Mercedes: "ninguém aqui acredita que chegamos ao limite"
Equipe deu a entender que está para entregar bons ganhos em 2016, não parando seu potencial de melhoria
A Mercedes tem o melhor desempenho desde que os V6 chegaram à F1, em 2014, garantindo o bicampeonato do mundial de pilotos e construtores. Embora seus principais concorrentes apostam que a equipe tenha chegado ao seu ápice de desenvolvimento, Andy Cowell, engenheiro-chefe da escuderia, contrariou a expectativa.
"Tivemos enormes ganhos nos últimos anos", disse em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, na fábrica da escuderia. "Não vejo este desenvolvimento parar. Ninguém aqui acredita que chegamos ao limite."
Eficiência térmica
As novas regras sobre eficiência de combustível na F1 privilegiam aqueles que conseguem maior eficiência do motor. Quanto melhor, mais potência será produzia, se baseando na capacidade de armazenamento e a taxa de fluxo, que são extremamente controlados. Cowell confirmou que o motor Mercedes agora consegue entregar mais de 900bhp.
"E vamos continuar. Fica cada vez mais difícil desenvolver mais o carro? Sim, é verdade, mas há muitas áreas em que conseguiremos pequenos ganhos."
"É como a mineração de ouro, você trabalha muito duro, tem muita poeira, e de vez em quando você tem uma pepita em suas mãos que o faz sorrir."
"A eficiência térmica está melhorando, desde 2014 conseguimos dar bons passos e talvez conseguiremos andar um pouco mais em 2016."
Ameaça da Honda
Apesar do otimismo sobre a unidade de potência da Mercedes, Cowell está ciente de que os rivais estão os perseguindo com força e ele conta até mesmo com a força da Honda.
"Se olharmos para o que a Ferrari tem feito ao longo dos últimos 12 meses, é notável", disse.
"As melhorias têm sido um enorme crédito para a sua remodelação e seu entusiasmo."
"Ninguém aqui está assumindo que vai ganhar, todo mundo aqui está assumindo que vamos ser perseguidos pela Ferrari e Honda, que são uma grande ameaça."
"A Honda chegou rapidamente e estão tendo que aprender na frente do público, mas são extremamente determinados e contam com uma parceria com a McLaren, que são extremamente determinados."
"Nós sabemos exatamente como a McLaren trabalha em termos de uma abordagem orientada a dados, de modo que eles vão fazer alguns grandes ganhos."
"A determinação da Renault também é um fator, como já mostraram anteriormente, por estarem muito mais envolvidos agora na Fórmula 1, em vez de ser apenas um fornecer de unidades de potência."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.