Recomendado para você

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Norris se diz surpreso com P2 no grid em Austin: "Simplesmente impossível de pilotar"
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Piastri aponta falta de confiança em resultado da classificação
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Horários, previsão do tempo e como ver o domingo de corrida principal no GP dos Estados Unidos, em Austin
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Talladega II
NASCAR Xfinity: Austin Hill vence na caótica Talladega, com duas bandeiras vermelhas; Motorsport transmite categoria
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Brown volta atrás após criticar Hulkenberg por abandono das McLarens na sprint; piloto responde
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen elogia carro perfeito em todo o Circuito das Américas após pole
F1: Leclerc prevê dificuldades em Austin, mas está confiante com ritmo da Ferrari

F1: Leclerc prevê dificuldades em Austin, mas está confiante com ritmo da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Leclerc prevê dificuldades em Austin, mas está confiante com ritmo da Ferrari
F1: Bortoleto reconhece dificuldades nos EUA; piloto também foi multado

F1: Bortoleto reconhece dificuldades nos EUA; piloto também foi multado

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Bortoleto reconhece dificuldades nos EUA; piloto também foi multado
Últimas notícias

Para Smedley, polêmica de asas flexíveis é assunto para FIA

Segundo diretor de desempenho da Williams, não há o que as demais equipes do grid possam fazer para reclamar de artimanhas que Ferrari e Red Bull estariam utilizando para flexionar as asas em altas velocidades

Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 and Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H battle for position
Rob Smedley, Williams Head of Vehicle Performance
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Jean-Eric Vergne, Ferrari Test and Development Driver, and Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Daniel Ricciardo, Red Bull Racing RB12 RB12
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H
Sebastian Vettel, Ferrari SF16-H

O paddock da Fórmula 1 em Montreal foi tomado por uma polêmica em relação ao comportamento da asa traseira da Ferrari e a asa dianteira da Red Bull - que aparecem nas imagens da TV flexionando em altas velocidades, o que ajuda a reduzir o arrasto aerodinâmico.

Apesar de tal comportamento já ter sido explorado no passado - o que levou a um aumento na exigência dos testes feitos pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) - e de algumas equipes terem questionado se as asas dos dois times estão dentro das regras, Ferrari e Red Bull têm passado nos testes de rigidez.

Rob Smedley, diretor de desempenho da Williams, disse que o time sabe do comportamento da asa traseira e do 'monkey seat' da Ferrari desde o GP da Espanha, mas aceita o fato de que não há nada ilegal, já que os italianos passaram no teste feito em cima das peças.

“Vimos no teste pós-GP da Espanha. Há um teste muito claro que fazemos, e a Ferrari não só foi submetida a tal teste, como foi aprovada. Enquanto o carro não descumprir as regras, ele é claramente legal", disse.

Decisão está nas mãos da FIA

Ainda há como a FIA impor restrições ainda maiores para os testes, se a federação considerar que as asas ferem o artigo 3.15 do regulamento técnico da F1, que diz que não pode existir 'degraus de liberdade' no movimento das asas.

Smedley reconhece, entretanto, que essa é uma decisão que cabe somente à FIA. O teste se aplica a todos os itens da asa traseira, incluindo as aletas. O regulamento técnico é bem claro e não permite nenhum tipo de dispositivo aerodinâmico móvel - você sabe deste artigo porque ele foi citado diversas vezes", afirmou.

“Não cabe a mim comentar sobre o que eles (Ferrari e Red Bull) estão fazendo. Tomo para mim que eles não estão burlando o regulamento técnico, já que foram aprovados em todos os testes feitos", ponderou.

“Se você encontra uma vantagem para o seu carro e não fere o regulamento, eu tiro o chapéu. Você fez um trabalho melhor do que os demais", completou.

Artigo anterior Equipe Renault sonda diretor-técnico da Ferrari
Próximo artigo Hamilton vence no Canadá em erro estratégico da Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros