Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Massa prevê briga com McLaren e Force India no GP da Espanha

Brasileiro vê a Williams na luta para ser a quarta força e destaca importância de diminuir consumo de pneus

Oitavo colocado nos treinos livres de sexta-feira para o GP da Espanha, Felipe Massa acredita que esta é a realidade da Williams para este final de semana. O brasileiro acha que Mercedes, Red Bull e Ferrari estão um pouco à frente e que sua briga é para decidir quem é a quarta força, junto de McLaren – que colocou seus dois pilotos em sexto e sétimo nos treinos – e Force India.

“A briga estará mais com McLaren e Force India, pois acredito que a Red Bull esteja um pouco melhor que a gente e talvez a Ferrari também. Quem sabe, com um bom final de semana, eu consiga lutar com Red Bull e Ferrari na classificação. Podemos melhorar um pouco, mas não acho que a situação vai ser muito diferente no sábado em relação ao que foi hoje.”

Mesmo tendo visto a McLaren à frente, algo que não ocorreu nas últimas provas, Massa destacou que as novidades trazidas pela Williams para Barcelona funcionaram.

“O que a gente trouxe, funcionou. Tirando a asa traseira que acho que ‘morreu’, para falar a verdade, porque não estamos conseguindo fazê-la funcionar desde a Austrália e isso se repetiu. Mas o resto mostrou mais ou menos o que deveria em relação aos dados do túnel de vento. Então temos carro para ter um bom final de semana.”

Para a corrida, a preocupação é o consumo de pneus. Mesmo que a Pirelli tenha levado os dois compostos mais duros para o GP de Barcelona, o fato da pista ter muitas curvas de alta velocidade aumenta a degradação. Para complicar a estratégia das equipes, o pneu duro não tem um rendimento satisfatório até aqui.

“O consumo é alto. Tanto que, apesar de usarmos o pneu duro aqui, nem parece porque ele é lento na primeira volta e perde rendimento rapidamente. A diferença de um pneu para o outro é muito grande: o médio é mais rápido e dura praticamente o mesmo. Então eu acho que será uma briga entre duas e três paradas, com muitos carros optando por três.”

Nesse quesito, quem parece bem é a Red Bull, que conseguiu fazer um stint de 24 voltas com o pneu médio com Ricciardo e deve ser uma das equipes que vai apostar em duas paradas.

“A Red Bull é o carro que menos consome pneu, muito menos que nós e talvez até menos que a Mercedes. Isso mostra que eles têm o carro mais forte aerodinamicamente, pois isso ajuda no consumo. Mas também mostra que temos de trabalhar para ficar o máximo possível com o pneu médio.”
Artigo anterior Ricciardo não esconde frustração por levar 1s da Mercedes
Próximo artigo Hamilton comemora liderança no dia mas lembra: “Hoje é só sexta-feira”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros