"Não traríamos esse pneu se não quiséssemos usá-lo", diz Pirelli
Falando ao TotalRace, Paul Hembery lamenta chuva e rechaça críticas de pilotos sobre falta de compostos
A Pirelli não nega o desapontamento por ter ficado sem os dados que planejava ter após a água que caiu e Interlagos praticamente por todo o dia ter atrapalhado os testes com os pneus protótipos para o ano que vem, mas o diretor da marca, Paul Hembery, não acha que isso é o fim do mundo.
Ouvido com exclusividade pelo TotalRace, o britânico se mostrou resignado pela situação. “É um atraso porque não traríamos esse pneu para cá se não quiséssemos usá-lo. Nossa intenção era ter uma base de referência em relação ao produto do ano que vem em um circuito no qual poderíamos comparar com o pneu deste ano e carros com os quais sabemos como eles se comportam. O que podemos fazer?”
Com a água, os pilotos usaram basicamente os compostos intermediários e para chuva extrema e, curiosamente, os resultados foram semelhantes. Hembery explicou que isso se deve à natureza do circuito, que acumula mais água no setor mais sinuoso.
“O circuito tem partes diferentes. Dava para ver nos treinos que quem estava com os pneus intermediários era mais rápido no primeiro setor e perdia muito no segundo. Era nesse local que os pilotos estavam com dificuldades e os pilotos vão precisar de habilidade para fazer esses pneus funcionarem neste trecho. Não diria que estava muito divertido para eles, mas para a gente assistir, estava.”
Sobre as queixas dos pilotos, que queriam mais do que os três jogos de pneus disponíveis, o britânico disse que “eles sabem que vão ter seus jogos de pneus trocados para amanhã, pois isso sempre acontece quando pneus de chuva são usados na sexta-feira.”
Segundo as regras, cada piloto tem direito a quatro jogos de pneus intermediários e três pneus de chuva. Caso uma das sessões de sexta-feira for declarada disputada sob chuva, um jogo de intermediário usado na sexta-feira será substituído por um novo.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.