Fórmula 1
R
GP da Austrália
12 mar
-
15 mar
Próximo evento em
45 dias
19 mar
-
22 mar
Próximo evento em
52 dias
02 abr
-
05 abr
Próximo evento em
66 dias
16 abr
-
19 abr
Próximo evento em
80 dias
30 abr
-
03 mai
Próximo evento em
94 dias
07 mai
-
10 mai
Próximo evento em
101 dias
21 mai
-
24 mai
Próximo evento em
115 dias
R
GP do Azerbaijão
04 jun
-
07 jun
Próximo evento em
129 dias
11 jun
-
14 jun
Próximo evento em
136 dias
25 jun
-
28 jun
Próximo evento em
150 dias
R
GP da Áustria
02 jul
-
05 jul
Próximo evento em
157 dias
R
GP da Grã-Bretanha
16 jul
-
19 jul
Próximo evento em
171 dias
30 jul
-
02 ago
Próximo evento em
185 dias
R
GP da Bélgica
27 ago
-
30 ago
Próximo evento em
213 dias
03 set
-
06 set
Próximo evento em
220 dias
R
GP de Singapura
17 set
-
20 set
Próximo evento em
234 dias
24 set
-
27 set
Próximo evento em
241 dias
08 out
-
11 out
Próximo evento em
255 dias
R
GP dos Estados Unidos
22 out
-
25 out
Próximo evento em
269 dias
29 out
-
01 nov
Próximo evento em
276 dias
12 nov
-
15 nov
Próximo evento em
290 dias
R
GP de Abu Dhabi
26 nov
-
29 nov
Próximo evento em
304 dias

Alto teto orçamentário da F1 pode forçar Renault a investir mais

compartilhar
comentários
Alto teto orçamentário da F1 pode forçar Renault a investir mais
Por:
19 de jun de 2019 12:10

De acordo com chefe da equipe, Cyril Abiteboul, times de ponta podem usar todo o limite e a equipe francesa precisaria elevar despesas para não ficar atrás

A Renault admitiu que pode ser forçada a aumentar o valor dos investimentos na Fórmula 1 por conta do alto limite do teto orçamentário a ser estabelecido aos times da categoria a partir de 2021. De acordo com o chefe do time, Cyril Abiteboul, a equipe francesa poderá precisar aumentar os gastos para se aproximar de Ferrari, Mercedes e Red Bull, pois estes três deverão usar todo o limite e a Renault investe muito menos do que isso atualmente.

Leia também:

As equipes da Fórmula 1 e a FIA concordaram com a imposição de um teto orçamentário de 175 milhões de dólares (aproximadamente R$ 675 milhões na cotação atual) a partir de 2021, com certas exclusões, como viagens e salários dos pilotos. O número é maior do que os times menores esperavam e não há certeza da efetividade da medida em aproximar todos no grid.

Falando com exclusividade ao Motorsport.com sobre como o limite orçamentário de $175 milhões de dólares vai afetar a Renault, Abiteboul disse: “Nós estamos muito abaixo. Este valor não representa nenhuma oportunidade para nós”.

“Nós estamos apenas pensando no que precisamos fazer: Se nós precisarmos congelar o nível atual nós achamos que deve ser um valor muito menor do que o limite, mas alto o suficiente para sermos competitivos, ou vamos precisar aumentar”.

“Podemos precisamos aumentar porque o teto orçamentário será maior do que nós antecipamos. Substancialmente maior. Mas esta é uma discussão que nós queremos ter com nossos acionistas pois não é uma decisão que eu possa tomar sozinho”.

Abiteboul não sabe se um limite orçamentário de $175 milhões de dólares vai causar um impacto aos times de ponta de forma a reduzir a diferença para as menores equipes. “É uma pergunta que você precisa fazer à maioria dos times de ponta porque, novamente, eu não tenho a informação sobre o nível de gasto deles hoje”.

“Eu continuo ouvindo coisas muito diferentes sobre o nível em que eles estão operando no momento. Se estes $175 milhões significarem que eles devem economizar $10 milhões por ano, bem, é um monte de dinheiro para mim e para você, mas para companhias como as deles, que são maciçamente ineficientes do ponto de vista econômico, este valor não faria a menor diferença”.

“Mas eles podem dizer que vão precisar salvar $40, $50 ou $60 milhões (algo entre R$150 e R$ 230 milhões) – E que isso faria uma grande diferença. Então a questão real é: em que dimensão o limite orçamentário vai criar um impacto para essas organizações. E isso, eu francamente não sei”.

Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault F1 Team

Cyril Abiteboul, Managing Director, Renault F1 Team

Photo by: Jerry Andre / Sutton Images

Próximo artigo
Honda terá segunda atualização de motores no GP da França de F1

Artigo anterior

Honda terá segunda atualização de motores no GP da França de F1

Próximo artigo

Ocon espera que seu futuro na Fórmula 1 seja definido em breve

Ocon espera que seu futuro na Fórmula 1 seja definido em breve
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Equipes Renault F1 Team
Autor Jonathan Noble