Últimas notícias

Para Raikkonen, é função do piloto tirar o melhor dos pneus

Finlandês explica que é mais fácil errar quando carros estão desequilibrados, mas evita reclamar dos Pirelli

Raikkonen é sexto no campeonato

Às vezes, é falta de aquecimento e de aderência, outras, excesso de degradação. Vários pilotos já saíram de seus carros nesta temporada frustrados com a sensibilidade dos pneus Pirelli. Para Kimi Raikkonen, no entanto, não há motivo para celeuma: lidar com isso faz parte do trabalho do piloto, garante o finlandês.

“Acho que os pneus são muito bons em termos de aderência em uma volta. Claro que, na corrida, eles se degradam, mas é o mesmo para todos os pilotos e equipes. Somos nós que temos de entendê-los e tirar o melhor deles. É claro que sempre haverá uns mais felizes do que outros”, afirmou em entrevista acompanhada pelo TotalRace.

O piloto da Lotus afirma que o bom rendimento dos pneus tem muito a ver com a configuração do carro e a pressão aerodinâmica que ele gera. Assim, quanto menos eficiente o bólido, mais o piloto sofre com o equilíbrio e, consequentemente, com a borracha.

“Ás vezes você consegue deixar o carro exatamente da maneira que queria e daí é mais fácil forçar, porque você sabe exatamente o que vai acontecer. Ao passo que, quando o acerto ou a aerodinâmica não estão funcionando direito, é mais fácil cometer erros quando tenta andar no limite. Mas o meu trabalho é não cometer erros e tentar tirar o máximo do carro. Quanto mais acostumado fica com o carro, menos erros comete, ainda que sempre possa acontecer quando está no limite.”

Foi o que aconteceu com o próprio Kimi em algumas etapas. Sem o carro na mão, acabou, principalmente aos sábados, tendo resultados inferiores ao que esperava.

“Os erros nos custaram algumas posições neste ano, mas conseguimos recuperá-las. É claro que, em algumas corridas, estaríamos mais bem classificados sem esses erros, mas as corridas são assim.” 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Senna explica por que é ruim ceder o carro nos treinos livres
Próximo artigo Whitmarsh: "Se tivesse um terceiro carro tentaria contratar Vettel"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil