o russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso, que buscava avançar para o Q3.

"Não foi nada", defendeu-se Hamilton. “Eu estava tentando manter a temperatura nos pneus, todo mundo estava indo devagar. Não há regras ou regulamentos dizendo que você deve permanecer em fila única. Ele começou a tentar correr comigo, o que foi divertido...”.

GALERIA: Hamilton segue perseguição aos recordes de Schumacher

O piloto britânico da Mercedes soma 83 vitórias na F1. A cada triunfo de Hamilton, o que parecia impossível ganha corpo: a superação do recorde do alemão Michael Schumacher, que subiu no alto do pódio 91 vezes para se tornar o maior vencedor da história da categoria máxima do automobilismo mundial. Veja quem 'destronou' quem ao longo dos anos:

Giuseppe Farina vence a primeira corrida da F1
O italiano venceu a primeira prova da história da Fórmula 1, em 13 de maio de 1950, no autódromo de Silverstone. Farina ainda encerraria aquela temporada como campeão, desbancando grande rival, Juan Manuel Fangio.
Juan Manuel Fangio vence em Mônaco e iguala Farina
Fangio não permitiu que seu companheiro de equipe estabelecesse uma hegemonia na F1. Apesar de perder o título para Farina, o argentino terminou o ano empatado em vitórias - 3x3.
Time da Alfa Romeo dominou duas primeiras temporadas
Os dois primeiros da foto, Fangio e Farina, alternaram-se como maiores vitoriosos até a metade da segunda temporada, quando estavam empatados em 4x4. A rivalidade se estendeu para os títulos dos dois primeiros anos: 1x1.
Alberto Ascari iguala Fangio em 1952
O italiano Ascari igualou marca estabelecida por Fangio, chegando a sua quinta vitória no GP da Inglaterra de 1952, depois disso, Ascari estabeleceria o primeiro reinado da F1.
Alberto Ascari estabeleceu o primeiro reinado da F1
Em 1953, Ascari chegou à marca de 13 vitórias, recorde que imperou na categoria por 21 corridas. Naquele ano, pilotando uma Ferrari, Ascari ainda se tornaria o primeiro bicampeão da história.
Com ajudinha de Musso, Fangio supera Ascari em 1955
Juan Manuael Fangio igualou o recorde de Ascari no GP da Itália em 1954 e superou a marca no início do ano seguinte, em uma corrida em sua terra natal, a Argentina. Durante a corrida, o carro de Fangio quebrou e ele pegou o de seu companheiro, Luigi Musso, para vencer a corrida, algo permitido na época.
Fangio: Reinado de títulos e vitórias
Em 1957, Fangio alcançou sua 24ª e última vitória na F1. Seu império só chegou ao fim 120 corridas e 13 anos depois.
Jim Clark igualou Fangio em 1967
O argentino foi destronado por um escocês voador. Jim Clark, em 1967, chegou às mesmas 24 vitórias no GP do México.
Jim Clark estabelece novo recorde: 25 triunfos
A África do Sul, em 1968, foi palco da vitória 25 de Clark, que o isolou à frente. O bicampeão morreria no mesmo ano, em Hockenheim.
Jackie Stewart ao lado de Jim Clark e Graham Hill
O reinado Clark teve duração de 5 anos (68 GPs). Curiosamente, foi derrubado por um compatriota: Jackie Stewart.
O quarto reinado: Jackie Stewart
Stewart, que conquistou o tricampeonato, igualou as 25 vitórias de Clark em Mônaco, em 1973, e o ultrapassou na Holanda.
Jackie Stewart somou 27 vitórias
O tempo de Stewart no trono durou impressionantes 14 anos, em um total de 218 GPs.
Alain Prost e Niki Lauda, ambos na McLaren em 1984
Em 1985, Niki Lauda e Alain Prost, os dois que mais se aproximavam de Stewart, terminaram o ano próximos do escocês. O austríaco fechou com 25 vitórias, empatado com Jim Clark. O francês tinha 21.
Alain Prost iguala recorde de Stewart
Foi apenas dois anos mais tarde (1987) que Prost igualou e passou Stewart. Em Spa, o então bicampeão chegou às 27 vitórias.
Um novo rei chegava ao trono em 1987: Alain Prost
Em Estoril, alcançou a vitória 28, transformando-se no recordista. Prost só foi batido 229 corridas depois, totalizando 14 anos de reinado.
Nelson Piquet ameaçava recordes de Prost
Neste mesmo GP de Portugal de 87, Nelson Piquet era o brasileiro mais bem colocado. Somava 20 triunfos na ocasião.
Surgia a maior ameaça a Prost: Ayrton Senna
Durante a dinastia Prost, o maior rival do francês começava a conquistar seu próprio território: Ayrton Senna.
Senna foi o segundo a bater marca de Stewart
O brasileiro foi o segundo piloto a passar Stewart. Isso ocorreu em Interlagos, em 1991, na sua vitória de número 28.
Senna ameaçava Prost, mas o francês administrava a liderança
Na ocasião, o ranking de vitórias tinha Prost com 44, Senna com 28 e Stewart com 27. Piquet acumulava 22 e Mansell 16.
Nigel Mansell também superou marca de Stewart
O terceiro piloto a deixar Stewart para trás foi Mansell. O britânico conseguiu a vitória 28 diante da sua torcida, em Silverstone, 1992.
Poucos imaginavam onde Schumacher chegaria
Meses mais tarde, ainda em 1992, um jovem promissor e que disputaria o Reinado das Pistas vencia sua primeira prova. Em Spa, Michael Schumacher terminou em primeiro.
Alain Prost se aposenta como Rei
A temporada 1993 foi a última de Prost no grid. E foi a chance que ele teve de ampliar a hegemonia que criou. Fechou sua marca com 51 vitórias, uma delas obtida em Hockenheim.
Senna ameaçava destronar Prost
Aquele temporada terminou com Ayrton Senna somando 41 vitórias. Era o candidato mais provável a roubar o trono de Prost.
Em 1994, Senna poderia ter subido ao trono da F1
Infelizmente, o brasileiro não pôde quebrar o recorde do rival Prost. No dia 1º de maio, em Imola, faleceu após acidente na curva Tamburello.
Caminho para o trono estava livre para Schumacher
Sem Prost e Senna, a Fórmula 1 via o início da construção do maior "Império" da categoria. Schumacher consolidava-se como o maior da sua geração.
Em 2001, em Budapeste, o alemão igualou a marca de Prost
A partir de 2000, Schumacher e Ferrari estabeleceram nova dinastia na categoria. O alemão igualou Prost em títulos e vitórias na mesma corrida.
O novo imperador chega ao Trono
A supremacia de Schumi aconteceu em Spa, no mesmo ano. O alemão alcançou o recorde de 52 vitórias na mesma pista que estreou e venceu pela primeira vez na carreira.
Schumacher comemora sua vitória número 91
Após alcançar incríveis 7 títulos, Schumacher estabeleceu o novo "sarrafo" para as próximas gerações em 91 vitórias, marca considerada impossível de ser repetida.
Fernando Alonso bateu Schumacher em 2005 e 2006
Assim que Schumacher se aposentou, uma nova geração começou a ganhar força. Fernando Alonso foi aquele que interrompeu a hegemonia de títulos (2005 e 2006).
Lewis Hamilton chegou com tudo na F1
Lewis Hamilton estreou no grid em 2007. Brigou pelo título já no ano de estreia. Foi campeão na temporada seguinte.
Outro postulante ao trono surgia em 2007
Também em 2007, Sebastian Vettel fez sua primeira corrida, ainda pela BMW. No ano seguinte, estrearia como piloto regular pela Toro Rosso.
Alonso foi grande, mas não chegou nem perto do trono
Alonso alcançou menos do que se esperava. Terminou a carreira no ano passado com 32 vitórias, uma a mais que Mansell, 9 a menos que Senna.
Vettel chegou a ser visto como grande ameaça
Vettel, pelos anos dominantes de Red Bull, parecia ser aquele que "caçaria" o compatriota Schumacher. Após o seu tetracampeonato, aos 26 anos, já tinha 39 vitórias.
Mas hoje a tarefa parece mais difícil para o alemão
Na Ferrari, reduziu o ritmo. Mas somou mais conquistas, chegando a 53 triunfos.
Aos poucos, Hamilton se estabeleceu ao redor do trono
Enquanto Vettel sofre na Ferrari, Hamilton sobra na Mercedes. Antes de seguir para a escuderia alemã, o inglês já acumulava 21 vitórias.
Um novo rei na F1?
Com a Mercedes, já foram vários títulos e uma infinidade de vitórias.
Trono na mira
O inglês está 8 vitórias atrás de Schumacher. Se conseguir manter a média de vitórias por ano, alcançará o alemão em 2020.
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GALERIA: O grid de largada do GP dos Estados Unidos

1º: Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
2º: Sebastian Vettel, Ferrari SF90
3º: Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
4º: Charles Leclerc, Ferrari SF90
5º: Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
6º: Alex Albon, Red Bull Racing RB15
7º: Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34
8º: Lando Norris, McLaren MCL34
9º: Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.19
10º: Pierre Gasly, Toro Rosso STR14
11º: Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19
12º: Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
13º: Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14
14º: Lance Stroll, Racing Point RP19
15º: Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19
16º: Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo Racing C38
17º: Kimi Raikkonen, Alfa Romeo Racing C38
18º: George Russell, Williams Racing FW42
19º: Robert Kubica, Williams FW42
20º: Sergio Perez, Racing Point RP19
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