Recomendado para você

Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Casagrande 'gabarita' domingo e vence última prova da NASCAR Brasil no Velocitta
F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"

F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Hill e Herbert criticam regra 'confusa' da McLaren: "Pilotos devem ser livres"
F1: McLaren pilotada por Senna na primeira vitória em Interlagos vai à leilão; confira valor

F1: McLaren pilotada por Senna na primeira vitória em Interlagos vai à leilão; confira valor

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: McLaren pilotada por Senna na primeira vitória em Interlagos vai à leilão; confira valor
Debaixo de muita chuva, Casagrande vence corrida 2 da NASCAR Brasil no Velocitta

Debaixo de muita chuva, Casagrande vence corrida 2 da NASCAR Brasil no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Debaixo de muita chuva, Casagrande vence corrida 2 da NASCAR Brasil no Velocitta
F1 - Wolff relembra Abu Dhabi 2021: "Um lunático pode destruir o recorde do maior campeão de todos"

F1 - Wolff relembra Abu Dhabi 2021: "Um lunático pode destruir o recorde do maior campeão de todos"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Wolff relembra Abu Dhabi 2021: "Um lunático pode destruir o recorde do maior campeão de todos"
F1: "Bortoleto e Verstappen seriam minha escolha" para equipe perfeita, diz Steiner

F1: "Bortoleto e Verstappen seriam minha escolha" para equipe perfeita, diz Steiner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Bortoleto e Verstappen seriam minha escolha" para equipe perfeita, diz Steiner
Segunda corrida da NASCAR Brasil é suspensa devido à presença de óleo na pista

Segunda corrida da NASCAR Brasil é suspensa devido à presença de óleo na pista

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Segunda corrida da NASCAR Brasil é suspensa devido à presença de óleo na pista
F1: Com foco em 2026, Lawrence Stroll diz que "não há outra fábrica ou túnel de vento" como o da Aston Martin

F1: Com foco em 2026, Lawrence Stroll diz que "não há outra fábrica ou túnel de vento" como o da Aston Martin

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Com foco em 2026, Lawrence Stroll diz que "não há outra fábrica ou túnel de vento" como o da Aston Martin
Últimas notícias

Para Briatore, "situação da F1 é desoladora"

Flavio Briatore vê Fórmula 1 em momento muito ruim e Liberty Media sendo desrespeitoso com Bernie Ecclestone no processo de mudança do comando da categoria

Chase Carey, Formula One Group Chairman with Flavio Briatore
(L to R): Chase Carey, Formula One Group Chairman with Bernie Ecclestone
Chase Carey, Formula One Group Chairman
Bernie Ecclestone, with Chase Carey, Formula One Group Chairman and Flavio Briatore
Chase Carey, Formula One Group Chairman with Bernie Ecclestone and Christian Horner, Red Bull Racing Team Principal
Chairman of Formula One Group Chase Carey and McLaren CEO Zak Brown
Chase Carey, Formula One Group Chairman with Flavio Briatore
Pasquale Lattuneddu, of the FOM with Flavio Briatore; Sheikh Mohammed bin Essa Al Khalifa, CEO of the Bahrain Economic Development Board and McLaren Shareholder; and Muhammed Al Khalifa, Bahrain Circuit Chairman
Flavio Briatore, with Fabiana Flosi and her husband Bernie Ecclestone
Flavio Briatore

Após quase quatro décadas à frente da Fórmula 1, Bernie Ecclestone foi retirado do comando pelo Liberty Media, grupo que comprou a categoria. Para Flavio Briatore, que esteve na F1 por muitos anos como chefe de equipe de times como Benetton e Renault, a situação atual da categoria não é nada boa e os novos donos não respeitaram Ecclestone.

"Quero ressaltar que o que aconteceu (a retirada de Ecclestone) não foi muito elegante", disse Briatore ao diário italiano La Gazzetta dello Sport. "Tenho uma ligação estreita com Bernie, pois ele financiou parte da operação da Ligier e depois da Minardi, times que vendi para Alain Prost e Gabriele Rumi. Temos a mesma visão sobre a F1, Bernie deu fama e êxito também a pessoas que não mereciam."

Sobre o momento atual da categoria, que acabou de ser vendida para o Liberty Media, Briatore foi categórico: "A situação da F1 é desoladora, grande parte dos times estão em crise por falta de dinheiro, os circuitos estão entrando em colapso - Silverstone está sob risco, Cingapura faz a última corrida neste ano, assim como a Malásia. Os únicos que saíram ganhando foram os promotores do CVC", afirmou, em referência aos antigos donos da F1.

"Como dirigir o esporte desta maneira? O erro e de todos, inclusive da FIA e das equipes, que votaram a favor dos motores híbridos. Este regulamento não vale para nada, apenas fez os custos aumentarem. Os problemas começaram quando a FOTA (Formula One Teams Association) acabou. Se a entidade ainda existisse, não teriam seguido por este caminho", disparou.

O Liberty Media também deseja aumentar o número de corridas nos Estados Unidos para cinco, o que Briatore acha arriscado. "Se não tomarem cuidado, isso pode ser perigoso demais. Ainda mais considerando o quanto o mercado norte-americano é complicado. Uma corrida em Nova York? Até agora, foi uma grande operação financeira, mas pouco foi falado sobre o produto", acrescentou.

"A categoria precisa voltar a ser um campeonato de pilotos, não de engenheiros. O Liberty deveria congelar os motores o quanto antes - como no fim da era dos propulsores aspirados, quando 12 carros andavam no mesmo segundo", completou.

Artigo anterior Novo diretor comercial da F1 traça plano em quatro áreas
Próximo artigo Wolff pede paciência nas futuras mudanças da F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros