Últimas notícias

Em números: O que a McLaren-Honda fez à carreira de Alonso

Buscando novos ares em saída da Ferrari no final de 2014, espanhol viu sonho se tornando pesadelo

Fernando Alonso, McLaren MCL32 stops on track in FP1

Fernando Alonso, McLaren MCL32 stops on track in FP1

Sutton Motorsport Images

Acidente envolvendo Fernando Alonso e Esteban Gutierrez
Acidente envolvendo Fernando Alonso e Esteban Gutierrez
Fernando Alonso, McLaren MCL32, Jolyon Palmer, Renault Sport F1 Team RS17
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Fernando Alonso, McLaren MCL32
Carro batido de Fernando Alonso, McLaren
Jenson Button e o Fernando Alonso, McLaren Honda
Fernando Alonso, McLaren MP4-31

O fim da parceria McLaren-Honda marca também o possível fim de um período negro na carreira do bicampeão mundial Fernando Alonso. O piloto espanhol chegou da Ferrari no final de 2014 com grandes intenções de retornar aos títulos mundiais e às vitórias sendo a principal estrela no retorno de uma parceria clássica.

Quando se falava em McLaren-Honda até o fim de 2014, automaticamente vinha à cabeça os anos dourados de Ayrton Senna e Alain Prost. Em cinco temporadas de parceria entre 1988 e 1992, a equipe inglesa e a fábrica japonesa conquistaram quatro títulos mundiais de pilotos e construtores.

No entanto, a reedição da parceria foi desastrosa. Com uma unidade com potência abaixo das concorrentes e com pouca confiabilidade, Alonso foi refém da má performance de seu carro.

Mas o que a parceria desastrosa McLaren-Honda custou à carreira Fernando em números?

Confira:

 

Alonso até 2014

(234 GPs)

Alonso McLaren-Honda

(50 GPs)

Abandonos 37 58
Maior número de abandonos em uma temporada 8 (2001) 9 (*2017)
Corridas perdidas 0 3
Pontos na carreira 1767 1842
Pior temporada pontuando **2009, 26 pontos *2017, 10 pontos
Pior colocação em um mundial pontuando 9º (2009) 17º (2015)
Média de vitórias 32 (13,6%) 32 (11,2%)
Média de poles positions 22 (9,4%) 22 (7,7%)
Média de voltas mais rápidas 21 (8,9%) 23 (8%)
Média de pódios 97 (41,4%) 97 (34,1%)

*Temporada em andamento

**Pontuação antiga (10-8-6-5-4-3-2-1)

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Motor de F1 da Mercedes atinge marca notável no dinamômetro
Próximo artigo Sainz: "Como nada foi anunciado, não vou comentar"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil