Haas: Bearman merece uma chance na F1, mas vaga em 2025 não é garantida

Chefe da Haas, Ayao Komatsu, diz que a excelente estreia de Oliver Bearman na Fórmula 1 pela Ferrari mostra que ele merece um assento, mas minimizou as sugestões de que ele terá espaço na Haas

Oliver Bearman, Ferrari SF-24, Nico Hulkenberg, Haas VF-24

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

O resultado na estreia de Oliver Bearman na Fórmula 1 chamou a atenção. Largando em 11º, ele terminou a corrida em sétimo. O britânico substituiu Carlos Sainz a partir do terceiro treino livre no GP da Arábia Saudita, depois que o espanhol precisou de uma cirurgia para apendicite. O chefe de equipe da Haas, Ayao Komatsu, elogiou a passagem do piloto na F1. 

"Incrível. Este circuito não é o circuito mais fácil de entrar no TL3. Então estou muito, muito feliz por ele e [ele foi] impressionante."

Apesar de ter conseguido apenas uma sessão de treinos livres de uma hora em um circuito de alta velocidade e difícil de dominar, o jovem de 18 anos entrou imediatamente no ritmo e por pouco não conseguiu chegar ao Q3.

Na corrida, ele lutou contra nomes como Yuki Tsunoda e Nico Hulkenberg até ao sétimo lugar, impressionando com uma segunda metade da corrida consistente.

Bearman fez suas primeiras aparições oficiais em um carro da F1 nos treinos livres no México e em Abu Dhabi pela Haas. Isso o levou a ser piloto reserva da Ferrari e da Haas para a temporada de 2024.

Komatsu reconheceu que Bearman merece uma vaga em tempo integral na F1 em 2025, mas enfatizou que está longe de ter certeza de que o jovem terá essa chance com a Haas.

Nico Hulkenberg, Haas VF-24 battles with Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Nico Hulkenberg, Haas VF-24 battles with Oliver Bearman, Ferrari SF-24

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Na Arábia Saudita, Kevin Magnussen fez uma forte investida defensiva que permitiu ao companheiro de equipe Nico Hulkenberg conquistar o primeiro ponto da temporada para Haas.

Tendo como pano de fundo essas performances, Komatsu sentiu que seria “muito injusto” falar de Bearman como seu futuro piloto e afirmou que ficaria feliz em manter sua formação atual como as coisas estão.

"Ele merece uma chance no próximo ano, eu acho. [Mas] a penalidade à parte, Kev teve um desempenho fantástico hoje. Nico também. Então, como posso sentar aqui e dizer: [Bearman é] 'nosso piloto para o próximo ano'? Com base no desempenho de hoje, [são] Nico e Kevin."

Komatsu acrescentou que não ficou muito surpreso com o desempenho de Bearman depois que o piloto da Prema F2 o impressionou de forma semelhante enquanto trabalhava com a Haas.

"Claro, nós o testamos no TL1 do México e em Abu Dhabi e imediatamente ficou totalmente claro para mim e para a maioria de nós que ele é especial”, explicou.

"Não é apenas a velocidade. É o pacote completo e ele entende os objetivos, ele se comportou muito bem. Mesmo durante uma corrida, ele é capaz de absorver as informações da volta anterior e depois fazer pequenos ajustes para dar o próximo passo melhorar. Ele mostrou maturidade imediatamente, como se já fizesse isso há alguns anos."

Bearman viajará para Melbourne na próxima semana para retomar sua campanha na F2 depois de perder as corridas de Jeddah e estará novamente disponível para ser piloto reserva caso Sainz não se recupere totalmente da cirurgia.

VERSTAPPEN DESTRÓI rivais com Red Bull em GUERRA; veja debate. Novidades na MotoGP

Podcast #272 – Qual papel de Verstappen na crise da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Red Bull ultrapassa Williams e agora mira na Mercedes no ranking de vitórias na F1
Próximo artigo Massa entra com processo contra FIA, F1 e Ecclestone por título de 2008

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil