Lowe: Stroll sofreu falta de potência no motor no Brasil
Diretor técnico da Williams explica que canadense precisou usar especificação antiga em Interlagos após problema no treino, o que impediu seu progresso
A equipe Williams revelou que Lance Stroll foi atrapalhado no GP do Brasil por uma falta de potência em seu motor após ter sido obrigado a utilizar uma especificação anterior.
As dificuldades de Stroll em Interlagos, que terminou em último no Brasil, enquanto que Felipe Massa foi sétimo, proporcionou críticas de várias partes.
Contudo, o diretor técnico da Williams, Paddy Lowe, insistiu que Stroll teve poucas chances de fazer algo melhor, já que ele teve falta de potência no motor por ter sido obrigado a usar uma versão anterior.
“A história de Lance neste fim de semana não é boa e não é culpa sua. Ele teve uma falha de câmbio no terceiro treino livre, o que foi causada por um problema na calibragem eletrônica. Durante este processo, em alta velocidade, ele selecionava marchas baixas e fazia o motor girar a mais de 18 mil rpm. Então, o motor quebrou”, disse.
“Era o motor número quatro [o mais atualizado], então tivemos que colocar o motor número três, e é, provavelmente, aquele que ele usará até o fim do ano.”
“Isso significa que Lance ficou em desvantagem, sem uma grande classificação e também com baixa performance.”
O principal problema com o uso da especificação anterior é que não há mais margem para que Stroll use modos para ajudar em ultrapassagens.
“Depois de ficar parado na largada, o que foi uma infelicidade, o maior golpe para Lance foi ter ficado preso atrás de Grosjean por tempo demais, o que o fez perder terreno para Gasly.”
“E, sem o modo de motor que faltava – já que, na prática, consumimos muito desse motor que não deveria ter sido usado novamente – isso tornou as ultrapassagens muito difíceis.”
“Ele, então, deixou um pneu quadrado em uma tentativa desesperada de passar Grosjean e isso arruinou ainda mais sua corrida. É um dos fins de semana que tenho certeza de que Lance tentará esquecer. Mas nada foi iniciado por algo que tenha a ver com sua própria pilotagem.”
Lowe afirmou que a Williams chegou a cogitar colocar um quinto motor para Stroll para a corrida, mas decidiu que o custo extra de fazer isso não valeria a pena considerando os benefícios que isso traria.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.