Mercedes não sabe se vai usar novo sistema de direção na Austrália

Pilotos da equipe alemã têm suas dúvidas sobre a utilização do DED na abertura da temporada 2020 da Fórmula 1

Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11

Mark Sutton / Motorsport Images

Pilotos da Mercedes na Fórmula 1, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas continuam com dúvidas sobre se a equipe usará ou não seu sistema de direção de eixo duplo (DED) na etapa de abertura da temporada de 2020, na Austrália.

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Após um ano de desenvolvimento, a Mercedes estreou seu novo sistema DED no segundo dia de testes de pré-temporada em Barcelona, ​​provocando intrigas por todo o paddock da categoria máxima do automobilismo mundial.

O sistema permitiu que Hamilton e Bottas ajustassem o ângulo das rodas dos carros puxando e empurrando o volante no carro, de forma a alterar a cambagem e reduzir o arrasto nas retas e aumentar a aderência nas curvas. Explicamos no vídeo abaixo:

Embora permaneçam pontos de interrogação sobre sua legalidade esportiva sob as regras da F1, a maioria dos rivais elogiou a Mercedes pela inovação com o novo dispositivo. Segundo a FIA, o sistema está dentro das regras.

Mas a equipe ainda precisa tomar uma decisão firme sobre se o DED será usado na corrida de abertura do campeonato deste ano, no GP da Austrália. A etapa de Melbourne está marcada para o próximo dia 15 de março.

Bottas falou sobre o sistema: "Estávamos aprendendo mais sobre isso. Com o teste, os engenheiros têm mais tempo para lidar com os dados e dar mais diretrizes para nós, como pilotos, da melhor forma de usá-lo".

“Temos que ver em que tipo de situações o DED pode trazer vantagem e em que pistas será um pouco de ponto de interrogação. Estamos felizes em tê-lo no carro e vamos usar o que achamos melhor".

Entretanto, quando questionado sobre o uso do DED em Melbourne, Bottas disse que não via "nenhuma razão para isso". Já Hamilton foi mais discreto, alegando que não havia passado muito tempo se concentrando no assunto. Relembre os carros do hexacampeão na F1:

2007: McLaren Mercedes, MP4-22
2007: McLaren Mercedes, MP4-22
2008: McLaren MP4-23
2008: McLaren MP4-23
2009: McLaren MP4-24
2009: McLaren MP4-24
2010: McLaren MP4/25
2010: McLaren MP4/25
2011: McLaren MP4-26
2011: McLaren MP4-26
2012: McLaren MP4-27
2012: McLaren MP4-27
2013: Mercedes F1 W04
2013: Mercedes F1 W04
2014: Mercedes AMG F1 W05
2014: Mercedes AMG F1 W05
2015: Mercedes AMG F1 W06
2015: Mercedes AMG F1 W06
2016: Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
2016: Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
2017: Mercedes AMG F1 W08
2017: Mercedes AMG F1 W08
2018: Mercedes AMG F1 W09
2018: Mercedes AMG F1 W09
2019: Mercedes AMG F1 W10
2019: Mercedes AMG F1 W10
2020: Mercedes AMG F1 W11
2020: Mercedes AMG F1 W11
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“Às vezes você pratica com ele, às vezes você pratica sem ele. Não sei quanto vamos usá-lo. Mas acho que fizemos um bom teste de pré-temporada, embora não tenha sido perfeito. Descobrimos que temos muitos problemas que estamos tentando resolver", disse o britânico.

"Não sei quanto tempo levará para resolver o problema (de motor), mas é melhor que tenhamos descoberto nos testes. Por outro lado, nosso desempenho foi muito bom em quilometragem e nos processos e coisas que descobrimos ao longo do caminho".

“Mas não faço ideia de onde estamos, em comparação com os outros times. A equipe provavelmente terá uma ideia melhor disso", completou o hexacampeão, um dos destaques da pré-temporada. O Motorsport.com analisou os testes no vídeo abaixo:

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