Recomendado para você

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Emoção de Mari Becker, 'quebra de regras' e homenagem a Reginaldo Leme: Os bastidores do último GP de São Paulo da Band
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Wolff estaria próximo de vender parte de suas ações na Mercedes, diz site
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026

MotoGP
MotoGP
Programa "fura" Band e anuncia GP do Brasil de MotoGP na TV aberta em 2026
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull e Racing Bulls anunciam data de lançamento do carro de 2026
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Cadillac revela quando carro de estreia irá às pistas pela primeira vez
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios

Porsche Cup
Porsche Cup
Wagner Pontes fecha temporada Sprint da Porsche Cup com pódios
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Giassi conquista pódio em etapa da Porsche Cup Brasil em Interlagos
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 - Vettel admite surpresa com saída de Horner da Red Bull: "Deixa grande legado"
Últimas notícias

Para Smedley, polêmica de asas flexíveis é assunto para FIA

Segundo diretor de desempenho da Williams, não há o que as demais equipes do grid possam fazer para reclamar de artimanhas que Ferrari e Red Bull estariam utilizando para flexionar as asas em altas velocidades

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 and Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H battle for position
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Jean-Eric Vergne, Ferrari Test and Development Driver, and Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H

O paddock da Fórmula 1 em Montreal foi tomado por uma polêmica em relação ao comportamento da asa traseira da Ferrari e a asa dianteira da Red Bull - que aparecem nas imagens da TV flexionando em altas velocidades, o que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico.

Apesar de tal comportamento já ter sido explorado no passado - o que levou a um aumento na exigência dos testes feitos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) - e de algumas equipes terem questionado se as asas dos dois times estão dentro das regras, Ferrari e Red Bull têm passado nos testes de rigidez.

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, disse que o time sabe do comportamento da asa traseira e do 'monkey seat' da Ferrari desde o GP da Espanha, mas aceita o fato de que não há nada ilegal, já que os italianos passaram no teste feito em cima das peças.

“Vimos no teste pós-GP da Espanha. Há um teste muito claro que fazemos, e a Ferrari não só foi submetida a tal teste, como foi aprovada. Enquanto o carro não descumprir as regras, ele é claramente legal", disse.

Decisão está nas mãos da FIA

Ainda há como a FIA impor restrições ainda maiores para os testes, se a federação considerar que as asas ferem o artigo 3.15 do regulamento técnico da F1, que diz que não pode existir 'degraus de liberdade' no movimento das asas.

Smedley reconhece, entretanto, que essa é uma decisão que cabe somente à FIA. O teste se aplica a todos os itens da asa traseira, incluindo as aletas. O regulamento técnico é bem claro e não permite nenhum tipo de dispositivo aerodinâmico móvel - você sabe deste artigo porque ele foi citado diversas vezes", afirmou.

“Não cabe a mim comentar sobre o que eles (Ferrari e Red Bull) estão fazendo. Tomo para mim que eles não estão burlando o regulamento técnico, já que foram aprovados em todos os testes feitos", ponderou.

“Se você encontra uma vantagem para o seu carro e não fere o regulamento, eu tiro o chapéu. Você fez um trabalho melhor do que os demais", completou.

Artigo anterior Equipe Renault sonda diretor-técnico da Ferrari
Próximo artigo Hamilton vence no Canadá em erro estratégico da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros