Luis Roberto faz relato emocionante sobre morte de Senna e revela momentos difíceis da cobertura em Ímola
Jornalista relembra convite para ver o corpo do piloto, além da conversa com o tricampeão da F1 antes do acidente na curva Tamburello

Narrador da TV Globo, Luis Roberto foi um dos jornalistas envolvidos na cobertura do GP de San Marino de 1994, que marcou a morte de Ayrton Senna há exatos 26 anos. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, o comunicador falou de forma emocionante sobre a tragédia.
Leia também:
Na época, o narrador trabalhava no Grupo Globo de Rádio e acumulava a função de repórter na Fórmula 1, tendo contato direto com pilotos. Abaixo, o jornalista relembra momentos importantes daquela fatídica cobertura, como as conversas com Senna e os bastidores da tragédia em Ímola, incluindo um convite para ver o corpo do tricampeão mundial da F1. Assista ao incrível relato de Luis Roberto:
"O impacto é enorme, especialmente do ponto de vista jornalística, né... É um aprendizado, na prática, sem precedentes. Sem precedentes... Certamente que também é um aprendizado de vida. Para um 'moleque', que estava ali no início de carreira. Eu sempre fui meio 'pé no chão', mas você se deparar com um fim de semana que 'vitimou' Rubinho [Barrichello, que estava na Jordan e sofreu forte acidente no treino livre para a corrida] gravemente na sexta-feira..."."
"O Rubinho inclusive não participou da corrida. É uma corrida que o Rubinho conta, mas não larga. Mas a gente estava em Ímola e serve como lição. O maior ídolo do esporte brasileiro àquela altura [Senna] morre trabalhando. E no sábado morre o [Roland] Ratzenberger. Eu me lembro da batida do Ratzenberger. Ele bate, ricocheteia e gira. E ele [Ratzenberger] já está com a cabeça tombada e você via na lateral o joelho do piloto."
"Arranca a lateral do carro e eu falei: 'Não é possível, o cara morreu'. Desde o Riccardo Paletti no Canadá [em 1982] que não tinha morte na F1. A gente estava meio desabituado com isso. E aí no domingo [...] está todo mundo meio que com a emoção à flor da pele com aqueles dois acidentes graves na memória. Acaba o briefing (reunião pré-corrida) e a gente acompanha o Senna. Ele entra no box da Williams e bota as duas mãos sobre as asas do carro."
GALERIA: Relembre todos os carros da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1
1984: Toleman TG183B

Foto de: Camille De Bastiani
1984: Toleman TG184

Foto de: Camille De Bastiani
1985: Lotus 97T

Foto de: Camille De Bastiani
1986: Lotus 98T

Foto de: Camille De Bastiani
1987: Lotus 99T

Foto de: Camille De Bastiani
1988: McLaren MP4/4

Foto de: Camille De Bastiani
1989: McLaren MP4/5

Foto de: Camille De Bastiani
1990: McLaren MP4/5B

Foto de: Camille De Bastiani
1991: McLaren MP4/6

Foto de: Camille De Bastiani
1992: McLaren MP4/7

Foto de: Camille De Bastiani
1993: McLaren MP4/8

Foto de: Camille De Bastiani
1994: Williams FW16

Foto de: Camille De Bastiani
"E ele deu uma declaração para a gente ali, falando que tinha sido recriada a GPDA (Associação dos Pilotos de GPs da F1, órgão de representação dos competidores da categoria máxima do automobilismo do mundial). É a última imagem que eu tenho do Ayrton Senna vivo. Dali a gente vai para a cabine de transmissão e na verdade eu não vejo mais o Senna. Eu vejo o Senna com o corpo coberto quando o corpo saiu do hospital Maggiore."
"E eu estava com um celular com roaming internacional, que era uma novidade. Então entrevistei o Rubinho de dentro da UTI e entrevistei o Senna saindo do hospital da pista depois da batida de Rubinho. E os colegas davam preferência porque eu estava ao vivo. Na hora que anunciam que o Ayrton Senna morreu eu sou o único ao vivo, por sorte. Anunciaram a morte e eu fiz 'um vivo' grande de repercussão e tal. Depois fui tentar me entender com a situação."
"'O Senna morreu, meu deus, o que que eu faço aqui? O que que eu tenho que fazer? Ou quem que eu tenho que entrevistar?' E aí chegou um diplomata e ele disse: 'O corpo vai ter que ir para o Instituto Médico Legal (IML), que fica perto daqui, por uma questão da legislação italiana. Mas o corpo neste momento está lá no 12º andar, onde fica a UTI'. E aí nós subimos e eu faço uma entrevista com o Galvão Bueno."
"Eu vou para um 'orelhão' e entrevisto o Galvão Bueno ao vivo na Rádio Globo de São Paulo. Eu faço algumas entrevistas para o Galvão e ele me diz: 'Nesse fim de semana, especialmente depois dos acidentes de sexta e sábado, o Ayrton entendeu que ele estava muito grande. Ele parece que entendeu que ele é o grande desse circo. Que ele precisa ter liderança, então é inacreditável que isso tenha acontecido'."
GALERIA: Veja imagens dos acidentes de Senna, Ratzenberger e Rubinho em Ímola
Ayrton Senna, Williams, Rubens Barrichello, Jordan

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna e Niki Lauda

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Ayrton Senna, Williams, Michael Schumacher, Benetton

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams FW16

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Ayrton Senna, Williams

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Muro da curva Tamburello

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Homenagens a Ayrton Senna na Tamburello

Foto de: XPB Images
Roland Ratzenberger, Simtek

Foto de: Photo 4
Roland Ratzenberger, Simtek

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
Roland Ratzenberger, Simtek

Foto de: Photo 4
Rubens Barrichello, Jordan

Foto de: Sutton Motorsport Images
Rubens Barrichello, Jordan

Foto de: Sutton Motorsport Images
Rubens Barrichello, Jordan

Foto de: Sutton Motorsport Images
"O Senna tinha mudado o patamar dele. Ele tinha deixado de ser só um campeão para ser um gigante da história do esporte como liderança. E aí entro na Rádio Globo do Rio e me falam: 'Neste momento, o Maracanã [que recebia o clássico entre Vasco e Flamengo] inteiro grita Senna'. Do outro lado, eu quase desabei, porque eu só fui desabar mais para frente", revelou o emocionado Luis Roberto.
"Quando termino a entrevista com Galvão para a Rádio Globo do Rio, neste momento o corpo do Senna está sendo tirado da UTI na maca, coberto por um lençol. Tinha uma mancha de sangue na altura do nariz. Aí a gente foi para a porta do IML. Ali, muita gente... Torcida, buquês de flores, coroa, japoneses, inglês, chinês, gente de tudo quanto é canto do mundo. E quando foi umas 5 da manhã, o portal lateral se abriu, porque iria ter a troca de plantão."
"Entrou um carro e a gente entrou... Jornalista, a gente entrou... Quando abriu a porta lá do fundo do IML saiu uma senhora. E ela pergunta: 'Vocês querem olhar [para o corpo de Senna]?'. E a gente olhou um para a cara do outro e: 'Não'. Tem uns colegas jornalistas que acham que 'tinha que ter ido ver'. Não! Ela falou: 'Tem um ferimento no rosto e a cabeça está inchada. E ao lado está o corpo do Roland Ratzenberger'. É muito forte...".
Um dia voltei da rua e aí tinha um guardanapo escrito: 'Voo Varig Paris-Brasil tal dia e tal hora'. Era o Galvão, ele tinha deixado no meu escaninho a informação de qual seria o voo. Consegui um lugar no voo. A gente viu o caixão embarcado numa aeronave pequena em Bolonha. Em Paris, acompanhamos o traslado, a gente sabia que a urna seria embarcada. A Varig tirou a classe executiva e fixou o caixão na classe executiva, com uma lona e uma rosa."
"Ao lado do caixão estavam o Galvão, o irmão do Ayrton... No meio da madrugada, o Galvão nos chamou para a gente fazer uma despedida. Fizemos, cada um com sua fé, uma reza. Aí quando chegamos em São Paulo, a gente ficou no ônibus esperando o desembarque [do caixão]. Já também, com honras de herói. E foi a última vez que eu tive o corpo do Ayrton Senna por perto e depois não fui ao enterro, fiquei muito mal. Cheguei em casa e desabei. Não conseguia fazer mais nada, só chorava, processando o que tinha acontecido", completou Luis.
GALERIA: Relembre os detalhes de todas as vitórias da carreira de Senna na Fórmula 1
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
1 - GP de Portugal, 1985, Estoril

Foto de: LAT Images
2 - GP da Bélgica, 1985, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
3 - GP da Espanha, 1986, Jerez de la Frontera

Foto de: XPB Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
4 - GP de Detroit, 1986, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
5 - GP de Mônaco, 1987, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
6 - GP de Detroit, 1987, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
7 - GP de San Marino, 1988, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
8 - GP do Canadá, 1988, Montreal

Foto de: Tom Haapanen
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: LAT Images
9 - GP de Detroit, 1988, Detroit (EUA)

Foto de: Sutton Motorsport Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: LAT Images
10 - GP da Grã-Bretanha, 1988, Silverstone

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
11 - GP da Alemanha, 1988, Hockenheim

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: XPB Images
12 - GP da Hungria, 1988, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
13 - GP da Bélgica, 1988, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
14 - GP do Japão, 1988, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
15 - GP de San Marino, 1989, Imola

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
16 - GP de Mônaco, 1989, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: LAT Images
17 - GP do México, 1989, Cidade do México

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
18 - GP da Alemanha, 1989, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
19 - GP da Bélgica, 1989, Spa-Francorchamps

Foto de: XPB Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
20 - GP da Espanha, 1989, Jerez de la Frontera

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
21 - GP dos Estados Unidos, 1990, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
22 - GP de Mônaco, 1990, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
23 - GP do Canadá, 1990, Montreal

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
24 - GP da Alemanha, 1990, Hockenheim

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
25 - GP da Bélgica, 1990, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
26 - GP da Itália, 1990, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: Sutton Motorsport Images
27 - GP dos Estados Unidos, 1991, Phoenix

Foto de: LAT Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
28 - GP do Brasil, 1991, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
29 - GP de San Marino, 1991, Imola

Foto de: Sutton Motorsport Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
30 - GP de Mônaco, 1991, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: Sutton Motorsport Images
31 - GP da Hungria, 1991, Hungaroring

Foto de: LAT Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Sutton Motorsport Images
32 - GP da Bélgica, 1991, Spa-Francorchamps

Foto de: Ercole Colombo
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: LAT Images
33 - GP da Austrália, 1991, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
34 - GP de Mônaco, 1992, Monte Carlo

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
35 - GP da Hungria, 1992, Hungaroring

Foto de: LAT Images
36 - GP da Itália, 1992, Monza

Foto de: Sutton Motorsport Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: LAT Images
37 - GP do Brasil, 1993, Interlagos

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: Sutton Motorsport Images
38 - GP da Europa, 1993, Donington Park

Foto de: LAT Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Sutton Motorsport Images
39 - GP de Mônaco, 1993, Monte Carlo

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
40 - GP do Japão, 1993, Suzuka

Foto de: Sutton Motorsport Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: LAT Images
41 - GP da Austrália, 1993, Adelaide

Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna: confira 60 fatos e feitos do tricampeão mundial de F1 no vídeo abaixo
PODCAST: Senna é o maior esportista brasileiro após a era Pelé?
.

Artigo anterior
Massa elege Alonso companheiro de equipe mais difícil: “Sofri muito”
Próximo artigo
Após 26 anos da morte de Senna, relembre momentos inesquecíveis do piloto

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Pilotos | Ayrton Senna |
Autor | Carlos Costa |