Pilotos, calendário, novidades e mais: tudo que você precisa saber sobre a temporada 2024 da F1

Com a temporada 2023 oficialmente encerrada, aqui está tudo que você precisa saber sobre 2024, incluindo os pilotos, calendários e mudança no regulamento

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Lando Norris, McLaren MCL60, George Russell, Mercedes F1 W14, the rest of the field at the start

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Oscar Piastri, McLaren MCL60, Lando Norris, McLaren MCL60, George Russell, Mercedes F1 W14, the rest of the field at the start

Zak Mauger / Motorsport Images

A temporada 2023 da Fórmula 1 chegou ao fim em Abu Dhabi, e os olhos se voltam agora para o começo de 2024. O ano foi dominado por Max Verstappen e a Red Bull, com poucas equipes como McLaren e Ferrari melhorando seus carros ao longo do ano.

A Alfa Romeo mudará seu nome em 2024 após o fim do patrocínio máster com a montadora italiana. A equipe deve voltar a ser chamada de Sauber em 2024 e 2025 antes da entrada oficial da Audi em 2026.

Leia também:

A AlphaTauri também mudará de nome em 2024, devendo retornar a uma denominação como a Toro Rosso. Apesar do novo nome ainda não ter sido anunciado, Racing Bulls é uma das possibilidades.

Apesar de não termos nenhuma mudança no grid de 2024 (exceto os nomes das equipes), a temporada marcará um recorde de corridas, com 24 GPs previstos. O Motorsport.com traz um guia completo para você:

Lista de Pilotos da F1 2024:

Equipe

Pilotos 

Alfa Romeo (Sauber, novo nome a ser anunciado)

Valtteri Bottas  

Zhou Guanyu  

AlphaTauri (Novo nome a ser anunciado)

Daniel Ricciardo  

Yuki Tsunoda  

Alpine 

Pierre Gasly  

Esteban Ocon  

Aston Martin 

Fernando Alonso  

Lance Stroll 

Ferrari 

Charles Leclerc  

Carlos Sainz  

Haas 

Nico Hulkenberg  

Kevin Magnussen  

McLaren 

Lando Norris  

Oscar Piastri  

Mercedes 

Lewis Hamilton  

George Russell  

Red Bull 

Sergio Perez  

Max Verstappen  

Williams 

Alex Albon  

Logan Sargeant

 

Pela primeira vez na história, não teremos nenhuma mudança entre o grid que encerrou uma temporada e o que começa a seguinte.

 

Logan Sargeant foi o último a garantir sua vaga, apenas após o fim dos testes de Abu Dhabi. Daniel Ricciardo também foi mantido pela AlphaTauri, tendo conseguido seu espaço após a demissão de Nyck de Vries ainda na primeira metade do campeonato.

Apesar do grid não ter mudado, 2024 pode se mostrar mais interessante, com 13 dos 20 contratos atuais chegando ao fim no próximo ano.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, the rest of the field at the start

Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Carlos Sainz, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, the rest of the field at the start

Calendário da temporada 2024 da F1:

Data

Evento 

Local

29 de fevereiro a 02 de março

GP do Bahrein

Sakhir 

07 a 08 de março

GP da Arábia Saudita

Jeddah 

22 a 24 de março

GP da Austrália

Melbourne 

05 a 07 de abril

GP do Japão

Suzuka 

19 a 21 de abril

GP da China

Xangai 

03 a 05 de maio

GP de Miami

Miami 

17 a 19 de maio

GP da Emilia Romagna 

Ímola 

24 a 26 de maio

GP de Mônaco

Mônaco 

07 a 09 de junho

GP do Canadá

Montreal 

21 a 23 de junho

GP da Espanha

Barcelona 

28 a 30 de junho

GP da Áustria

Red Bull Ring

05 a 07 de julho

GP da Grã-Bretanha

Silverstone 

19 a 21 de julho

GP da Hungria

Hungaroring

26 a 28 de julho

GP da Bélgica

Spa-Francorchamps

23 a 25 de agosto

GP da Holanda

Zandvoort 

30 de agosto a 01 de setembro

GP da Itália

 

Monza 

13 a 15 de setembro

GP do Azerbaijão

Baku 

20 a 22 de setembro

GP de Singapura

Singapura

18 a 20 de outubro

GP dos Estados Unidos

Circuito das Américas

25 a 27 de outubro

GP do México

Hermanos Rodríguez

01 a 03 de novembro

 

GP de São Paulo

Interlagos

21 a 23 de novembro

GP de Las Vegas

Las Vegas 

29 de novembro a 01 de dezembro

GP do Catar

Losail 

06 a 08 de dezembro

GP de Abu Dhabi

Yas Marina 

A temporada 2024 começará em 29 de fevereiro e terá um total recorde de 24 GPs. O calendário passou por uma regionalização em busca por uma sustentabilidade maior, que incluiu a troca do GP do Japão para abril e a passagem o GP do Azerbaijão para o segundo semestre.

O GP da China retorna ao calendário após quatro anos de cancelamento devido à pandemia. O GP do Catar passa a ser a penúltima etapa do ano, o que deve minimizar a crise criada pelo calor na prova deste ano.

Quando será a pré-temporada?

 

A pré-temporada da F1 começará em 21 de fevereiro no Bahrein e durará três dias antes do primeiro GP do ano no mesmo local. A FIA revelou ainda que as sessões irão das 10h às 19h, horário local, em vez de terminar às 19h30 como em 2023.

 

As sessões serão feitas no Bahrein também como forma de tornar o esporte mais sustentável, evitando um transporte a mais entre a pré-temporada e o primeiro GP do ano.

Lewis Hamilton, George Russell, Mick Schumacher, Mercedes Reserve Driver, Toto Wolff, Mercedes F1 Team Team Principal and CEO, Mercedes W14

Photo by: Mercedes AMG

Lewis Hamilton, George Russell, Mick Schumacher, Mercedes Reserve Driver, Toto Wolff, Mercedes F1 Team Team Principal and CEO, Mercedes W14

Quando serão lançados os carros de 2024?

 

As datas de lançamento dos carros da temporada 2024 ainda não foram anunciados. Porém, para a temporada 2023, os carros foram divulgados entre 31 de janeiro e 16 de fevereiro. Com a pré-temporada em 21 de fevereiro (dois dias mais cedo em relação a 2023), talvez vejamos modificações para 2024.

 

Mudanças no regulamento para 2024

 

A FIA fez algumas poucas mudanças no regulamento sobre os testes com carros antigos, estipulando que qualquer componente usado deve ter sido usado previamente em um final de semana de corrida. O Artigo 10.2 C do Regulamento Desportivo diz agora: "Carros devem usar apenas componentes e software de uma especificação que foi usada em pelo menos uma competição do teste de carro atual durante uma temporada".

 

A mudança no regulamento garante que as equipes não poderão usar componentes novos em um carro antigo para obter dados, burlando as restrições.

 

Quais são os pilotos reservas da F1 2024?

 

Equipe

Piloto 

Alfa Romeo 

Theo Pourchaire  

AlphaTauri 

Liam Lawson 

Alpine 

A Confirmar

Aston Martin 

Felipe Drugovich 

Ferrari 

A Confirmar 

Haas 

A Confirmar

McLaren 

Ryo Hirakawa 

Pato O’Ward 

Mercedes 

Mick Schumacher  

Red Bull 

A Confirmar

Williams 

A Confirmar

As equipes da F1 começaram a anunciar seus pilotos reservas para o próximo ano. Algumas optaram por manter os mesmos nomes de 2023, incluindo Liam Lawson na Red Bull e Mick Schumacher na Mercedes.
Porém, algumas optaram por trazerem "sangue novo" incluindo a McLaren, que trouxe dois novos pilotos: o vencedor das 24 Horas de Le Mans Ryo Hirakawa e o piloto da Indy Pato O'Ward.
Sergio Perez, Red Bull Racing, 3rd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lando Norris, McLaren, 2nd position, with their Sprint race trophies

Photo by: Simon Galloway / Motorsport Images

Sergio Perez, Red Bull Racing, 3rd position, Max Verstappen, Red Bull Racing, 1st position, Lando Norris, McLaren, 2nd position, with their Sprint race trophies

Teremos mudanças nas corridas sprint da F1?

A Comissão da F1 já confirmou que mudará o formato das corridas sprint para 2024 após muitas críticas vindas de dentro do paddock. O novo regulamento será votado em janeiro com a FIA, podendo incluir uma mudança completa da programação do fim de semana e até mesmo o grid invertido.
Serão novamente seis sprints em 2024, que já passaram por mudanças em 2023, incluindo uma classificação própria, isolando a prova de sábado, sem influenciar na corrida do domingo. Mas, com essa novidade, as equipes passaram a sofrer com uma alteração: a introdução do parque fechado a partir do fim do TL1 da sexta-feira.
Uma das propostas discutidas é passar a classificação para o GP do domingo novamente para o sábado a tarde, com a sprint no sábado pela manhã. Com isso, o quali da sprint seria na sexta-feira a tarde. Isso permitiria a reabertura do parque fechado após a sprint, permitindo que as equipes possam fazer mudanças nos carros para o quali.

FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Forbes divulga lista dos melhores salários da F1 2023; veja ranking
Próximo artigo F1: Wolff teve acesso a documentos confidenciais sobre a quebra do teto de gastos da Red Bull; entenda

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil