Novo chefe da Ferrari quer trazer alegria "perdida"
Mattia Binotto também nega que departamento técnico possa perder qualidade de trabalho com ausência de ex-dirigente
Ex-diretor técnico da Ferrari, Mattia Binotto assumiu seu novo papel após a saída de Maurizio Arrivabene.
A liderança técnica de Binotto ajudou a Ferrari a voltar a se costumar com vitórias, mas o italiano quer que os membros da equipe apreciem competir uns com os outros, além da alegria do sucesso.
"Há vários anos trabalhamos todos juntos, tentando melhorar passo a passo, temporada após temporada", disse Binotto após o lançamento do carro de 2019, o SF90.
“A filosofia para a próxima temporada certamente é tentar aproveitar isso. É algo que talvez estivéssemos perdendo no passado.”
"Certamente estamos gostando de ganhar, mas acho que você pode simplesmente desfrutar, tentando ser companheiros de equipe, algo que estamos tentando consolidar."
Binotto ajudou a coordenar duas importantes reviravoltas da Ferrari na era V6 turbo-híbrida da F1.
Primeiro, ele ajudou o departamento de motores a se recuperar do erro da Ferrari de não se preparar adequadamente para as novas regras em 2014, e quando ele assumiu seu papel no CTO, Binotto foi um fator-chave no surgimento da Ferrari como uma séria ameaça a Mercedes em 2017 e 2018.
Foi sugerido que a Ferrari pode não tirar o máximo proveito de Binotto em um papel de chefe de equipe, ou sofrer por perdê-lo como um diretor técnico dedicado.
Binotto disse: “É verdade que são trabalhos muito diferentes.”
"Tenho sorte porque tenho um time muito forte. Acho que cada indivíduo sabe exatamente o que fazer, então não sou eu que os sustento, eles estão me sustentando.”
“É assim que estamos organizados. Éramos uma organização muito plana e ainda somos muito planos. Ser plano significa que todos contribuem para o objetivo.”
“Do meu lado, vou tentar coordenar as coisas, mas o trabalho real é feito por eles.”
Sebastian Vettel venceu cinco provas em cada uma das duas últimas temporadas, apesar de seus próprios erros contribuírem para a perda do título de 2018.
O alemão disse que acredita que "o espírito da equipe parece certo rumo à nova temporada.”
"Tenho certeza de que, com a equipe que conseguimos construir nos últimos dois anos, que [o carro novo] é uma progressão para este ano", disse Vettel.
“Chegamos perto nos últimos dois anos, às vezes mais perto, às vezes mais longe, mas acho que as coisas no geral estão indo na direção certa.”
“As coisas não estão de cabeça para baixo desde o início de janeiro, quando foi anunciado que Mattia está assumindo a liderança da equipe.”
“Se qualquer coisa é apenas uma progressão natural, o clima da equipe agora é bom e estamos todos empolgados.”
Charles Leclerc, Ferrari, Sebastian Vettel, Ferrari, Mattia Binotto, Ferrari Team Principal
Photo by: Ferrari
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.