McLaren desastrosa, Rosberg e tensões com o pai: relembre outros momentos difíceis de Hamilton na F1

Situação vivida no começo de 2022 acaba levando a comparações com outras fases problemáticas do heptacampeão

McLaren desastrosa, Rosberg e tensões com o pai: relembre outros momentos difíceis de Hamilton na F1
Carregar reprodutor de áudio

Lewis Hamilton vive um início de temporada na Fórmula 1 para esquecer. Apesar do pódio na primeira corrida, no Bahrein, o heptacampeão vem sofrendo para encontrar a mesma performance do W13 que seu companheiro de Mercedes, George Russell.

Após um fim de semana desastroso em Ímola, terminando o GP da Emilia Romagna apenas na 13ª posição enquanto Russell foi o quarto colocado, a situação de Hamilton foi colocada sob os holofotes, devido à queda sofrida pelo piloto da Mercedes logo após uma disputa pelo título que durou até a última volta da última corrida contra Max Verstappen.

Leia também:

Mas essa não é a primeira fase complicada vivida pelo britânico em seus anos na categoria, apesar de nem todos terem relação com a acontecimentos dentro de pista, mas com reflexos em seus resultados. O Motorsport.com relembra cinco desses momentos.

1 - “Desastrosa” McLaren de 2009

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24

Photo by: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images

Durante o fim de semana da F1 em Ímola, Hamilton comparou o W13 da Mercedes com o MP4-24 da McLaren, carro da temporada de 2009. Para o britânico, este foi o pior carro que guiou em sua carreira na categoria, e não é para menos.

Hamilton chegava a 2009 como o campeão vigente e mesmo antes da pré-temporada já sentia que havia algo de errado com o carro, o que foi confirmado nos primeiros testes. E no começo do campeonato, sentia o tamanho do buraco, conquistando apenas 10 pontos nas nove primeiras provas do ano (26 no sistema de pontuação atual).

Na época, Hamilton deixou clara sua frustração, falando que a performance da McLaren era “vergonhosa” e cobrou a equipe por um novo carro, o que de fato veio a partir da Hungria, quando conquistou uma importante vitória após largar em quarto, triunfando ainda mais uma vez no ano em Singapura.

2 - Tensões com o pai

Lewis Hamilton with his father Anthony Hamilton

Lewis Hamilton with his father Anthony Hamilton

Photo by: JEP / Motorsport Images

Hamilton sempre deixou claro a importância de seu pai, Anthony, em sua carreira, colocando-o como um dos principais fatores que o levaram à F1. Mas o relacionamento entre os dois passou por momentos tensos no começo dos anos 2010.

Anthony era o empresário de Lewis até 2010, antes que uma “separação” pouco amistosa fizesse com que pai e filho ficassem sem se falar por algum tempo. Em entrevista ao Sinday Mirror em 2012, Anthony disse que a crise foi “como um pesadelo, parecia que algo havia morrido”, deixando-o “devastado”.

Apesar de seguir conquistando vitórias e pódios em 2010 e 2011, Hamilton teve duas temporadas de altos e baixos. Em 2011, a última vez em que terminou em 5º no Mundial de Pilotos, seu ano ficou marcado por diversos incidentes com Felipe Massa, mais notoriamente em Singapura, onde o brasileiro foi “parabenizar” o piloto da McLaren durante as entrevistas.

3 - Fim do relacionamento com Nicole Scherzinger

Nicole Scherzinger, Lewis Hamilton, McLaren MP4-25

Nicole Scherzinger, Lewis Hamilton, McLaren MP4-25

Photo by: Motorsport Images

Hamilton teve um relacionamento com a vocalista do grupo Pussycat Dolls que durou de 2007 a 2015, com algumas interrupções no meio. E os momentos de términos com a cantora americana também coincidiram com fases complicadas do britânico nas pistas.

Após o término em fevereiro de 2015, Hamilton e Scherzinger afirmaram que seguem amigos e inclusive já foram fotografados juntos em eventos sociais ao longo dos anos, sempre levantando rumores sobre uma possível retomada do relacionamento.

4 - Rivalidade com Nico Rosberg

World Champion Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 shakes hands with team mate and race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

World Champion Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 shakes hands with team mate and race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Photo by: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Hamilton e Nico Rosberg eram amigos de longa data, desde as categorias de base até o início de seus caminhos na F1, mas essa situação mudou dramaticamente quando os caminhos se cruzaram na Mercedes a partir de 2013.

A amizade de longa data tornou-se uma das maiores rivalidades da F1 no século XXI, culminando em uma verdadeira batalha na temporada de 2016.

 O GP da Espanha daquele ano marcou o início da guerra entre os dois e mesmo com um segundo semestre forte, com quatro vitórias e outros cinco pódios, o título ficou com Rosberg, que anunciou a aposentadoria do esporte logo depois.

5 - Tensões na disputa com Max Verstappen

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, and Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, in the press conference

Max Verstappen, Red Bull Racing, 2nd position, and Lewis Hamilton, Mercedes, 1st position, in the press conference

Photo by: FIA Pool

Após quatro anos mais tranquilos, mesmo com o desafio de Sebastian Vettel, Hamilton voltou a vivenciar uma rivalidade como a de Rosberg apenas em 2021 com Max Verstappen.

Se no começo da temporada víamos belas disputas, mas justas, tudo mudou a partir de Silverstone, quando Hamilton tentava impedir uma disparada de Verstappen no campeonato. O acidente botou fogo no campeonato, tanto dentro quanto fora da pista, levando a outros incidentes e acusações, que envolviam ainda Toto Wolff, Christian Horner e Helmut Marko.

A disputa histórica foi coroada com uma corrida final repleta de polêmicas em Abu Dhabi e o título para Verstappen, mas não sem muitas reclamações da parte da Mercedes sobre os procedimentos de safety car e relargada nas voltas finais da corrida.

VÍDEO: Rosberg critica Hamilton após resultado em Ímola

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #175 - Como explicar desempenho constrangedor de Hamilton em Ímola?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Brawn revela que há "solução chegando" para aperto das equipes com teto orçamentário
Artigo anterior

F1: Brawn revela que há "solução chegando" para aperto das equipes com teto orçamentário

Próximo artigo

F1: Mercedes espera ter atualizações prontas já para GP de Miami

F1: Mercedes espera ter atualizações prontas já para GP de Miami