Massa entra com processo contra FIA, F1 e Ecclestone por título de 2008

Brasileiro deu entrada na Superior Corte de Justiça de Londres em novo passo para reconhecimento do título de 2008

Felipe Massa in the paddock

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Nesta segunda-feira Felipe Massa deu um novo passo em busca do reconhecimento do título mundial de Fórmula 1 de 2008. O piloto entrou com um processo na Superior Corte de Justiça de Londres contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a Fórmula One Management (FOM) e Bernie Ecclestone, o ‘chefão’ da categoria daquele ano.

Leia também:

Os papeis entregues têm dois objetivos: o primeiro, a busca por uma indenização milionária que pode variar entre 64 e 150 milhões de libras, aproximadamente de R$ 400 a R$ 940 milhões. Esses valores, segundo o corpo jurídico de Massa, chegaram por meio de uma análise financeira do caso feita por um especialista em casos do tipo.

Além disso, a ação procura obter um documento da FIA que assume que a entidade violou os seus próprios regulamentos ao não investigar o chamado ‘crashgate’ assim quando soube.

Naquele ano, Nelsinho Piquet bateu de propósito no GP de Singapura para favorecer seu companheiro de equipe, Fernando Alonso. Na prova, Massa acabou na 13ª posição, enquanto Lewis Hamilton, que conquistou o título de 2008, foi o terceiro colocado, somando seis pontos importantes para o seu êxito em Interlagos mais tarde. A diferença entre o então piloto da McLaren e o brasileiro foi de apenas um tento no final.

Vale lembrar que a ideia do processo de judicialização do título de 2008 veio após Bernie Ecclestone admitir que naquele mesmo ano, ele e o presidente da FIA na época, Max Mosley, souberam sobre o que havia acontecido em Singapura.

“Sempre disse que iria brigar até o final", disse Massa. "Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, buscaremos a correção desta injustiça histórica nos tribunais. O assunto agora está com os advogados e eles estão plenamente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no esporte seja feita”, afirmou.

Massa está sendo representado nesta ação pelos advogados Nick de Marco KC e Kendrah Potts, e Richard Levett e Daniel Levy da Enyo Law. A equipe completa também é formada por Bernardo Viana (Vieira Rezende Advogados), Antonio J. Perez-Marques (Davis Polk), Michele Bernasconi (Bär & Karrer), e Olivier Loizon (Gide Loyrette Nouel).

VERSTAPPEN DESTRÓI rivais com Red Bull em GUERRA; veja debate. Novidades na MotoGP

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Haas: Bearman merece uma chance na F1, mas vaga em 2025 não é garantida
Próximo artigo F1: Krack sabe que pode perder Alonso, mas tentará convencer piloto a continuar na Aston Martin

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil