Fórmula 1
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
31 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
45 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
59 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
73 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
80 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
94 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
108 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
115 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
129 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
136 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
150 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
164 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
192 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
199 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
213 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
220 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
234 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
248 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
255 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
269 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
283 dias

Hamilton sugere que GP de Mônaco tenha “diferente formato”

compartilhar
comentários
Hamilton sugere que GP de Mônaco tenha “diferente formato”
Por:
28 de mai de 2018 10:24

Lewis Hamilton sugeriu que o GP de Mônaco de F1 mude seu formato depois de uma prova que foi bastante criticada por vários pilotos em 2018.

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB14, leads Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09, Esteban Ocon, Force India VJM11, and Fernando Alonso, McLaren MCL33, at the start of the race
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09, Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W09
Sebastian Vettel, Ferrari SF71H, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W09 and Kimi Raikkonen, Ferrari SF71H
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09
Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 W09

Hamilton se classificou e terminou em terceiro, sem conseguir desafiar os carros à sua frente – nem mesmo o eventual vencedor, Daniel Ricciardo, que tinha com dificuldades após uma falha em seu MGU-K. 

Fernando Alonso classificou a corrida como “a mais entediante da história”, e Hamilton sugeriu que uma mudança no traçado ou a obrigatoriedade de mais de um pitstop poderiam melhorar as ações do GP.

“Ela tem a maior expectativa, é a corrida mais especial do ano. Eu estava pensando: ‘É simplesmente uma pena que a corrida não seja tão empolgante quanto o espetáculo e quanto a pista é’”, disse Hamilton.

“Não há lugar como esse, mas acho que a F1 precisa aplicar uma diferente regra, cronograma ou algo assim. Você não deveria poder fazer só um pitstop aqui.”

“Talvez precise haver um formato diferente ou algo assim. É preciso ter as coisas mais bagunçadas – não sei o quê.”

“Olhe para a NASCAR: eles colocam um monte de safety cars sem motivo algum para juntar o pelotão. Há 100 bandeiras amarelas na corrida para juntar todos.”

“Talvez precisemos de duas corridas aqui. Quem sabe? Foram as 78 voltas mais longas de todas. Foi muito longo.”

Até os anos 1960, o GP de Mônaco tradicionalmente durava 100 voltas e tinha mais de três horas. 

Originalmente, o GP de Mônaco foi criado para permitir que o Automóvel Clube de Mônaco fosse reconhecido como uma entidade nacional pela AAICR, precursora da FIA, já que o Rali de Monte Carlo não acontecia inteiramente dentro das fronteiras do principado, então a prova não contava.

Isso significava que a única forma de satisfazer os critérios era realizar uma corrida nas ruas, e o atual traçado é virtualmente idêntico ao utilizado em sua prova inaugural, em 1929.

O presidente do Automóvel Clube de Mônaco, Anthony Noghes, passou meses examinando as ruas a pé, e acreditava que seu traçado era a única configuração possível. 

Desde 1960, projetos têm sido concluídos para deixar mais terras disponíveis em locais que antes eram o mar, incluindo um novo desenvolvimento que atualmente ganha forma do lado de fora do porto, antes da entrada do túnel.

“Eu disse ao príncipe Albert no outro dia: talvez seja a hora de deixar a pista mais longa. Estamos virando em 1min11s por aqui.”

“Há mais ruas. Precisamos mudar essa ótima pista e melhorá-la ainda mais?”

O traçado apertado de Mônaco faz com que seja muito importante manter a posição de pista, já que ultrapassagens são difíceis – especialmente com a largura adicional dos carros atuais. Então, foi fundamental no domingo que os carros preservassem os pneus para executar uma estratégia de um único pitstop no domingo.

“Do ponto de vista de piloto, não estávamos sequer forçando. Tivemos de aliviar muito”, disse Hamilton. 

“É insano o quão pouco eu estava forçando – foi o mínimo que consigo lembrar.”

Próximo artigo
FIA absolve Ferrari após investigação sobre baterias

Artigo anterior

FIA absolve Ferrari após investigação sobre baterias

Próximo artigo

Projetista chefe, Resta deixa Ferrari e se junta à Sauber

Projetista chefe, Resta deixa Ferrari e se junta à Sauber
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Pilotos Lewis Hamilton Compre Agora
Equipes Mercedes Compre Agora
Autor Ducati Press