Ocon espera que seu futuro na Fórmula 1 seja definido em breve
Ex-Force India e atual piloto reserva da Mercedes, piloto francês faz trabalhos no simulador para a equipe germânica, mas quer voltar ao grid
Piloto reserva da Mercedes, Esteban Ocon espera que seu futuro na Fórmula 1 seja definido "muito, muito em breve". O piloto francês, que teve boa passagem por Manor e Force India (veja na galeria especial no fim desta matéria), tenta retomar um assento titular na elite do automobilismo mundial na próxima temporada.
Ocon perdeu seu lugar na antiga equipe indiana depois que ela foi comprada e virou a Racing Point. A negociação foi efetuada por um consórcio liderado por Lawrence Stroll. Assim, seu filho Lance se mudou da Williams para a nova escuderia, onde corre ao lado do mexicano Sergio Pérez, rival de Ocon.
Chefe da Mercedes, Toto Wolff deixou claro que espera que a Ocon tenha uma vaga na F1 para 2020, embora não esteja claro onde ele se encaixará. Já o francês disse "estar relaxado" enquanto seu staff e Wolff trabalham para levá-lo para algum lugar. "Nosso objetivo, não só o meu, é voltar ao carro o mais rápido possível", disse Ocon ao Motorsport.com.
"No momento, toda a minha equipe, incluindo Toto, está trabalhando para eu voltar no ano que vem e acho que as discussões já estão começando. Acho que [se os planos forem confirmados] o mais rápido possível, seria ótimo. Isso seria o melhor. Espero que meu futuro seja resolvido muito, muito em breve. Eu confio nas pessoas ao meu redor para fazer um bom trabalho e essa é a única coisa que posso fazer neste momento”.
Emprestar Ocon à Renault era uma opção boa para a Mercedes, mas a mudança inesperada de Daniel Ricciardo da Red Bull para a equipe francesa frustrou os planos da cúpula germânica. De todo modo, a abortada negociação mostra que a Mercedes não restringe as opções a carros equipados com suas unidades de potência, o que abre mais portas para o piloto francês.
Fato é que a dupla da Mercedes para o ano que vem ainda é uma incógnita, tendo em vista a ‘ressurreição’ de Valtteri Bottas na atual temporada. O finlandês foi mal em 2018, mas começou bem o campeonato em 2019 e a equipe prata tem a opção de estender sua permanência, o que pode frustrar os planos de Ocon de correr ao lado de Lewis Hamilton no ano que vem.
Na Racing Point, sua ‘ex-equipe’, as portas parecem fechadas, tendo em vista o dinheiro de Stroll e a consolidada posição de Pérez. Já na Williams, a outra equipe impulsionada por motores Mercedes, outro piloto da academia germânica já ocupa um assento titular.
Trata-se de George Russell, campeão da Fórmula 2 em 2018. Robert Kubica traz bom aporte à tradicional equipe britânica, que passa por dificuldades e tem um promissor piloto reserva em suas fileiras: o canadense Nicholas Latifi, forte concorrente ao título da F2 nesta temporada.
Restrito ao posto de reserva da Mercedes e trabalhando para a equipe no simulador, Ocon coloca a volta ao grid da F1 como seu “único objetivo” de curto prazo, apesar de fazer avaliação positiva de sua função em 2019.
"Tem sido um bom ano de trabalho", disse ele. "Eu acho que o que fizemos no simulador, chegando às corridas com boas informações, ajudou a equipe a ter um desempenho adequado. Isso os ajuda bastante, então é importante”.
“Neste time fantástico, você sempre aprende muitas coisas. O conhecimento que eles têm é inestimável. Eles venceram desde que a era híbrida começou, então eles têm muito conhecimento. E, claro, depois de estar com eles, quando eu voltar ao grid, estarei mais pronto e ainda mais completo como piloto. É uma grande chance”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.