McLaren explica problema de Vandoorne em Abu Dhabi
Problemas de pilotagem de Stoffel Vandoorne no GP de Abu Dhabi foram causados por um pedaço de fita preso no difusor da McLaren










Stoffel Vandoorne se queixou de um problema de direção desde o início da corrida em Abu Dhabi e foi ouvido no rádio discutindo com a equipe maneiras de resolver isso.
Após a corrida, ele disse que sua MCL32 havia se comportado "como um carro de rali", e assumiu que teria algum tipo de dano. Ele terminou em 12º dos 18 pilotos que terminaram a corrida.
No entanto, quando a equipe recebeu o carro de volta no parque fechado, uma inspeção revelou que um pedaço de fita preta, de um tipo diferente usada pela equipe, estava presa no difusor, o que obviamente teria afetado a carga aerodinâmica.
"Acreditamos que Stoffel passou toda a sua corrida com um grande pedaço de fita preso no difusor," disse o engenheiro Vandoorne Tom Stallard para o Motorsport.com.
Leia também:
"Era o tipo de fita de duas polegadas que é muito pegajosa usada por equipes de carros de turismo e outras categorias para substituir o para-choque dianteiro. No final da corrida, houve um pedaço de 20 centímetros ainda preso no lado esquerdo do difusor".
"Durante a corrida, acreditamos que este pedaço de fita era muito maior. Acreditamos que a perda de downforce foi equivalente à abertura do DRS, mas durante toda a volta e sem perda de arrasto".
"Além disso, a perda no difusor era simétrica no início, mas, eventualmente, a fita estava só no lado esquerdo".
"Por volta da volta 22, o difusor se recuperou parcialmente e o ritmo de Stoffel melhorou. Acreditamos que neste momento a fita se prendeu em ambos os lados, mas depois quebrou e ficou só na esquerda. Suponho que a peça original deveria ter cerca de 50 cm de comprimento."
Um dos rivais de Vandoorne deu à McLaren mais provas: "Pierre Gasly, quem estava atrás de Stoffel na primeira parte da corrida, disse que o carro virava demais e podia ver algo batendo no difusor".
"Com isso em mente, eu acho Stoffel fez um excelente trabalho, não só para manter seu carro na pista, mas também para reter seis carros atrás dele", concluiu o engenheiro.

Brawn: Antigo logo da F1 “não é icônico nem memorável”
Hamilton admite dilema com sua permanência na Fórmula 1

Últimas notícias
Ex-F1 correrá pela primeira vez em Watkins Glen assim como Daniil Kvyat e Mike Rockenfeller na NASCAR Cup
Decisão do australiano pode impactar até mesmo nas academias de jovens pilotos ao longo do automobilismo
F1: Russell acredita que mudança na regra do assoalho em Spa pode trazer Mercedes para briga
Britânico ainda destaca progresso feito pela equipe com W13 que levou pilotos a conquistarem pódios nas últimas etapas
"Constrangedor", diz ex-F1 sobre campeonato da Ferrari em 2022; veja
“É uma situação na qual vemos que a pressão foi colocada pela Red Bull, para a Ferrari reagir de forma errada"; confira