Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Líder após 12 corridas: Quais as chances de Piastri conquistar título da F1 em 2025?

Piloto está apenas oito pontos à frente de Lando Norris na classificação do campeonato

Oscar Piastri é "campeão de meio período": quais são suas chances de ganhar o título do Campeonato Mundial?

Já se passaram 12 corridas das 24 programadas na temporada da Fórmula 1 de 2025 e Oscar Piastri segue na liderança do campeonato, oito pontos à frente de Lando Norris. Portanto, o australiano pode ser considerado o 'campeão do meio período' não oficial.

Leia também:

O 'título' nasceu, pois há um bom presságio para os pilotos que conseguem se colocar nessa posição. Por quê? Simples. Nas 75 temporadas da categoria, em 55 das vezes, quem estivesse liderando na metade do ano, triunfou.

Transformando isso em números matemáticos, a probabilidade de Piastri conquistar o título mundial é de 73%. Portanto, o australiano é considerado o favorito a triunfar este ano.

Hamilton já "perdeu" quatro vitórias no campeonato mundial

Mas as estatísticas também mostram o outro lado: Em 20 casos, o líder até metade da temporada não conseguiu defender sua posição de destaque na segunda metade. A última vez que isso aconteceu com Lewis Hamilton foi na temporada de 2021, quando o piloto da Mercedes estava na frente na metade da temporada e perdeu o título para Max Verstappen em um final dramático.

No entanto, essa não foi a única vez em que Hamilton não conseguiu transformar uma posição de largada promissora em uma vitória no título. Ele liderou a classificação na metade da temporada quatro vezes, mas acabou se tornando campeão mundial. No entanto, ele não é o único "recordista" dessa estatística inglória.

Alain Prost também desperdiçou um total de quatro possíveis títulos de campeão mundial durante sua carreira. E até mesmo lendas como Jim Clark, Stirling Moss, Michael Schumacher e Fernando Alonso tiveram que abrir mão de um possível título de campeão mundial na segunda metade da temporada.

Dois pilotos, Peter Collins e Niki Lauda, até renunciaram a seus títulos de campeões mundiais mais ou menos voluntariamente no final da temporada.

NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na TV Globo, NARRAÇÃO, etc: DEBATE do tchau à Band. E MAX? Projeto Motor

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Piloto 'rejeitado' entra na lista de candidatos da Cadillac, afirma portal britânico
Próximo artigo Como a segurança na F1 melhorou desde a morte de Jules Bianchi em 2015

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros