Últimas notícias

Honda não quer "áreas obscuras" nos regulamentos de motor da F1

Fabricante gostaria que autoridades da categoria reprimissem ainda mais o potencial de interpretação nas regras de motor

Red Bull and Honda badges on the side of the Toro Rosso team truck

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

A Honda voltou ao grid da Fórmula 1 em 2015, no segundo ano da era híbrida, mas sem reviver os grandes sucessos de outras épocas.

Parte da razão para não se aproximar da Mercedes e Ferrari, é a hesitação em explorar áreas cinzentas nas regras, como o caso da queima de óleo para aumentar potência.

O chefe de automobilismo da Honda, Masashi Yamamoto, disse ao Motorsport.com que, quando essa nova era começou, "todos estavam realmente interessados ​​em explorar todas as áreas obscuras, especialmente Ferrari e Mercedes".

"Nós, que chegamos mais tarde, então estávamos atrasados ​​do ponto de vista do conhecimento e da compreensão", disse ele.

"Então, o que a Honda pensa é que queremos eliminar todas essas áreas cinzas. Queremos que elas parem, nenhuma área obscura é a nossa esperança."

A FIA trabalhou para limitar a quantidade de óleo que as equipes estão autorizadas a queimar, e outras restrições também foram postas em prática para 2019, incluindo um novo regulamento que estipula que os times devem manter seus tanques de óleo vazios durante a classificação.

Yamamoto aceita que sempre haverá essas áreas cinzentas do regulamento porque, apesar de "as pessoas que fazem as regras serem especialistas", elas não possuem os detalhes e o conhecimento daqueles que fazem o trabalho do projeto do carro.

"Então, não podemos deixar ter áreas obscuras", admitiu Yamamoto. "Mas em termos de F1, sabemos que temos muitos especialistas dentro da FIA, e achamos que eles podem fazer melhores regulamentos para não ter áreas cinzentas.”

"Eles podem fazer um trabalho melhor do que agora."

O processo de queima de óleo era um impulso adicional relacionado ao desempenho de pico de velocidade.

Como a Honda cometeu erros fundamentais no desenvolvimento no início de seu retorno à F1, essas áreas cinzentas eram uma questão adicional, e não a causa de seus problemas iniciais.

"A razão pela qual poderíamos progredir é que escolhemos boas pessoas do lado de desenvolvimento de corridas e as trouxemos para a equipe de F1, [e] a qualidade madura de nossa fábrica", disse Yamamoto.

"A maior coisa é com certeza o aprendizado dos últimos três anos.

"Fizemos muitas tentativas e erros e estudamos muito isso. Agora, podemos dar alguns passos e isso pode acontecer no próximo ano."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ligação entre Ferrari e Alfa Romeo “não é da minha conta”, diz chefe da Haas
Próximo artigo Patrocinador: Haas é superior a rivais diretos em muitos quesitos

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil