Montezemolo rebate Massa: "Ele definitivamente ajudará Alonso"
Presidente da Ferrari explica saída do brasileiro, compara Raikkonen a Lauda e diz preferir Alonso reclamão a "covarde"
Depois de Felipe Massa nas sete etapas que faltam para o fim deste seu último campeonato pela Ferrari, o presidente da equipe, Luca di Montezemolo, garantiu que o título do espanhol e de construtores continua sendo o foco deste ano em Maranello, mesmo que Alonso esteja a 52 pontos do líder Sebastian Vettel e o time, a 104 da Red Bull.
“Devemos lembrar que há apenas uma Red Bull obtendo os resultados”, afirmou o dirigente. “A equipe vai apoiar Alonso até o último metro e, além disso, também estou esperando que Massa tenha um ótimo final de temporada. Felipe é um cara excepcional. Dizem que ele não vai ajudar Fernando? Por favor! Ele definitivamente o fará, nos dando uma mãozinha no campeonato de construtores e Alonso no de pilotos.”
Montezemolo explicou ainda que a decisão de não renovar o contrato do brasileiro tem a ver com a falta de resultados consistentes. “Ele precisava de resultados, assim como nós. Ele conseguiu alguns, mas era inconsistente, tendo algumas corridas boas, mas não de forma regular. Sentimos a falta de pontos vindos dele no campeonato de 2012. Será bom para ele mudar de ares.”
RAIKKONEN É COMO LAUDA
Em relação à contratação de Raikkonen, o italiano afirmou que Alonso esteve a par durante toda a negociação e que a equipe decidiu procurar um piloto mais experiente porque “empregar um jovem em uma temporada complexa como de 2014 não nos deu confiança.”
Montezemolo, que demitiu o mesmo Raikkonen ao final da temporada 2009, e brincou na época que quem pilotava o carro era seu irmão gêmeo, e não o campeão de 2007, elogiou Kimi.
“Hoje, Raikkonen é um dos melhores, junto de Alonso, Vettel e Hamilton.” O dirigente comparou o piloto a Niki Lauda, que se aposentou por três vezes durante a carreira – depois de sair da Ferrari, Raikkonen ficou dois anos fora da Fórmula 1. “Chegou um momento em que Niki se encheu. A parada fez bem a ele, ele voltou em grande forma. Eu queria um piloto que não me fizesse me arrepender de Massa. Peço vitórias, pódios e uma performance consistente de Kimi e Alonso será o primeiro a se beneficiar.”
“ALONSO NÃO PODE FAZER TUDO SOZINHO”
Sobre o bicampeão, Montezemolo disse entender seu descontentamento com as três temporadas sem títulos na Ferrari. “Diria que é como um jogador que é colocado no banco e se revolta com o treinador. Mas eu prefiro isso do que um covarde!”, afirmou, além de salientar a importância de Raikkonen contribuir com Alonso no desenvolvimento do carro. “Quero uma presença diligente em Maranello. Alonso não pode ficar com tudo sobre os ombros sozinho.”
O presidente da Ferrari assegurou ainda que o cargo do chefe da equipe, Stefano Domenicali, não corre perigo. “Nós sentiríamos sua falta. Ele foi fundamental para contratarmos Kimi. Ele fez um grande trabalho para o futuro. E não vamos esquecer que perdemos na última corrida por duas vezes em três anos e não foi culpa dele.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.