Leclerc: correr em traçados invertidos seria "muito, muito legal"
O piloto da Ferrari aprovou a ideia de fazer alguns GPs com traçado inverso porque todos teriam que aprender um novo circuito
Com a Fórmula 1 potencialmente tendo que realizar múltiplos eventos em um mesmo circuito, para garantir uma boa quantidade de corridas em 2020, uma ideia que foi sugerida é a de buscar traçados diferentes dentro de uma mesma pista, ou até mesmo correr no sentido inverso. A proposta tem a aprovação de alguns pilotos do grid, como Lando Norris e Charles Leclerc.
Falando sobre a validade da F1 correr múltiplas provas em um mesmo local e o possível favorecimento de um carro sobre o outro, Leclerc disse: "Acho que sempre podemos analisar se é algo justo ou não. Mas, no final, precisamos olhar para a situação e tentar tirar o máximo dela. Se isso nos levar a correr mais de uma vez na mesma pista, tudo bem".
"Precisamos olhar para isso como a possibilidade de termos o maior número possível de corridas. Acho que também temos algumas propostas de correr no sentido inverso. Isso seria muito, muito legal. E seria bom".
"Acho que redescobriríamos uma pista e seria bem diferente para os carros. Então, sim, seria uma ideia interessante".
Mas, para ser executada, a ideia precisa de verificações de segurança, porque as pistas são homologadas para correr apenas em uma direção. Para Leclerc, o conceito é válido.
"Acho que teríamos que aprender tudo sobre a pista do zero", disse. "Eu já fiz isso no kart. E pela minha experiência, sim, você está descobrindo uma nova pista. Isso tornará as coisas excitantes, porque os pilotos terão menos conhecimento sobre a pista. Todos estarão mais nivelados".
Veja como seria uma volta no traçado invertido de Silverstone usando o game F1 2019:
F1, MotoGP, lendas... Veja pilotos que estão participando de GPs virtuais na pandemia
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.