Recomendado para você

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock Car confirma etapa inédita em Cuiabá em 2025
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?

MotoGP
MotoGP
Ritmo de classificação é mais importante do que o ritmo de corrida na MotoGP?
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Sem pontuar desde o meio do ano, Austin pode ser esperança para Alpine; entenda
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Brown responde à alegação "ridícula" de Palou sobre contratação de Piastri
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Racing Bulls revela pintura exclusiva para GP dos EUA
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Relembre os aniversários de todos os pilotos do grid de 2025
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
Mudança de filosofia transformou Aprilia em fabricante de ponta na MotoGP; entenda
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP da Austrália
"Minha carreira pode começar e terminar na Ducati", diz Bagnaia sobre futuro na MotoGP
Últimas notícias

Massa prevê briga com McLaren e Force India no GP da Espanha

Brasileiro vê a Williams na luta para ser a quarta força e destaca importância de diminuir consumo de pneus

Oitavo colocado nos treinos livres de sexta-feira para o GP da Espanha, Felipe Massa acredita que esta é a realidade da Williams para este final de semana. O brasileiro acha que Mercedes, Red Bull e Ferrari estão um pouco à frente e que sua briga é para decidir quem é a quarta força, junto de McLaren – que colocou seus dois pilotos em sexto e sétimo nos treinos – e Force India.

“A briga estará mais com McLaren e Force India, pois acredito que a Red Bull esteja um pouco melhor que a gente e talvez a Ferrari também. Quem sabe, com um bom final de semana, eu consiga lutar com Red Bull e Ferrari na classificação. Podemos melhorar um pouco, mas não acho que a situação vai ser muito diferente no sábado em relação ao que foi hoje.”

Mesmo tendo visto a McLaren à frente, algo que não ocorreu nas últimas provas, Massa destacou que as novidades trazidas pela Williams para Barcelona funcionaram.

“O que a gente trouxe, funcionou. Tirando a asa traseira que acho que ‘morreu’, para falar a verdade, porque não estamos conseguindo fazê-la funcionar desde a Austrália e isso se repetiu. Mas o resto mostrou mais ou menos o que deveria em relação aos dados do túnel de vento. Então temos carro para ter um bom final de semana.”

Para a corrida, a preocupação é o consumo de pneus. Mesmo que a Pirelli tenha levado os dois compostos mais duros para o GP de Barcelona, o fato da pista ter muitas curvas de alta velocidade aumenta a degradação. Para complicar a estratégia das equipes, o pneu duro não tem um rendimento satisfatório até aqui.

“O consumo é alto. Tanto que, apesar de usarmos o pneu duro aqui, nem parece porque ele é lento na primeira volta e perde rendimento rapidamente. A diferença de um pneu para o outro é muito grande: o médio é mais rápido e dura praticamente o mesmo. Então eu acho que será uma briga entre duas e três paradas, com muitos carros optando por três.”

Nesse quesito, quem parece bem é a Red Bull, que conseguiu fazer um stint de 24 voltas com o pneu médio com Ricciardo e deve ser uma das equipes que vai apostar em duas paradas.

“A Red Bull é o carro que menos consome pneu, muito menos que nós e talvez até menos que a Mercedes. Isso mostra que eles têm o carro mais forte aerodinamicamente, pois isso ajuda no consumo. Mas também mostra que temos de trabalhar para ficar o máximo possível com o pneu médio.”
Artigo anterior Ricciardo não esconde frustração por levar 1s da Mercedes
Próximo artigo Hamilton comemora liderança no dia mas lembra: “Hoje é só sexta-feira”

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros