Os locais mais propensos a entrar no calendário da F1 no sistema de rodízio
Prorrogação do contrato da Bélgica e o início da 'rotação' criam novas especulações sobre os eventos da categoria principal de automobilismo
A Fórmula 1 atingiu o máximo de corridas com 24 fins de semana por ano, mas ainda há muito interesse na organização dos eventos. Há algum tempo, Stefano Domenicali fala sobre uma expansão e pensa na introdução de um sistema de rodízio.
Com a confirmação do GP da Bélgica sendo a primeira corrida a entrar no sistema de rodízio, em 2028 e 2030 há duas vagas abertas e isso é apenas o começo. Agora, o que se espera é que mais circuitos - principalmente os europeus - poderão se juntar a Spa-Francorchamps no futuro.
O The Race discutiu quais países, pistais e locais que poderiam ser adicionados ao calendário sob o novo sistema. A lista começa com os países asiáticos, embora seja imediatamente mencionado que, no momento, não há acordos que estejam próximos de serem assinados.
A Tailândia talvez seja o mais avançado, já que o ex-primeiro-ministro esteve no GP de Emilia-Romagna no ano passado para negociar com Domenicali, mas houve pouco progresso desde então. A ideia é realizar uma corrida nas ruas de Bangkok a partir de 2028, mas isso só aconteceria se o projeto recebesse luz verde.
Outro local possível seria o retorno da Coreia do Sul, onde as corridas foram realizadas entre 2010 e 2013. Mas, em vez de um circuito construído, a tendência moderna seria entrar no circuito com um circuito urbano nas ruas de Incheon. No ano passado, a cidade enviou uma carta de intenções à F1 e o prefeito se reuniu com Domenicali durante o GP do Japão.
Mas, apesar dos esforços do governo local, diz-se que o acordo está longe de ser assinado. No entanto, a Ásia não é o único continente onde a F1 está buscando expansão, e a África tem sido o foco de grande parte das conversas recentes.
A África do Sul sediou uma corrida pela última vez em 1993, e o ministro dos esportes do país, Gayton McKenzie, disse em dezembro passado que a corrida seria realizada no renovado circuito de Kyalam, perto de Johanesburgo. A modernização está sendo realizada pela mesma empresa que construiu a pista que sedia o GP de Miami, e o grid da F1 deve retornar ao local em 2027.
Damon Hill, Williams FW15C, leads Alessandro Zanardi, Lotus 107B, Rubens Barrichello, Jordan 193, and Ivan Capelli, Jordan 193
Foto de: Motorsport Images
Mas, recentemente, muitos olhares se voltaram para Ruanda, onde foi realizada a festa de gala de premiação da FIA no ano passado. Foi nesse evento que o presidente do país anunciou oficialmente sua intenção de realizar um evento de F1 em uma pista de asfalto perto da capital, Kigali.
A pista também está sendo projetada pelo ex-piloto de F1 Alex Wurz, que vem trabalhando com o governo e representantes locais há mais de um ano para criar um layout rápido e dinâmico para o local, que será construído em torno de uma floresta e um lago.
Os locais mencionados até agora incluem a Argentina, que está de volta à febre da F1 após o estouro de Franco Colapinto e disse que adoraria realizar outra corrida da categoria real. É importante observar, entretanto, que ninguém está perto de assinar um contrato com o grande circo, e muito dependerá do desenvolvimento das negociações no próximo ano.
Por fim, vale a pena observar que, embora o sistema de rotação provavelmente traga novos países para o calendário, também é possível que antigos circuitos europeus retornem. A França e a Alemanha ainda não têm um GP, a Holanda se aposentará após 2026, mas os lugares de Barcelona e Ímola, entre outros, também estão ameaçados.
Mas com o acordo de rotação da Bélgica em vigor, as portas agora estão abertas e estamos mais perto de um acordo sobre uma nova corrida.
F1 2025 CHEGOU! Que esperar de HAMILTON na Ferrari? E BORTOLETO? Quem é FAVORITO ao TÍTULO? Podcast
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com faz 'prévia' da F1 2025: Bortoleto, Hamilton e mais
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.